STM, ABIN, STJ. O que fazer? Por: Elias Santana

Avatar


18 de janeiro2 min. de leitura

STM, ABIN, STJO Cebraspe é a banca do verão! Em um curto prazo, ela anunciou a organização de três grandes editais (STM, ABIN e STJ), e sabemos que, em 2018, outros grandes concursos serão promovidos por essa instituição.

A prova de língua portuguesa do Cebraspe é famosa por ser completamente contextualizada. Em cada um desses certames, haverá, em média, 15 questões de português. Além da pontuação que pode ser conquistada, o candidato responsável deve se preparar pensando na que pode ser perdida, uma vez que há fator de correção. Por essa razão, é preciso estudar da maneira correta. Vou listar aqui dicas que vão auxiliar a sua preparação.

  1. Resolva uma prova de língua portuguesa recente do Cebraspe por semana (no mínimo). Aproveite para contabilizar quais questões você deixaria em branco e para se acostumar com a linguagem da banca nas questões de análise de textos.
  2. Estude os assuntos mais frequentes nas provas do Cebraspe: acentuação; concordância (verbal e nominal); regência (verbal e nominal – aproveite para estudar crase); pronomes oblíquos átonos (coesão, colocação e sintaxe); funções do SE (principalmente partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito e pronome reflexivo) e funções do QUE (principalmente pronome relativo e conjunção subordinativa integrante); pontuação (no período simples e no composto); semântica verbal (eu não disse tudo de verbo, mas a parte semântica – isso caiu muito em 2017) e semântica das conjunções (decore os conectivos). Tenha certeza de que você domina cada um dos assuntos acima listados!
  3. O Cebraspe é fanático por questões de reescrita. Treine-as da maneira correta:
  • Comece sempre pela análise gramatical; em seguida, faça a comparação textual.
  • Olhe para a questão com o seguinte pensamento: o que há de errado nessa reescrita? Grande parte das questões são erradas.
  • Qualquer erro gramatical pode estar presente nesse estilo de questão. Em outras palavras, praticá-las é uma forma de revisar os assuntos listados em 2.
  • Quando você errar a questão, procure saber por que você errou. Mas, principalmente, quando você acertar, procure saber por que você acertou. Durante o período de estudos, errar o gabarito ou acertá-lo pelo motivo errado são resultados indesejados e que não promovem a evolução do candidato.
  • Separe várias questões assim para exercitar em um momento específico. Esse é o seu momento “caça-erros” (em homenagem ao meu amigo Luís Telles).
  1. Dedique, no mínimo, duas horas da sua semana à língua portuguesa.
  2. Não inclua nesse tempo redação discursiva, uma vez que essa é a etapa multidisciplinar do concurso. Recomendo duas redações por semana. Se houver tempo, aumente a quantidade.
  3. Também estude redação oficial separadamente, se for necessário. Essa é uma matéria baseada em memorização (e de conteúdo pequeno).
  4. Contabilize:
  • Quantas questões foram feitas?
  • Quantos acertos?
  • Quantos erros?
  • Quantas ficaram em branco?

Esse controle numérico é fundamental para que você meça o seu desempenho!

Estude com disciplina, dedicação e responsabilidade e não deixe de acompanhar as dicas postadas nas minhas redes sociais e as aulas que faço gratuitamente pelo YouTube. O resultado é inevitavelmente satisfatório!


Elias Santana

Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por essa razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 


Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos.

Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros! 

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/” target=”blank” style=”flat” background=”#0404bb” color=”#ffffff” size=”7″ center=”yes” icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se[/su_button]

 

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


18 de janeiro2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

abin cebraspe STJ STM