Senado Federal e BPM

BPM não vai ser a pedra no seu caminho

Avatar


31 de agosto3 min. de leitura

Olá, Concurseir@, futur@ servidor@ do SENADO FEDERAL!

O concurso do SENADO FEDERAL está movimentando o mercado concurseiro! Afinal, trata-se de excelente cargo, do poder legislativo. Sobretudo, para o cargo de Analista Legislativo – Especialidade Informática Legislativa – Análise de Sistemas, o edital prevê 1 vaga e cadastro de reserva.

O que diz o Edital

De antemão, para este cargo, dentre os conhecimentos específicos, destaco o tópico de Análise de negócio e de processos. Em resumo: BPM (Business Process Management), ou Gerenciamento de Processos de Negócios, conforme detalhado a seguir.

  1. Análise de negócio e de processos: arquitetura corporativa; técnicas de modelagem, análise e redesenho de processos, padrão BPMN, desenvolvimento orientado a processos, workflow. Modelagem conceitual. Design thinking, business canvas. Transformação digital, governo eletrônico, cidadania digital.

Análise de Questões

Para ajudar você na sua preparação, compartilho aqui uma análise das questões de BPM, filtrada pela disciplina de Gerência de Processos e da banca FGV, desde sempre (sem filtro de datas). O universo de análise foram 27 questões. Dessas 27 questões, 1 foi anulada. Então, nosso universo de análise são 26 questões.

Os assuntos mais cobrados

Primordialmente, do universo de 26 questões, existe um grande equilíbrio na classificação por assunto: 19% dizem respeito a Fundamentos do gerenciamento de processos; 19% se referem a Modelagem de Processos e o mesmo percentual para a Análise de Processos. Por fim, BPMN tem uma “leve predominância” com 23%, sendo o assunto mais cobrado.

A versão “correta” do CBOK

A grande referência na área de BPM é o BPM CBOK, o Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio – Corpo Comum de Conhecimento, publicado pela ABPMP, sendo sua versão mais atual o CBOK V4.0, editado em 2020. Como a dúvida de qual versão estudar já foi objeto de questionamento de alunos, trato dela aqui.

Nesse sentido, a FGV não indica a versão do CBOK no Edital, mas o CBOK V4.0 está no mercado há mais de 2 anos, sendo o padrão para estudos e preparação – até por abordar muitas das tecnologias sobradas no edital também, como Blockchain e Inteligência Artificial. Para mais informações, veja esse post AQUI. Em outras palavras, foque no CBOK V4.0.

BPMN

Antes de tudo, o tema mais cobrado pela FGV é o BPMN (ou Business Process Model and Notation). BPMN é um padrão criado pela Business Process Management Initiative (BPMI), incorporado ao Object Management Group (OMG). Em outras palavras, é hoje a notação mais utilizada no mercado e a mais cobrada pelas bancas. Se você quiser aprofundar, tenho uma série de posts sobre BPMN AQUI no blog do Gran. Também tenho curso específico de BPMN gravado aqui no Gran. Aproveite!

Fundamentos

Em seguida, Fundamentos, abordado pela área de conhecimento do Gerenciamento de Processos de Negócios, é descrito no Capítulo 3 do CBOK V4.0. Esse capítulo aborda os conceitos de BPM, tais como definições-chave, processo ponta a ponta, valor para o cliente, o ponto em que processo e função se juntam e a natureza do trabalho interfuncional. Ou seja, o objetivo é definir BPM e fornecer as bases para explorar os demais capítulos. Se quiser saber mais, tem post meu sobre Fundamentos, AQUI.

Modelagem

Logo depois, Modelagem de Processos é o escopo do Capítulo 4 do CBOK V4.0, listando habilidades e técnicas que possibilitam compreender, formalizar e comunicar os principais componentes de processos de negócio. Em outras palavras, o propósito da modelagem é entender o processo como ele funciona hoje, o processo AS-IS. Dentre as notações catalogadas, BPMN entra nessa área de conhecimento. Se quiser saber mais sobre Modelagem, veja esse meu post AQUI.

Análise

Avançando, temos a Análise de Processos, que envolve a compreensão de processos de negócio, incluindo sua eficiência e eficácia para atendimento dos objetivos para os quais foram desenhados. Assim, o foco da análise é compreender os processos atuais (AS-IS), analisar seu desempenho e funcionamento. Dessa forma, propor melhorias de modo a (re)conectar a execução do processo com os objetivos organizacionais. Meu post sobre Análise, você encontra AQUI.

Ufa!

Em síntese, espero que com esse post, você tenha elementos para melhor orientar sua pereparação.  O CBOK é extenso, e a FGV cobra de forma “espalhada” e a abordagem de visitar meus posts correlatos, pode ajudar na sua preparação.  Olhando o edital, pelo quantitativo de questões específicas e a enormidade de conteúdo cobrado, eu “chuto” umas duas ou três questões sobre o tema na prova.  Com meu apoio, BPM não vai ser a pedra no seu caminho para o SENADO.

Por último, lembrando que eu tenho aulas gravadas do CBOK V4.0 – abordando todos os capítulos do Guia – e também de BPMN, analisando todos os elementos da notação.

Bons estudos!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


31 de agosto3 min. de leitura