Superando frustrações, Renata é aprovada em 13º lugar nas provas do concurso para ATRS!

concurso

Aluna do Gran Cursos Online aprovada em 13º lugar nas provas do concurso para ATRS!

No Cheguei Lá de hoje conheceremos um pouco da história da candidata Renata Minora, aluna do Gran Cursos Online aprovada em 13º lugar na prova objetiva do concurso público para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva para o cargo de Atendente de Reintegração Socioeducativo (ATRS), da carreira Socioeducativa do DF. Renata superou frustrações, a insegurança e agora aguarda ansiosa pelo resultado das próximas etapas do certame. É uma entrevista contagiante que com certeza te motivará rumo ao sonho de ingressar no serviço público.

– Conte-nos um pouco sobre sua formação e a sua experiência com os estudos até decidir prestar concurso público, sua idade, nome.

            Olá, me chamo Renata Minora. Estudei a maior parte da vida escolar em colégio público e ao entrar no ensino médio fui para uma escola particular comum. Sempre fui uma aluna mediana. Minha formação acadêmica é em Publicidade e pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas. A decisão de prestar concurso público se iniciou aos 25 anos.

– Há quanto tempo você estuda para concursos? Por que você optou pela carreira pública?

            Comecei a estudar para concurso público em 2013, em que acabei desistindo após o primeiro fracasso na prova da Caixa Econômica Federal em 2014. Um tempo após essa frustração, comecei a buscar mais informações sobre o mundo dos concursos, buscando uma melhor preparação. O ano 2015 foi o ano de integral dedicação aos estudos. Optei pela carreira pública para tentar conquistar o que até então não fazia parte da minha realidade, como a estabilidade e uma boa remuneração. Além de poder representar o Estado, contribuindo com a sociedade.

– Como era a sua rotina de estudos pré-edital, quantas horas você estudava? O que mudou depois da publicação do edital?

            Pré-edital eu estudava em um cursinho presencial (Gran Cursos) durante a manhã. À tarde e à noite eu estudava em casa ou na biblioteca mais 5h cronometradas. Após o edital, eu saí do cursinho presencial e comprei videoaulas (Gran Cursos Online)das novas matérias específicas. Estudava apenas em casa para otimizar o tempo de locomoção e de alimentação. Começava os estudos Às 8h e terminava às 21h.

– Você utilizou alguma estratégia ou técnica específica em seus estudos? 

            No início, os resumos prevaleciam. Em seguida me aventurei nos mapas mentais, que não surtiram bons resultados para mim. Assistia muita videoaula e sempre revisava os resumos dos cadernos e a lei seca. Os exercícios eram o carro chefe dos estudos, imprimia dezenas de exercícios e refazia toda semana. Também usava muito post-it com os pontos mais “decorebas” para ir relembrando todos os dias.  Existem várias técnicas disponibilizadas pelos profissionais da área. Eu acredito que só com a experiência cada um saiba qual é a sua melhor forma de concentração, memorização, leitura e aprendizado.

– Como o Gran Cursos ajudou em sua aprovação?

            Meu primeiro preparatório foi no Gran Cursos. Foi onde comecei a ter ideia de como tudo isso funcionava. Foi onde tive os primeiros contatos com os professores que ajudaram durante toda a trajetória. Foi onde construí a base de estudos. Os livros e aulões gratuitos disponibilizados no Gran Cursos Online tiveram um papel fundamental na minha preparação.

– Como foi a sua preparação nos dias que antecederam a prova?  Você separava um tempo para realizar atividades livres durante a semana?

            Na semana que antecedeu a prova, dei uma aliviada na carga horária de estudos. Foquei nos resumos de revisão. Busquei uma alimentação mais leve e praticar atividade física para amenizar a ansiedade.

– O que você acha que foi o diferencial para obter a melhor colocação em um concurso tão disputado?

            O privilégio financeiro e social para poder ter grande disponibilidade de tempo de estudo, poder ter acesso a cursinhos presenciais, online, sites de questões e ter pessoas ao meu lado apoiando esse caminho.

– Você foi aprovado dentre os primeiros 15 colocados. Como foi ver seu nome na lista?

            Como se saísse um peso enorme das costas. Uma sensação de dever cumprido.

– Diga-nos, na sua opinião,  quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para concursos?

            Acredito que seja não estabelecer o mundo dos concursos como uma prioridade. Focar em diversas provas diferentes também é um erro comum. Desanimar com a quantidade de informações novas e complexas recebidas nos primeiros dias. O celular é uma grande dificuldade hoje. É preciso praticar o desapego durante o tempo que você destina para estudar e manter o foco.

– O que foi mais difícil na caminhada?

            A parte mais difícil foi vencer minhas frustrações, inseguranças, incertezas e deixar a vida social um pouco de lado.

– Aprovado/a, você poderia dar algumas dicas de estudo para quem está começando a estudar agora, ou mesmo para quem já estuda há um tempo, como divisão de matérias, horários de estudo e tudo o que achar importante?

            É muito importante você focar na sua banca e no seu concurso. Buscar as últimas provas para fazer e refazer. Assim dá pra saber quais as matérias você tem mais dificuldade e em quais pontos dessas matérias você precisa focar. Ter um bom material é essencial para a aprovação. Quanto as horas de estudo não dá pra achar que vai conseguir estudar quatro ou cinco horas seguidas na primeira semana. O processo de estudo é gradual, com o tempo você vai melhorando e desenvolvendo habilidades. 

 – Agora com a aprovação, você pretende continuar estudando para outro concurso, quais seus planos para o futuro?

            Esse foi um começo de um longo caminho na busca de novas aprovações.

– Por fim, Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

                Persistir!!!  Não desanimar com as dificuldades dessa dura jornada. O concurso público é como uma fila, se você esperar e batalhar sua hora chega. Quando você percebe o caminho que percorreu e o que conseguiu conquistar é gratificante.

Imbatível – Resultado Preliminar – Secretaria da Criança – ATRS 2015/2016

bullet1.gif (844 bytes)Dos 100 primeiros lugares do cargo de ATRS, 53 são alunos do Gran Cursos.

bullet1.gif (844 bytes)Dos 200 primeiros lugares do cargo de ATRS, 109 são alunos do Gran Cursos.
bullet1.gif (844 bytes)Dos 1000 primeiros lugares do cargo de ATRS, 560 são alunos do Gran Cursos.
bullet1.gif (844 bytes)A cada 2 aprovados no cargo de Atendente de Reintegração Socioeducativo da Secretaria da Criança, 1 é aluno do Gran Cursos.

Gostou do que você leu? Conheça mais histórias de aprovados AQUI.

Mude seu futuro também! Conheça nossos cursos online e matricule-se agora mesmo.

– Mais de 20.000 videoaulas sob demanda; 3.600 cursos por pacote, por matéria ou extensivos; 26 anos de tradição em concursos; início imediato;  visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

assinatura-total-4200-2

Mais casos de sucesso:

 CHEGUEI-LÁ2 (5)    CHEGUEI-LÁ2 (4)    CHEGUEI-LÁ2    CHEGUEI-LÁ    CHEGUEI-LÁ-Natálial
Willian Chimiti
Willian Chimiti
Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo