Saiba como o crime do art. 218-B do CPB vai cair na sua prova!

Olá pessoal, tudo certo?

Avatar


06 de agosto4 min. de leitura

Especialmente em concursos estaduais em que as matérias criminais estão no programa editalício, os crimes contra a dignidade sexual demandam um cuidadoso e atento estudo, pois uma série de questões e “pegadinhas” podem ser extraídas desse tema.

Justamente por isso, devemos analisar aspectos relacionados à literalidade da legislação, mas especialmente à compreensão doutrinária e jurisprudencial acerca de polêmicas e casos concretos envolvendo esses crimes.

Nesse contexto, uma das questões que será cobrada em provas vindouras envolverá o caso concreto apreciado pela 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, cujo julgamento fora concluído em 19 de março de 2019, na ordem de habeas corpus nº 371.633/SP (Relatoria Ministro Jorge Mussi).

Vamos entender o caso?

Antônio “convidou” adolescentes para, duas vezes por semana, irem ao seu apartamento e, em troca de lanches e 50 reais, manter com ele relações sexuais, fato esse que se reproduziu por cerca de 3 meses.

Em uma primeira análise, é fácil concluir que, ao menos em tese, esse comportamento se amolda ao tipo penal do art. 218-B do CPB[1], ou seja, delito de favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual de criança, ou adolescente ou vulnerável, afinal o intento do legislador é punir tanto o explorador da atividade, como também o eventual “cliente”.

 

[1] Art. 218-B.  Submeter, induzir ou atrair à prostituição ou outra forma de exploração sexual alguém menor de 18 (dezoito) anos ou que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato, facilitá-la, impedir ou dificultar que a abandone: Pena – reclusão, de 4 (quatro) a 10 (dez) anos. § 1o Se o crime é praticado com o fim de obter vantagem econômica, aplica-se também multa. § 2o Incorre nas mesmas penas: I – quem pratica conjunção carnal ou outro ato libidinoso com alguém menor de 18 (dezoito) e maior de 14 (catorze) anos na situação descrita no caput deste artigo; II – o proprietário, o gerente ou o responsável pelo local em que se verifiquem as práticas referidas no caput deste artigo. § 3o  Na hipótese do inciso II do § 2o, constitui efeito obrigatório da condenação a cassação da licença de localização e de funcionamento do estabelecimento.

 

Saliente-se que o inciso I do § 2º do art. 218-B do Código Penal é claro ao estabelecer que também será penalizado aquele que, ao praticar ato sexual com adolescente, o submeta, induza ou atraia à prostituição, ou a outra forma de exploração sexual. Dito de outra forma, enquadra-se na figura típica quem, por meio de pagamento, atinge o objetivo de satisfazer sua lascívia pela prática de ato sexual com pessoa maior de 14 e menor de 18 anos.

A leitura conjunta do caput e do § 2º, I, do art. 218-B do Código Penal NÃO PERMITE IDENTIFICAR A EXIGÊNCIA de que a prática de conjunção carnal ou outro ato libidinoso com adolescente de 14 a 18 anos se dê por INTERMÉDIO DE TERCEIRA PESSOA. Basta que o agente, mediante pagamento, convença a vítima, dessa faixa etária, a praticar com ele conjunção carnal ou outro ato libidinoso.

É o que se infere da reiterada jurisprudência assentada pela Corte, inclusive em julgados da lavra também da 6ª Turma. Em outro caso concreto, o referido colegiado anotou literalmente que “a leitura conjunta do caput e do § 2º, I, do art. 218-B do Código Penal não permite identificar a exigência de que a prática de conjunção carnal ou outro ato libidinoso com adolescente de 14 a 18 anos se dê por intermédio de terceira pessoa. Basta que o agente, mediante pagamento, convença a vítima, dessa faixa etária, a praticar com ele conjunção carnal ou outro ato libidinoso. Pela moldura fática descrita no acórdão impugnado se vê claramente que o recorrido procurou, voluntariamente, a vítima e, mediante promessa de pagamento, a induziu à prática de atos libidinosos, a evidenciar seu nítido intuito de exploração sexual da adolescente, o que justifica o restabelecimento de sua condenação[2].

Além de sustentar a atipicidade da conduta – tese essa refutada pelo STJ, conforme acima indicado – a defesa tentou afastar a continuidade delitiva no caso em tela. No entanto, essa compreensão também não recebeu guarida do Tribunal. Vejamos as razões.

De acordo com a tese veiculada perante a Corte, a habitualidade delitiva seria verdadeira condição para o crime do art. 218-B do CPB, razão pela qual haveria óbice para o reconhecimento da continuidade. Entretanto, segundo o STJ, os núcleos submeter, induzir, atrair e facilitar, exigem a habitualidade ao exercício da prostituição ou de outra forma de exploração sexual para fins de consumação, o que NÃO OCORRE com o tipo do inciso I do § 2º do artigo 218-B do Código Penal.

Essa é a mesma compreensão de Cleber Masson, para quem “nos núcleos ‘submeter’, ‘induzir’, ‘atrair’ e ‘facilitar’, a consumação se dá no momento em que a vítima passa a se dedicar com habitualidade ao exercício da prostituição ou de outra forma de exploração sexual, ainda que não venha a atender pessoa interessada em seus serviços”, ao passo que o tipo do inciso I do § 1º do artigo 218-B do Código Penal “não reclama a habitualidade no relacionamento sexual entre o agente e a pessoa menor de 18 e maior de 14 anos”[3].

Tema bem interessante, pois – no mesmo dispositivo – temos um crime habitual (caput) e outro não habitual!

Por fim, uma curiosidade bem interessante e “com cara de prova”. Vale registrar que a vulnerabilidade do art. 218-B do CPB é diferente daquela delineada nos arts. 217-A, 218 e 218-A do mesmo diploma, consoante a 5ª Turma do STJ. No crime do art. 218-B do CPB, a vítima é “alguém menor de 18 (dezoito) anos ou que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato, facilitá-la, impedir ou dificultar que a abandone”.

Em sendo as vítimas maiores de 14 anos e menores de 18, o fato de ter havido consentimento, por si só, não afasta a tipicidade do art. 218-B. No estupro de vulnerável, os vulneráveis são os menores de 14 anos, os enfermos e deficientes mentais e os que não podem opor resistência”, ao passo que “no art. 218-B, cuja titulação também trata de pessoa vulnerável, inclui-se o menor de 18 anos.

De acordo com Bitencourt, “a justificativa para se ampliar o conceito, é o fato de que embora o maior de 14 já esteja apto a manifestar sua vontade sexual, normalmente ele se entrega à prostituição face à péssima situação econômica”, motivo pelo qual “a sua imaturidade em função da idade associada a sua má situação financeira o torna vulnerável”[4].

Espero que tenham gostado! Vamos em frente!

 

 

Pedro Coelho – Defensor Público Federal e Professor de Processo Penal e Leis Penais Especiais.

 

 

 

[2] REsp 1490891/SC, Rel. Ministro ROGERIO SCHIETTI CRUZ, SEXTA TURMA, julgado em 17/04/2018, DJe 02/05/2018

 

[3] Código Penal Comentado. 6ª ed. São Paulo: Método, 2018, p. 926/927

[4] Tratado de Direito Penal. Parte Especial. v. 4. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2011, p. 124.

Avatar


06 de agosto4 min. de leitura