Técnico Administrativo: o que faz, salário, atuação 

Avatar


08 de março4 min. de leitura

Por ser responsável por muitas tarefas relacionadas à organização de uma empresa ou órgão público, o técnico administrativo ou assistente administrativo é essencial para o bom funcionamento de uma corporação. Se você decidir escolher seguir com essa carreira, que oferece perspectivas nos mais diversos segmentos em instituições de pequeno, médio e grande porte, é preciso entender bem tudo o que envolve esta profissão. 

A seguir, discutiremos as atividades desenvolvidas pelo cargo, como funciona o mercado de trabalho, a renda média deste profissional, além de apontar algumas habilidades necessárias para que você possa ingressar no serviço público para desempenhar esta função. 

Para saber mais, continue a leitura! 

O que faz um técnico administrativo?

Um técnico administrativo deve desempenhar diversas funções em sua rotina de trabalho. Por isso, ele precisa ter diversas habilidades, tanto comunicacionais, quanto técnicas, entre outras que são muito importantes para o bom funcionamento das suas atividades. Confira abaixo algumas das suas principais funções! 

1. Obrigações profissionais 

O técnico administrativo supervisiona os aspectos operacionais de uma organização, trabalhando em várias divisões para gerenciar pessoas, despesas e operações. Ao fazer isso, ele planeja entregas, organiza contas a pagar e a receber, acompanha suprimentos e coordena os relacionamentos com clientes. 

Ele também deve estar atento aos indicadores como rotatividade de pessoas e atrasos logísticos, para coletar dados e repassá-los aos gestores estratégicos, tendo conhecimento sobre o que se passa na empresa ou órgão público. 

2. Ajuda outros profissionais em seu trabalho 

Como você pode ver, o técnico administrativo fornece informações cruciais a profissionais das outras áreas do ambiente de trabalho. Auxiliar as pessoas em cargos administrativos com hierarquias superiores é, portanto, uma de suas atribuições. 

Nesse caso, ele serve como uma espécie de braço direito de seu supervisor, que normalmente é uma pessoa com formação superior na área administrativa. Assim, o profissional realiza tarefas que auxiliam na tomada de decisões e na elaboração de planos mais eficazes. 

3. Comunicar 

Vários relatórios são necessários para manter o funcionamento do setor administrativo. Em última análise, o estudo desses documentos é o que permite aos tomadores de decisão planejar e realizar atividades que solucionem problemas ou melhorem o serviço. 

Estes relatórios, que podem ser de despesas, performance, entre outros, devem ser gerados pelo técnico administrativo. Este profissional deve preparar as informações adequadamente, desde que tenha conhecimento suficiente. 

4. Administração de arquivos 

É normal que as instituições tenham muitas informações confidenciais e contratos que precisam ser organizados e armazenados com muito cuidado. Afinal, a manutenção da legitimidade do órgão depende da preservação das informações. 

Desta forma, cabe ao técnico administrativo a gestão e ordenação destes registros, além de nomear contratos significativos e recibos de pagamento. O profissional é obrigado a manter as seguintes documentações sob sua guarda: 

  • notas fiscais; 
  • IPTU (Imposto Predial e Predial Urbano);
  • IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores);
  • extratos contábeis; 
  • contratos de trabalho.

Além disso, o FGTS é responsável pela arrecadação para o fundo de garantia do tempo de serviço e os seus registros também devem estar presentes no arquivo do órgão público em questão. 

Qual o salário de um técnico administrativo?  

Os profissionais com ensino médio completo podem se candidatar ao cargo de técnico administrativo por meio de concurso público. Após a contratação ele já pode assumir a vaga. 

No mercado de trabalho, a remuneração de um profissional concursado é de R$ 4.047,13 por uma jornada de 40 horas semanais. No entanto, em Universidades e Institutos Federais, o valor é de até R$ 9.073,02.

Como o salário médio do setor público é cerca de 35% maior do que o salário médio do setor privado, optar por seguir uma carreira competitiva pode ser, sem dúvida, uma decisão bastante inteligente. 

Como é o mercado de trabalho para um técnico administrativo?

Atualmente, o curso técnico em administração é um dos mais procurados, pois, além de garantir uma formação ampla, capacita o profissional para atuar em diversas áreas. Assim, os empregadores estão muito interessados ​​nesta profissão. No entanto, é importante conhecer alguns aspectos do mercado de trabalho do técnico administrativo para desenvolver uma carreira de sucesso. 

O trabalho do administrador é crucial tanto em períodos de recessão econômica quanto em momentos de expansão. Afinal, em um mercado incerto e em constante mudança, qualquer organização deve ser cuidadosamente gerenciada para poder desempenhar bem o seu trabalho. 

Os concursos públicos para o cargo em universidades públicas, por exemplo, são recorrentes. Outros órgãos também exigem a necessidade da presença desse colaborador. Afinal, não há como uma empresa ou órgão público funcionar sem este profissional. 

Os técnicos administrativos têm vantagens no mercado de trabalho devido à sua adaptabilidade e capacidade de atuar em diversos cenários em uma organização. Eles são profissionais versáteis, capazes de desempenhar muitas funções diferentes. 

O que é preciso para ser técnico administrativo? 

Para o mercado de trabalho privado, é geralmente exigido um curso técnico e ensino médio completo. Já para atuar no setor público, como falamos, é preciso ser aprovado no certame e ter o ensino completo. Em vagas para Universidades e Institutos Federais, a exigência pode variar, sendo o ensino médio ou superior. 

Os concursos administrativos não param de surgir. Felizmente, muitos editais são publicados para este cargo, com muitas vagas. Por isso, ele acaba sendo bastante concorrido. Se o que você deseja é se tornar um administrador, saiba mais sobre cursos preparatórios no nosso site, curso superior, entre outros que vão te ajudar a chegar lá mais rápido. 

Além de bons salários, também há a grande vantagem da estabilidade, o que pode ser o sonho de muitos profissionais. Continue acessando nosso site e acesse os conteúdos complementares.

Fique por dentro dos concursos abertos e previstos pelo Brasil. Confira também os cursos de graduação e pós-graduação do Gran:

CONCURSOS ABERTOS

PROFISSÕES

GRADUAÇÃO EAD

PÓS-GRADUAÇÃO

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


08 de março4 min. de leitura