Técnico de laboratório: o que faz, onde atua, salário

Avatar


19 de Março2 min. de leitura

Para quem procura diversos campos de atuação, flexibilidade de locais de trabalho e é apaixonado por análises físico-químicas, a profissão de técnico de laboratório pode ser ideal! 

Qualquer ambiente que lida com análises de soluções, análises patológicas e fluídos biológicos precisa da figura deste profissional para que toda a cadeia de trabalho aconteça e os resultados cheguem certos e seguros. 

Por isso, se você tem interesse em saber mais sobre essa carreira, continue a leitura! 

O que faz um técnico de laboratório? 

O técnico de laboratório é responsável pelas análises clínicas do ambiente em que trabalha. Na prática, ele pode ser encarregado de tarefas que vão desde fazer a análise de um exame de sangue até trabalhar com a preparação de soluções e materiais para experimentos físico-químicos. 

Algumas das suas funções são coletar e processar materiais e substâncias, comparar resultados, operar acessórios e equipamentos de laboratórios e separar reagentes e soluções, tudo depende de onde ele está atuando. 

Onde atua um técnico de laboratório?

O técnico de laboratório possui uma grande variedade de locais de atuação, visto que suas habilidades são exigidas em muitos ambientes e situações. É possível escolher em qual área você deseja atuar de acordo com as suas afinidades. Veja!

  • Hospitais;
  • Clínicas;
  • Postos de atendimento de saúde;
  • Instituições de ensino;
  • Indústria cosmética, alimentícia e farmacêutica.

Qual o salário de um técnico de laboratório?

Segundo o portal VAGAS.COM, o salário de um técnico de laboratório no Brasil é, em média, R$ 1.907. No entanto, vale lembrar que dependendo do ramo que ele atua e a instituição, esse valor também pode mudar. 

Qual é o perfil de um técnico de laboratório? 

É importante que o técnico de laboratório tenha um perfil que junte o conhecimento prático de manuseio dos equipamentos necessários com o tato para lidar com o público. 

Por conta das diversas formas de atuação, é bem comum que esses profissionais tenham acesso direto tanto a pacientes quanto alunos e professores, portanto, é importante que ele tenha habilidades e desenvoltura para se relacionar em ambiente de trabalho com outras pessoas.  

Qual formação um técnico de laboratório pode ter?

Para poder atuar como técnico de laboratório, é necessário ter o Ensino Médio e o curso técnico de Análises Clínicas completo. 

Esse tipo de especialização é muito mais voltada para a atuação prática da profissão e, diferente das graduações, costumam durar, em média, dois anos. 

Após a formação no curso, é preciso se regularizar junto ao Conselho Estadual de Farmácia (CEF) do seu estado para poder trabalhar no setor. 

Como pôde ver, esse profissional pode atuar em diferentes locais, indo desde um hospital a instituições de ensino. Se você deseja saber mais sobre outras carreiras do ramo técnico, continue acompanhando nosso blog!

Materiais Gratuitos para o Concurso Nacional Unificado (CNU)

Confira as videoaulas gratuitas do Gran Cursos Online e prepare-se para o CNU:

Veja também: 

Fique por dentro dos concursos abertos e previstos pelo Brasil. Confira também os cursos de graduação e pós-graduação do Gran:

CONCURSOS ABERTOS

PROFISSÕES

GRADUAÇÃO EAD

PÓS-GRADUAÇÃO

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


19 de Março2 min. de leitura