Por Roberto Vasconcelos, professor do Gran Cursos Online.
Ao longo de muitos anos, tenho visto os alunos reclamarem que a prova de Raciocínio Lógico estava difícil ou extensa e, por isso, não se saíram bem. Algumas das vezes, de fato, o candidato tem razão; mas, na maioria delas, vê-seque há falta de um preparo eficaz, que proporcione a resolução das questões no tempo adequado e comum índice de acerto satisfatório. dicas de concurso
É bem razoável admitir que as bancas apresentem características diferentes na elaboração das questões. Umas dão ênfase na parte de matemática do Raciocínio Lógico, enquanto outras cobram mais aparte de lógica especificamente. Tanto num caso quanto no outro, a resolução do problema torna-se extremamente embaraçosa (extensa) quando não se conhece “o caminho das pedras”. Por isso, é fundamental conhecer bem todas as propriedades inerentes aos assuntos do edital, bem como a suas aplicações na resolução dos problemas.
Aplicar regras práticas (conhecidas como macetes) em determinadas situações e ter alguns exercícios modelos na mente são exemplos de recursos que facilitam a vida de um concurseiro na hora da prova. Os exercícios modelos são aqueles desenvolvidos durante a preparação, capítulo por capítulo, e que servem de “espelho” para que, com pequenas adaptações, se resolva uma questão. Já as regras práticas devem ser aplicadas sempre que a situação permitir, pois, normalmente, proporcionam uma grande economia de tempo. É bom ressaltar que elas apresentam restrições e o aluno deve ficar atento a esses casos.
A habilidade para se resolver uma prova não nasce de um dia para outro. Para alcançar o objetivo final, que é a eficiência na resolução de uma prova, é preciso que o aluno seja consciente de que existe um conjunto de procedimentos que antecede e que necessariamente tem de ser avaliado. É preciso ter tempo, dedicação e muita força de vontade para ir aprendendo e memorizando todas as regras específicas de cada assunto. E, além disso, é preciso ter muita determinação!
Posso citar exemplos de pessoas que não sabiam coisas simples como fazer uma divisão, simplificar frações, fatorar um número e conseguiram superar os obstáculos que a vida gerou ao longo dos anos em que estiveram afastadas dos livros. Mas, com certeza, tiveram que investir na ideia do acreditar.
Sempre digo aos meus alunos que não importa o nível de conhecimento que eles têm quando começam um preparatório para um concurso, mas sim o tamanho da vontade de aprender, de alcançar os ideais, superando os limites naturais da vida por meio da determinação (energia que é capaz de criar, transformar e melhorar tudo, em todos).
Então, fica aqui um conselho de um professor que há 17 anos acompanha alunos para concursos públicos: façam uma boa preparação; não sejam imediatistas; procurem fazer revisões periódicas daquilo que já foi estudado; resolvam muitos exercícios de fixação e simulados periódicos (que podem ser montados a partir de um banco de questões qualquer que eles tenham); avaliem periodicamente o seu potencial físico e mental, pois o desgaste é intenso principalmente para quem desenvolve atividade paralela, como trabalhar; deem uma atenção especial à memorização dos exercícios modelos de cada capítulo e na aplicação das já mencionadas regras práticas. Juntas, essas dicas farão a diferença na hora da prova, aumentando a sua eficiência.
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Roberto Vasconcelos é engenheiro civil, graduado pela Universidade Federal de Goiás, com pós-graduação em Matemática Financeira pela UCG. Ministra aulas para concursos públicos desde 1990. Ingressou no GRAN CURSOS em 1993. Ao longo desses anos acumulou ampla experiência profissional. Pela sua excelente didática tem sido convidado para dar aulas e palestras em vários cursos do país. Sem dúvidas, por onde passa com seu trabalho, é reconhecido como um ótimo profissional, sendo aclamado assim, não somente pelos seus alunos, mas como pelos diretores dos cursos. Suas aulas trazem à presença do aluno a verdadeira realidade das provas, sempre com exercícios atualizados, o que faz dele um diferencial. Atualmente é professor de Matemática, Raciocínio Lógico e Estatística do GRAN CURSOS, GRAN JURIS (turmas para carreiras jurídicas) e Curso Luís Flávio Gomes LFG (Via satélite para todo o Brasil).
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