Técnico em comunicação social: o que faz, quanto ganha e como se tornar um!

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24 de Janeiro3 min. de leitura

A comunicação é a essência da interação humana. Ela molda a percepção do mundo, define culturas e impulsiona as revoluções. No centro dessa poderosa ferramenta, existem profissionais especializados em transmitir mensagens, criar conteúdos e construir pontes de compreensão, os chamados técnicos em comunicação social

No entanto, existem algumas outras funções relacionadas a essa carreira que você precisa saber. Neste artigo, abordaremos as principais características dessa profissão, bem como os caminhos para seguir na área. Veja!

O que faz um técnico em comunicação social? 

O técnico em comunicação social é o profissional que trabalha nos bastidores da informação e do entretenimento. Ele atua em diversas frentes, garantindo que a comunicação flua de maneira eficaz e atinja o seu público-alvo da forma desejada. 

Algumas de suas funções incluem:

  • produção de conteúdo: seja para as mídias tradicionais, como TV e rádio, ou digitais, como blogs e redes sociais, ele é responsável por ajudar a criar materiais que informem, entretenham e engajem o público;
  • edição e revisão: ele também pode ser encarregado de editar e revisar conteúdos, garantindo a sua qualidade e adequação;
  • assessoria de imprensa: aqui, ele trabalha na construção e manutenção da imagem de indivíduos ou organizações frente ao público e à mídia;
  • pesquisa e análise de mercado: entender o público é essencial e o técnico em comunicação social pode ser encarregado de estudar tendências, comportamentos e preferências para orientar estratégias de comunicação;
  • gestão de mídias sociais: monitorar, criar conteúdo e interagir com o público nas redes sociais, construindo uma presença digital sólida para marcas ou personalidades, também é uma das atividades desse profissional.

Quanto ganha um técnico em comunicação social?

De acordo com o Glassdoor, o salário de um técnico em comunicação social no Brasil é de R$ 4.615 por mês. No entanto, a remuneração pode variar entre R$ 1.100 e R$ 10.200. A faixa salarial base é de R$ 2 mil — R$ 7 mil por mês.

Jornalismo e Comunicação Social são a mesma coisa?

Muitas pessoas tendem a confundir as áreas “Jornalismo” e “Comunicação Social” ou acreditar que elas se referem exatamente à mesma coisa. No entanto, embora estejam intrinsecamente relacionados, há diferenças fundamentais entre elas que merecem ser esclarecidas.

Comunicação Social é um campo mais amplo de estudos que engloba diferentes áreas de comunicação. Pode ser entendida como a ciência que estuda os processos de comunicação humana, tanto em seus aspectos teóricos quanto práticos, e as formas como as informações são produzidas, disseminadas e consumidas pela sociedade. 

Dentro da comunicação social, é possível encontrar diferentes habilitações, como Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Rádio e TV, entre outras.

Dessa forma, o Jornalismo, por outro lado, é uma dessas habilitações, focada especificamente na coleta, apuração, redação, edição e publicação ou transmissão de notícias e informações atuais. Ele sempre busca sempre o ineditismo, a objetividade, a precisão e a relevância.

A principal missão de um jornalista é informar a sociedade com isenção, fornecendo a ela os elementos necessários para formar opiniões e tomar decisões.

Por fim, o Jornalismo se concentra em narrar e explicar os acontecimentos atuais, enquanto a Comunicação Social abrange uma variedade de atividades relacionadas à criação, transmissão e interpretação de mensagens em diversos meios e formatos.

Como se tornar técnico em comunicação social? 

Para quem tem interesse em ingressar na área de Comunicação Social e está considerando uma formação técnica, é essencial seguir alguns pontos para garantir uma preparação sólida e um início de carreira promissor. Veja!

  • Entenda a profissão: pesquise sobre as responsabilidades e oportunidades na área;
  • Escolha uma instituição renomada: opte por cursos técnicos reconhecidos pelo MEC;
  • Complete o curso: a duração média é de 1 a 2 anos, abordando fundamentos essenciais;
  • Ganhe experiência prática: busque estágios e atividades práticas para consolidar o aprendizado;
  • Invista em networking: se conecte com profissionais da área em eventos e conferências;
  • Se atualize constantemente: o campo da comunicação está em evolução, então se mantenha informado;
  • Obtenha certificações: elas podem destacar você no mercado;
  • Inicie sua busca de emprego: com a formação e experiência, busque concursos abertos e posições alinhadas ao seu perfil.

Mas, lembre-se, na comunicação, paixão e conexão com as pessoas são tão vitais quanto a formação técnica.

Agora que você entendeu mais sobre o papel do técnico em comunicação social, que tal descobrir mais sobre outras profissões? Continue acompanhando o nosso blog e confira outros conteúdos!

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