Sessão de estudos para concurso: o que é e como otimizar?

Uma rotina de preparação para concursos públicos é composta por uma série de sessões de estudos. Aprofunde-se no assunto!

Avatar


28 de Março de 2022

Uma das principais dicas para obter desempenho otimizado nas suas rotinas de preparação é não concentrar todo o seu tempo em apenas uma disciplina. De fato, o estudo para certames se beneficia bem mais da diversidade do que do aprofundamento. É nesse contexto que falamos sobre a sessão de estudos para concurso. 

De forma resumida, trata-se de uma das partes do seu estudo diário. Se você vai estudar 4 disciplinas em um dia, por exemplo, deverá realizar 4 sessões de estudos distintas. Mas para que esse processo de organização seja eficiente, existem alguns elementos que não podem faltar em uma boa sessão de estudo para concursos, como: pausas, momento para questões, produção de material de revisão, dentre outros.

Acompanhe o artigo para descobrir como organizar seus estudos de maneira mais eficiente, obtendo o máximo de cada uma das suas sessões de estudo para concursos públicos!

Quando tempo dura uma sessão de estudos para concurso?

De modo geral, uma sessão de estudos para concursos costuma ser breve, ficando entre 50 minutos e podendo durar até uma hora e meia. Mais do que isso não é recomendado, já que pode prejudicar o tempo de preparação para outras disciplinas e cansar a sua mente mais rapidamente.

Vale lembrar também que, em uma boa sessão de estudos para concurso, esse tempo total não será apenas concentrado na leitura e consumo passivo de materiais teóricos (PDFs e videoaulas). Ao invés disso, é recomendado separar momentos para:

  • Resolver questões: cerca de 10 minutos;
  • Revisões rápidas, quando aplicável: de 5 a 10 minutos;
  • Descanso: cerca de 10 minutos.

Dessa forma, considerando uma sessão de estudos para concurso de 1h, o aluno ficará dedicado à absorção tradicional de conteúdo por cerca de 30 minutos.

Parece pouco, mas aplicada diariamente e de maneira constante, é uma técnica extremamente eficiente para auxiliar na retenção de conteúdo, sem deixá-lo rapidamente exausto. Basta pensar sempre no estudo para concurso público como uma maratona: o progresso se constrói dia após dia.

Sessão de estudo para concursos: como otimizá-las?

Navegue pelo índice abaixo e descubra mais sobre cada uma das dicas de especialistas de como otimizar ao máximo a sua sessão de estudos:

  1. Estudar nos melhores horários 
  2. Começar pelas matérias mais simples
  3. Faça pausas
  4. Entenda o seu perfil
  5. Tenha constância e flexibilidade
  6. Produza material de revisão
  7. Resolva questões de concurso

1. Como otimizar uma sessão de estudos para concurso: estude nos seus melhores horários

Você sabia o nosso nível de atenção varia bastante durante o dia? De modo geral, o pico de concentração se dá um pouco depois de acordarmos (geralmente no período matutino), diminuindo com a passagem das horas. Apesar de existirem oscilações ao longo do dia, a tendência é que esse gráfico apenas caia, estando no seu menor valor durante a noite, quando estamos mais cansados.

Dessa forma, a recomendação é que parte das suas sessões de estudos para concursos estavam localizadas no período da manhã, sempre que possível. Ao invés de ficar estudando até tarde, por exemplo, talvez seja uma opção melhor dormir e acordar um pouco mais cedo, encaixando uma sessão de estudos antes do seu expediente de trabalho, por exemplo.

Vale lembrar, contudo, que os melhores horários variam de pessoa para pessoa: tem quem realmente prefira estudar de noite, outros de tarde e assim por diante. O mais importante é conhecer a si mesmo e esforçar-se para estudar nos momentos em que se sinta mais produtivo e disposto.

2. Como otimizar uma sessão de estudos para concurso: comece pelas disciplinas mais fáceis

O melhor momento para começar a estudar a disciplina que você mais tem dificuldade é sempre no início da sessão de estudos para concursos, quando você está mais descansado, certo? Não é bem assim.

Começar pela disciplina mais difícil drena mais rapidamente a sua energia mental, podendo prejudicar todo o restante da sessão de estudos. Ademais, ao fazer disso um costume, você condiciona o seu cérebro a sempre associar o início de estudos com algo maçante, difícil. Esse é um pequeno detalhe que pode fazer toda a diferença naqueles dias em que você não se sente tão motivado para estudar.

Não quer dizer que a matéria mais difícil nunca poderá ser a primeira na sua sessão de estudos para concursos, mas busque variar a ordem. O dinamismo traz grandes benefícios também para o seu nível de interesse e atenção.

Volte ao topo

3. Como otimizar uma sessão de estudos para concurso: faça pausas frequentemente

Um importante elemento de estudos para concursos que costuma ser esquecido com frequência são as pausas. Buscando estudar por horas seguidas, sem descanso, os concurseiros acabam dando um tiro no próprio pé. Afinal, já mencionamos  como os níveis de atenção variam durante o dia: isso também acontece no contexto da sessão de estudos para concurso.

De fato, o tempo médio de concentração “máxima” e continuada em determinado assunto é de cerca de 30 minutos. Depois disso, os valores começam a cair. Alterar suas técnicas de estudos auxilia na renovação desses valores.

Ainda assim, nada é tão eficiente para a renovação na atenção como o descanso. Basta lembrar que não somos máquinas e o nosso cérebro precisa de um tempo para processar toda a nova informação adquirida. Por isso, a recomendação é fazer 10 minutos de pausa a cada 50 minutos de estudos. 

4. Como otimizar uma sessão de estudos para concurso: entenda o seu perfil

Dicas, orientações e técnicas de estudos não funcionam da mesma forma para todas as pessoas: enquanto existe quem não consiga estudar sem utilizar mapas mentais, por exemplo, existem pessoas que detestam essa técnica e não enxergam benefícios em aplicá-la. Não há nada de errado com isso, afinal não existe maneira errada de aprender.

O importante nesse sentido é não se fechar para as possibilidades de melhorar as suas sessões de estudos para concurso: experimente todas as que puder e continue com aquelas com as que mais se identificar.

Volte ao topo

5. Como otimizar uma sessão de estudos para concurso: tenha consistência e flexibilidade

Durante a sua preparação para concursos públicos, existirão dias em que você se sente 100% motivado, pronto para produzir e outros em que você terá imprevistos, estará cansado e desmotivado: ou seja, cada dia trará consigo os seus desafios.

É preciso que você saiba disso e se organize manter a constância nos estudos, mesmo que não consiga se dedicar pelo mesmo número de horas planejado, por exemplo. Se você costuma estudar 4 horas por dia, mas por alguma razão, hoje só pode estudar 2, não deixe de estudar completamente e deixe para “fazer certo amanhã”: estude as 2 horas que você tem disponíveis!

Nesse sentido, organizar suas rotinas por meio de ciclo de estudos pode ajudá-lo a não perder o ponto exato de preparação e seguir dentro dos planos mesmo quando as programações diárias falharam.

6. Como otimizar uma sessão de estudos para concurso: produza material de revisão enquanto você estuda

Ler PDFS e assistir a videoaulas é uma importante parte da sessão de estudos para concursos. No entanto, quando são realizadas sozinhas, essas práticas contemplam apenas a modalidade de estudo passivo. Baseado unicamente na absorção de conteúdo, essa técnica não é tão eficiente na assimilação e memorização mais rápida de conteúdos a longo prazo.

Ao invés disso, uma série de estudos, como a pirâmide de aprendizagem de William Glasser, mostraram que aprendemos de maneira mais eficiente quando estamos ativamente engajados no conteúdo. Isto é, quando processamos a informação recebida, transformando-a em algo novo: resumos, mapas mentais, anotações e até mesmo explicações para outras pessoas.

Ademais, a produção de materiais de revisão durante a sua sessão de estudos também auxiliará nas necessárias rotinas de revisão, salientando apenas os pontos mais essenciais de cada matéria e prevenindo que você revisite os materiais já estudados.

Volte ao topo

7. Como otimizar uma sessão de estudos para concurso: resolva questões de concurso

Praticar com questões é essencial para garantir sua aprovação mais rápida em concursos públicos. Afinal de contas, este será o método primário de avaliação nas provas que você realizará.

Além de garantir mais dinamismo às suas sessões de estudos para concursos, as questões de concurso também auxiliarão na compreensão dos padrões de cobrança para cada conteúdo, bem como o perfil de avaliação da banca examinadora. Por fim, é uma técnica que permite avaliar seu conhecimento em cada um dos assuntos, apontando aspectos que precisam de mais atenção.

A resolução de questões de concurso deve se iniciar desde o início das sessões de estudo para concursos e acompanhá-lo até os últimos momentos de revisão para a prova, variando em quantidade de acordo com cada momento.

Onde resolver questões de concurso gratuitas e comentadas?

Que tal contar com uma plataforma especializada e otimizada para a resolução de questões de concurso? No Gran Cursos Questões além de encontrar um rico acervo de exercícios gratuitos e comentados para concursos, OAB, CFC e Residências, você também encontra provas passadas e simulados inéditos para praticar.

Ao se cadastrar gratuitamente na plataforma, ainda é possível aproveitar as ferramentas de análise de desempenho, consulta de assuntos frequentes em cada uma das seleções e muito mais! Também dá para levar a prática para onde você estiver, baixando o aplicativo do Gran Questões no seu celular!

Revolucione os seus estudos com o Gran Questões!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


28 de Março de 2022