TCU

Mais conteúdos

O Tribunal de Contas da União (TCU) é um tribunal administrativo, responsável por julgar as contas de administradores públicos e demais responsáveis por dinheiro, bens e valores públicos federais. O órgão é colegiado, autônomo e independente, composto por nove ministros. Suas deliberações são tomadas pelo Plenário e, em hipóteses cabíveis, por uma das duas Câmaras.

Conhecido por Corte de Contas, o TCU tem suas competências previstas no art. 71 da Constituição brasileira. Tem como missão principal a defesa de ordem jurídica, assegurando que o dinheiro público seja utilizado de forma eficiente, atendendo aos interesses públicos. As funções básicas do órgão são: fiscalizadora, consultiva, informativa, judicante, sancionadora, corretiva, normativa, de ouvidoria e de caráter educativo.

Sobre o concurso público

Com o intuito de selecionar profissionais para provimento dos cargos do Tribunal de Contas da União, o órgão realiza com frequência o concurso TCU. As vagas ofertadas são para a área de controle externo do órgão e incluem cargos como auditor federal, distribuídos em diferentes cidades, como Manaus e Brasília.

O processo seletivo consiste em duas etapas. A primeira delas, de caráter eliminatório e classificatório, inclui a aplicação de provas objetivas e discursivas, de conhecimentos gerais e específicos. Já a segunda etapa constitui um Programa de Formação de caráter eliminatório, realizada com os candidatos aprovados na primeira fase. Esse processo tem duração mínima de 120 horas e possui edital e regulamento próprios.

Dicas de como passar no concurso público

Sentir confiança e tranquilidade no dia da prova é fundamental para obter bons resultados no concurso público. Por isso, a dica mais importante é assegurar um estudo de qualidade. Começar a se preparar com antecedência, montar um cronograma de estudos e contemplar todo o conteúdo programático do certame são algumas estratégias interessantes.

Além disso, para se preparar ainda mais, você pode analisar os editais de concursos anteriores, estudar as matérias previstas, conhecer o perfil da banca avaliadora e conferir as provas já aplicadas no concurso, para entender o estilo das questões e saber o que costuma ser exigido.

Curso para concurso público

Aproveite para traçar o seu caminho para a aprovação com os cursos preparatórios do Gran Cursos Online. Além de ter acesso a ferramentas para montar um cronograma de estudo, videoaulas e conteúdos em PDF, os módulos são elaborados por profissionais experientes na área, que podem compartilhar conhecimentos e dicas específicas para os cargos ofertados pelo TCU.

Para consolidar ainda mais o estudo, confira a plataforma Rota dos Concursos, que conta com um banco de dados com diversas questões de concursos revisadas e comentadas por especialistas. Além disso, você pode testar os seus conhecimentos por meio de simulados online com correção em tempo real e mensurar o seu desempenho com os relatórios disponibilizados.

Concurso TCU: mais informações

Para ficar por dentro de todas as informações a respeito da realização do concurso público, não deixe de conferir o edital TCU. A leitura desse documento é indispensável para quem deseja realizar o certame, já que é nele que estão reunidos dados importantes como os requisitos para se candidatar às vagas, as datas de inscrição e aplicação da prova, conteúdo programático, critérios de avaliação, entre outros.

Além disso, você pode ficar ainda mais informado por meio da plataforma do Gran Cursos Online. Aqui, estão disponíveis diversas dicas de estudo, análise comentada dos editais, notícias, depoimentos dos candidatos aprovados nos certames e muito mais. Aproveite para adquirir um dos nossos cursos preparatórios para o TCU, assim você fica ainda mais próximo do sucesso profissional!

Principais de TCU

Para o Topo