Se tivesse que começar a estudar para concursos hoje, eu faria exatamente isso!

Avatar


14 de julho2 min. de leitura

Olá, tudo certo? Espero que sim.

Atualmente, sou Delegada de Polícia Civil no Estado de Minas Gerais e também GranXpert da carreira de Delta aqui no Gran Cursos Online. Fui aprovada nos dois primeiros e únicos concursos que fiz na vida, Delta MG e Delta SP, ambos realizados no ano em que me formei. Também fiz 70, de 80 pontos possíveis, na primeira fase da OAB, ainda no nono período da faculdade, o que me faz ser uma das maiores pontuadoras do exame unificado.

Obtive bons resultados de forma rápida.

Por isso, resolvi escrever este texto com a finalidade de contar para você o que eu realmente faria se tivesse de começar a estudar hoje para o concurso público de Delegado de Polícia. Vamos juntos?

 

01) RESOLVERIA AS TRÊS ÚLTIMAS PROVAS DE DELEGADO DE POLÍCIA

Você precisa, urgentemente, entender o que vem sendo cobrado nas provas da carreira que você escolheu. Ademais, você precisa saber qual é o seu nível de preparação para já começar o seu processo de estudos da forma adequada.

É dizer: você deve entender o seu nível como candidato da prova, ou seja, saber qual é a sua nota global na prova e também sua nota parcial nas principais matérias da prova. Você também precisa entender quais são os temas prediletos dos examinadores que fazem as provas para a sua carreira.

Entende a importância? Se você não se conhece como candidato e também não conhece os temas que vêm sendo recorrentes em prova, melhor nem começar a estudar.

 

02) APRENDERIA A ESTUDAR DA FORMA CORRETA

Nunca foi sobre quem mais estuda. É sobre quem estuda certo repetidamente.

Se você não sabe o que é estudar de forma ativa, revisar, se você não faz questões diariamente, não faz simulados no momento certo, não tem um bom período de reta final, você deve, urgentemente, rever o seu processo de estudos.

 

03) OPTARIA POR FORMAR UMA BOA BASE JURÍDICA

Todos têm buracos em sua formação jurídica. Entretanto, quanto mais buracos temos, mais rasa é a nossa base jurídica. Isso compromete diretamente o nosso raciocínio jurídico.

 

04) FARIA SIMULADOS SÓ A PARTIR DO PRIMEIRO MÊS DE ESTUDOS E, DEPOIS, QUINZENALMENTE

Para quem começou a estudar agora, não adianta fazer simulado toda semana.

 

05) RESOLVERIA QUESTÕES TODOS OS DIAS

Afinal de contas, o nosso combinado foi o de conhecer o padrão de perguntas do examinador, correto?

 

06) FARIA REVISÕES SEMANAIS

Eu realizaria revisões semanalmente. Como, no começo dos estudos, temos mais dificuldades em formar um raciocínio jurídico, revisar mais vezes é importante.

 

07) ELABORARIA UM CADERNO DE ERROS

O caderno de erros é importante ferramenta de estudos. O erro é pedagógico, né? Além disso, esse caderno também é um material de revisão mais direcionado para os temas nos quais apresentamos dificuldades durante o nosso processo de estudos.

 

08) CUIDARIA DA ORGANIZAÇÃO

Eu escolheria um ambiente organizado e com pouco barulho para estudar. Também manteria uma rotina organizada, criando hábitos e definindo metas reais para os meus estudos.

 

09) TREINARIA PARA TER UM OUVIDO SELETIVO

Leitor, ter “ouvido seletivo” durante o processo de estudos é fundamental. Não dá para ponderar todos os “conselhos” que recebemos de pessoas que nunca estudaram para concurso público.

Também não podemos considerar críticas de pessoas que nunca construíram nada no âmbito dos concursos públicos. Reflita bem sobre as pessoas que você permite estar por perto no seu momento de estudos.

 

10) MENTALIDADE DE APROVADO

Caro aluno, você precisa aprender a confiar em si mesmo! Você precisa entender que tudo passa. Que esse momento difícil da sua vida passará, mas que depende muito mais de você para tudo melhorar.

Por isso, sugiro que você “profissionalize” o seu processo de estudo. Afinal de contas, estudar certo vai revolucionar a sua vida.

Por fim, espero que você tenha gostado do texto e que esteja conseguindo manter o foco durante esse período difícil da pandemia. Sugiro que você conheça a nossa equipe de GranXperts para que possamos te auxiliar com metas específicas de estudo e também organizando todo o seu processo de aprendizado.

Para qualquer dúvida, encontro-me à disposição. Conte sempre comigo.

 

 

Mariana Fioravante Romualdo – Delegada de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais e GranXpert da Carreira de Delegado(a) de Polícia no Gran Cursos Online.

No Instagram: mari.fioravante

Avatar


14 de julho2 min. de leitura