Revista científica: como escolher uma para publicar artigo

Se você pensa em publicar um artigo acadêmico, sabe que vai precisar escolher uma revista científica. Existem várias, mas ficar de olho em algumas características podem te ajudar a escolher a melhor.

Por
3 min. de leitura

Publicar um artigo em uma revista científica pode não ser uma tarefa fácil ou simples. Isso vai depender muito do periódico que você escolher, da sua área de conhecimento e do formato do seu trabalho. Pensando nisso, hoje reunimos algumas dicas para te ajudar nesse processo.

Navegue pelo indice:

O que é uma revista científica

Em geral, uma revista científica é um veículo de comunicação, divulgação e validação de pesquisas e estudos acadêmicos. É a forma mais tradicional e formal de validar o seu trabalho. Isso porque para publicar um texto, você o submete a uma avaliação: pelo menos dois profissionais da área vão ler o seu trabalho e validá-lo.

Ou seja, você não pode escrever qualquer coisa no seu trabalho. Afinal, ele vai ser avaliado e validado por outras pessoas. Dessa forma, é preciso que o seu artigo esteja bem estruturado e desenvolvido, além de trazer contribuições efetivas para o meio científico, acadêmico e/ou profissionais.

Só pra você ter uma ideia, estima-se que existem mais de 70 mil revistas científicas; apenas em 2014, mil delas foram lançadas. Ou seja, escolher uma pode ser uma tarefa difícil. O lado bom é que, caso seu texto seja rejeitado em um periódico científico, você pode tentar em outro.

Tem que pagar para publicar artigos científicos?

Depende! Às vezes sim, às vezes não.

No Brasil, é muito comum que nenhuma revista científica cobre taxa de publicação, mas a demora e a concorrência para publicação é maior. Para publicar nessas revistas basta que você escolha uma, leia as diretrizes e submeta.

Por outro lado, uma revista científica, principalmente da área da saúde, costuma cobrar algumas taxas de publicação de forma. Todavia, você pode encontrar a cobrança de valores em diversas áreas. As mais comuns são referentes a submissão e impressão, caso seja um periódico impresso. No geral, os valores cobrados envolvem os custos editoriais de uma publicação: registros, impressão, pareceres, entre outros.

Volte ao topo

Dicas para escolher uma revista científica

Independentemente de você escolher pagar ou não para publicar o seu artigo, vamos te dar algumas dicas para escolher o melhor periódico:

Leia artigos da sua área

O primeiro ponto na hora de escolher uma revista científica é ler outros artigos. Só assim você vai conhecer os periódicos mais comuns e tradicionais da sua área de formação. Dessa forma, estude bastante e leia diferentes textos do seu meio profissional e de formação.

Fique de olho no Qualis

O primeiro ponto é estar de olho na avaliação da revista científica. Quem faz isso é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), através do Qualis. Trata-se de uma metodologia de avaliação e nivelamento dos periódicos científicos nacionais. As notas são organizadas da seguinte forma: A1, o mais alto; A2; B1; B2; B3; B4; B5; C – peso zero.

Por isso, na hora de buscar uma revista é importante ver qual a relevância dela. Em geral, uma revista científica com qualis mais alto vai ser mais seletiva e difícil de publicar devido ao número de concorrentes e ao alto nível dos conteúdos publicados ali. Por outro lado, caso consiga, o prestígio acadêmico e profissional será muito maior.

Basta buscar por “Qualis Periódicos” e buscar o nome ou ISSN da revista científica para saber a sua respectiva nota. A avaliação da Qualis acontece periodicamente, portanto, uma revista que hoje está com uma nota baixa, pode aumentar em algum tempo.

Foco e escopo da revista

Um outro ponto para levar em conta na hora de escolher sua revista científica é o objetivo dela. Todo site de um periódico costuma ter uma seção dedicada ao “Foco e Escopo” da revista. É lá que você vai encontrar o objetivo, a missão e os valores daquela revista científica. O que ela espera dos seus autores, dos textos a serem publicados, o perfil de publicação e outras informações institucionais.

Atenção as orientações para autores

Por fim, um outro ponto super relevante na decisão de publicar um artigo em uma revista científica são as orientações. Todo periódico dispõe de diretrizes de publicação: formatação, número de páginas, dossiês temáticos e outras informações. Por isso, é importante que você leia e estude essas diretrizes e que já desenvolva e/ou reformule o seu artigo de acordo com elas. Isso vai facilitar sua aprovação e também mostrar que você conhece aquela revista científica.

Dossiês temáticos

Outra dica importante é ficar de olho em dossiês temáticos. É comum que uma revista científica elabore edições especiais sobre algum tema de interesse da área. Dessa forma, você pode ficar de olho nessas edições e submeter a elas. Assim, você mostra que domina bem o seu tema e acaba saindo na frente de outros autores que não são daquela área que você estuda.

A Reinvenção 2023: descontos na pós-graduação do Gran

Aqui no Gran queremos impulsionar você para conquistar os seus sonhos e seus objetivos para 2023. Aproveite os benefícios e descontos especiais da Reinvenção 2023.

Dentre os mais de 60 programas 100% EAD e reconhecidos pelo MEC, você poderá optar pela formulação, orientação e correção do seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) no formato de artigo científico em cada um deles (sem custos adicionais). Assim fica bem mais fácil navegar pelo mundo de publicações científicas.

Quero aproveitar os descontos especiais do Gran!


Quer ficar por dentro da Pós-Graduação mais inovadora do Brasil?

Clique nos links abaixo:

PÓS INTENSIVA

PÓS 2 EM 1

SAIBA TUDO SOBRE O GRAN PÓS-GRADUAÇÃO

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre pós-graduação!

Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Por
3 min. de leitura