STF: Ex-aluna do Gran Cursos é 1° lugar no concurso STF!

Deixe seu like:

Avatar


03/02/2014 | 16:39Atualizado há 2532 dias

concurso STF

Aprovada em 1º lugar no concurso STF

Todos sabem que para ser aprovado em um concurso público é preciso esforço, determinação e a consciência de que nada é impossível. O concurso público é uma fila na qual você vai andando a cada prova, a cada aula e a cada exercício. Prova disto, é a ex-aluna do Gran Cursos, Anne Souza, 31 anos, que foi aprovada em 1° lugar no concurso do Supremo Tribunal Federal (STF).

A concurseira é prova de que para conseguir todas as vantagens do serviço público é preciso, antes de tudo, estar disposto a tomar decisões que farão toda a diferença em sua vida. “Eu me mudei para Brasília vindo do Rio de Janeiro no inicio de 2010 que foi quando eu tomei conhecimento do mundo do concurso público e a estabilidade que ele proporcionava. No mesmo ano, prestei um concurso específico para a minha área de formação – Nutrição – da secretaria de Educação foi o meu primeiro contato com as matérias de concursos. Fui classificada no cadastro de reserva (22 colocação)”, lembra.

Aprovações

EMBRATUR

“Após esse concurso resolvi que com o dinheiro que eu ainda tinha do meu seguro-desemprego iria pagar um cursinho no Gran cursos para o concurso da Embratur – Instituto Brasileiro de Turismo – foram três meses de muito estudo em que descobri como era a vida de concurso público realmente, e tive aula com professores muito bons que foram muito importantes para mim no concurso da EMBRATUR fui aprovada dentro da vagas e fui nomeada para esse órgão em dezembro de 2011”.

PROCON

Mesmo com a aprovação, Anne não parou, pelo contrário, continuou estudando, pois queria passar em um concurso melhor. Foi aí que ela fez o concurso para a Secretaria de Saúde – nutricionista – foi aprovada dentro das vagas 50 posição, mas acabou não assumindo. Logo a concurseira fez o concurso do PROCON – técnico em atividade de defesa do Consumidor – após fazer um curso no Gran cursos preparatório para esse concurso. Mais uma vez, seu esforço valeu a pena, pois foi aprovada na 32 posição e nomeada para esse órgão em 2013 (onde ela atualmente trabalha).

STF

“Após ficar um tempo afastada dos concursos, retomei meus estudos em 2012 quando prestei concurso para o Tribunal Superior do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho 10 Região e  Anatel sendo reprovada em todos estes. Mas, consegui me classificar no cadastro de reserva para os concursos do Conselho Nacional de Justiça, TJDFT, MPU Técnico e Analista de Gestão Pública e finalmente fui aprovada dentro das vagas no concurso do Supremo Tribunal Federal”.

A importância do Gran Cursos

O Gran Cursos tem papel importante na minha trajetória, pois foi através dele que descobri realmente o mundo dos concursos e que tive contato com as matérias de concursos que nunca tinha aprendido antes como Direito Constitucional, Direito Administrativo e tantas outras que não tive contato na faculdade.

Através dos cursos regulares e das plêiades que eu fiz lá eu consegui aprender todas essas matérias com professores muito bons como o Ivan Lucas de Souza, e consegui aperfeiçoar o meu conhecimento para alcançar esse resultado; principalmente com as turmas de casadinha que venho fazendo há mais de um ano e com as turmas de mega plêiade.

A estrutura do Gran Cursos também foi muito importante para mim, pois minha rotina de estudo incluía muitas horas e finais de semana na sala de estudos, ter esse ambiente livre de distrações e propício para estudar foi muito importante para que eu conseguisse organizar a minha rotina de estudo.

Dicas e métodos de estudo

A minha rotina de estudo nos últimos meses incluía cerca de sete horas por dia, (incluindo o tempo em sala de aula). Eu estudava quatro horas pela manhã na sala de estudos antes de ir para o trabalho e cerca de três horas à noite na sala de estudos depois do trabalho, nos dias em que eu não tinha aula.

  • Organização e planejamento são essenciais, pois o conhecimento é adquirido a longo prazo, não adianta quando o edital é publicado querer correr atrás das matérias para estudar; a preparação tem que ser constante mesmo quando não há nenhum edital publicado, pois esse conhecimento acumulado durante o tempo é que fará o diferencial;
  • Eu fazia resumo das matérias para então resolver exercícios, e durante os exercícios eu complementava os meus resumos com os pontos que havia errado, após já ter feito resumo teórico daquela matéria, eu apenas ia complementando os estudos conforme resolvia questões. Os resumos e esquemas eram mais demorados para serem feitos, mais eram muito importantes na revisão, pois eu não precisava pegar toda a teoria novamente, apenas os pontos mais importantes que já ali estavam elencados;
  • A cada edital que eu iniciava, elaborava uma tabela com todos os tópicos para eu controlar o estudo da teoria de determinado ponto e quantas questões já tinha resolvido de cada tópico do edital. Como vim de uma rotina de fazer várias provas seguidas eu já tinha os resumos de muitos dos tópicos o que facilitava em muito o meu estudo e permitia que eu me concentrasse em exercícios e apenas revisões;
  • Meus horários de estudo eram organizados em um cronograma semanal em que eu colocava matérias que estudaria de manhã e noite durante a semana e manhã e tarde aos finais de semana. Nesse cronograma eu colocava por semana apenas um horário para matérias que tinha menos dificuldade em que resolvia apenas exercícios para fixar e dois horários para matérias que me exigiam mais tempo de estudo e um estudo de teoria. Sem esquecer que existe um limite do corpo humano, não adianta querer estudar o tempo inteiro que o rendimento diminui a mente também necessita de um descanso para se recompor e as hora de sono são essenciais.

Esperança

A aprovação e fruto de muitas privações, de muitas horas de estudo e que é preciso ter fé, foco e determinação para chegar lá. Não existe uma fórmula mágica. Foram muitas horas na sala de estudo, muitos finais de semana e feriados no cursinho, muitas férias que fiquei só estudando para os concursos, muitos sábados à noite na sala de aula, muitos passeios que tive que abrir mão. Por muitas vezes, quis desistir e jogar tudo para o alto, mas me mantive forte em busca do meu objetivo, mesmo diante das provações eu tive que enfrentar. Quando você vê o seu nome no diário oficial tudo vale a pena e você se esquece desses sacrifícios que foram enfrentados.

Como pode- se perceber a minha trajetória como a de qualquer outro concurseiro foi composta de fracassos e de derrotas, fui reprovada em alguns concursos e fiquei no cadastro de reserva de outros; sendo aprovada inicialmente em concursos de menor expressão, mas me mantive firme no meu objetivo sem deixar que as derrotas me derrubassem de vez.

Deixe seu like:

Avatar


Equipe do Gran Cursos Online