Reprovação em concurso público: como superar?

Reprovação em concurso público: saiba como enfrentar a frustração e seguir o curso de estudos com resiliência e constância!

Avatar


09 de março2 min. de leitura

Alô concurseiro, você sabia que a reprovação em concurso público pode ser usada em prol de um melhor desempenho em concursos futuros?

Isso mesmo! A reprovação em concurso público faz parte da jornada da maioria dos concurseiros e saber como lidar com ela é o que permite usá-la como combustível para alcançar a almejada aprovação.

Mas como assim? Quando ocorre uma reprovação em concurso público todo o conhecimento obtido no período de estudos e resoluções de questões poderá ser utilizado posteriormente como base de conhecimentos.

Além disso, a experiência adquirida na interpretação das questões e resolução das provas é um arsenal que o concurseiro sempre terá a seu dispor para usá-lo durante a caminhada até a aprovação!

Reprovação em concurso público: aprendizados

  1. Não menospreze nenhuma disciplina, pois de nada adianta elevadas pontuações em algumas disciplinas e a falta de pontuação mínima em outras.
  2. Faça as provas com seriedade, mesmo sem se sentir completamente preparado. É melhor ter uma reprovação em concurso público por não estar 100% preparado, mas ficar de experiência, do que não alcançar a aprovação por pouco.
  3. Não subestime a concorrência, pois o sucesso do passado não garante o sucesso do futuro. Manter uma frequência de estudos é fundamental!
  4. Cuide da saúde, fazer exercícios físicos, cuidar da alimentação e da saúde mental é o que garante tempo de qualidade na hora dos estudos.

Reprovação em concurso público: dicas de como lidar 

A reprovação não te distancia da aprovação! No mundo dos concursos muitas pessoas acreditam que a reprovação em concurso público é um fator que torna a aprovação distante, mas isso é “fake news”!

A reprovação faz parte do percurso até a aprovação, portanto é inevitável e até necessário passar por esta etapa e, o mais importante, não parar nela, mas continuar se preparando.

Separamos algumas dicas para te auxiliar a lidar com a reprovação em concurso público, veja:

  1. Não suprima suas emoções: está tudo bem ficar triste e chateado, identifique esses sentimentos e depois deixe-os passar.
  2. Aceite a reprovação: não encontre desculpas, mas pontos de melhorias para as próximas experiências.
  3. Analise a reprovação: entenda onde você errou e aprimore os pontos fracos.
  4. Mantenha um pensamento positivo: não desanime, acredite em você porque isso o fará estudar com determinação.
  5. Tente novamente: nunca deixe de tentar até que seja aprovado!

Otimize seu tempo com a nosso ferramenta “Dá para conciliar?”

A reprovação em concurso público, como já foi mencionado, amplia a bagagem do concurseiro, tornando-o mais experiente e familiarizado com as provas, o que pode ser uma grande vantagem!

Além disso, quem é “concurseiro raiz” sabe que muitos editais contemplam as mesmas disciplinas e foi pensando nisso que o Gran desenvolveu a ferramenta “Dá para Conciliar?“.

O “Dá para Conciliar” é um dos recursos da Assinatura Ilimitada 7.0 que permite a verificação de disciplinas semelhantes em editais diferentes, ajudando o concurseiro a otimizar o tempo.

E nós sabemos que a aprovação é uma questão de tempo! Ficou curioso? para saber mais informações sobre a ferramenta “Dá para Conciliar?clique AQUI e fique por dentro!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


09 de março2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

dicas superação