Tecnólogo em Segurança Pública: Saiba tudo sobre o curso!

Conheça o Tecnólogo em Segurança Pública da Gran Faculdade e se destaque na carreira!

Por
4 min. de leitura

Saiba tudo sobre o curso Tecnólogo em Segurança Pública da Gran Faculdade. A área tem se tornado cada vez mais importante para capacitar profissionais aptos a lidar com os desafios envolvendo aspectos de proteção e defesa. Além disso, quem busca atuar em carreiras policiais, esse pode ser um excelente diferencial e atalho para a preparação.

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal Gran Faculdade no WhatsApp!

Acompanhe o artigo para saber mais ou navegue pelo índice:

O que é Segurança Pública?

A Segurança Pública é o campo responsável por mecanismos de prevenção e combate à criminalidade. Ou seja, são iniciativas que visam fazer a manutenção e preservação da ordem pública, desde o patrulhamento, passando pelo policiamento ostensivo e envolvendo também tramitações judiciais.

Segundo a Constituição Federal:

Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, sob a égide dos valores da cidadania e dos direitos humanos, através dos órgãos instituídos pela União e pelos Estados.

Nesse sentido, como o próprio nome sugere, a área de Segurança Pública está diretamente ligada com a administração pública. Afinal, trata-se de um direito de todos e envolve a segurança da população em geral. Ainda assim, é possível encontrar mercado na área privada.

Tecnólogo em Segurança Pública é curso superior?

Sim, os cursos tecnólogos em geral são considerados cursos superiores desde que reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Caso esteja em dúvida sobre algum curso ou instituição de ensino, é possível consultar o portal do MEC e conferir se o curso está ativo, se a instituição é autorizada e reconhecida e outras questões.

Tecnólogo em Segurança Pública serve para concurso?

Sim! O curso tecnólogo vale para concursos públicos, desde que não haja requisitos específicos de formação. Por isso é importante estar atento ao edital do certame do seu interesse.

O que é o Tecnólogo em Segurança Pública?

O curso de tecnologia em Segurança Pública da Gran Faculdade une conhecimentos de múltiplas áreas como Direito, Gestão Pública, Cibersegurança, e Mediação de conflitos para tornar você um profissional de segurança pública preparado para o mercado de trabalho.

O aluno será capaz de lidar com problemas complexos e para executar a manutenção da ordem pública e da segurança da população. Além disso, o curso traz os conteúdos exigidos nos editais dos concursos públicos da área.

Tecnólogo em Segurança Pública reconhecido pelo MEC

É importante ressaltar que para o seu curso seja reconhecido em todo o Brasil e te torne um profissional apto a concorrer a vagas e certames de nível superior, o curso precisa ser reconhecido pelo MEC.

Aqui na Gran Faculdade somos reconhecidos com nota máxima e contamos com uma série de ferramentas para otimizar a sua preparação de forma 100% digital.

O tecnólogo em Segurança Público é um curso autorizado, que será reconhecido assim que concluir sua primeira turma.

Nesse meio tempo, o curso atende todas as diretrizes do MEC. De acordo com a 4ª edição do CNCST, 04/06/2024, para ingresso no Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública, o estudante deverá ser profissional de segurança pública.

Quanto tempo dura o tecnólogo em Segurança Pública?

O curso Tecnólogo em Segurança Pública da Gran Faculdade é tecnológico. Ou seja, é um tecnólogo e, por isso, tem duração de 4 semestres. Isso não diminui em nada a qualidade da formação e vale tanto quanto um curso de maior duração. Caso você tenha interesse em prestar concurso público, ele terá a mesma validade.

O que abrange a graduação em Segurança Pública?

Você pode também aprofundar o seu conhecimento em dois eixos temáticos:

  • Segurança Pública e Política Criminal: que busca promover o desenvolvimento profissional para atuação no planejamento, estruturação e gerenciamento da segurança pública e da política criminal.
  • Direitos Humanos e Técnicas Aplicadas à Segurança Pública: que busca promover a sensibilização para atuação técnica e prática orientada pelos postulados dos Direitos Humanos nas relações que envolvem a Segurança Pública.

Quem pode fazer o tecnólogo de Segurança Pública?

O curso é ideal para pessoas que desejam atuam em áreas relacionadas a segurança, justiça e policiamento. Ou seja, carreiras voltadas para o trabalho policial, jurídico, consultorias, segurança privada, gestão e administração pública.

*Tecnólogo em Segurança Pública: Para ingresso no Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública, o estudante deverá ser profissional de segurança pública (4ª edição do CNCST, 04/06/2024).

O que faz um Tecnólogo em Segurança Pública?

O profissional formado em Segurança Pública é responsável por atividades como:

  • Construção de estratégias de segurança e ordem pública;
  • Desenvolvimento, execução de monitoramento de atividades de segurança;
  • Captação de recursos para desenvolvimento de projetos;
  • Gestão de projetos, pessoas e instituições atuantes em segurança pública;
  • Negociação e administração de conflitos;
  • Elaboração de planos táticos e estratégicos e outros.

Onde um tecnólogo em Segurança Pública pode trabalhar?

O profissional formado em Segurança Pública em geral está envolvido com instituições de atuação são as forças policiais ou militares, gestão da segurança e também uma outra área em expansão é referente a crimes virtuais. Confira:

  • Órgãos públicos como o Ministério da Justiça, Agências Reguladoras ou mesmo secretarias e departamentos voltados para questões de segurança;
  • Empresas de segurança privada em diversos tipos de segmento como indústria, residências, condomínios, empresas, bancos…
  • Cargos especializados em empresas que demandem profissionais da segurança de modo geral, atuando tanto em questões operacionais como estratégicas;
  • Forças policiais e de segurança pública como Polícia Civil, Polícia Federal e outros órgãos de investigação e manutenção da ordem;
  • Consultorias e assessorias sobre segurança e muito mais.

Fazer o curso de Segurança Pública pode ser um excelente diferencial para o currículo em quem deseja atuar nessas áreas ou com consultorias e prestação de serviços.

Concurso para tecnólogo em Segurança Pública

Existem diversos concursos para carreiras policiais e outros órgãos relacionados a Justiça de nível superior que você pode concorrer sendo graduado em Segurança Pública. Ao mesmo tempo, enquanto você faz sua faculdade, já se prepara para concursos na área.

Qual melhor curso para carreiras policiais?

Existem diversos cursos de graduação que podem te capacitar para as carreiras policiais. Aqui no Gran já temos experiência em aprovação com nossos cursos preparatórios e agora também com a graduação. Confira algumas opções para você que se interessa pela área:

Quanto ganha um tecnólogo em Segurança Pública?

Segundo algumas pesquisas, o profissional da segurança pública pode ganhar de R$ 3 mil até mais de R$ 10 mil, caso opte por carreiras policiais ou dentro de órgãos públicos.

Faculdade de segurança privada: valor

Não existe um curso superior de segurança privada. Em geral, o interessado na área se forma em uma faculdade relacionada ao tema como Criminologia, Ciências Jurídicas e Sociais ou mesmo Segurança Pública.

O que fazer depois da graduação em Segurança Pública?

Depois de concluir o seu Tecnólogo em Segurança Pública você pode se especializar em áreas específicas ou relacionadas ao campo de formação. Confira algumas opções:

Saiba mais sobre a graduação em Segurança Pública!

Confira um panorama sobre o curso feito pela coordenadora do curso, professora Núbia de Paula:


Quer ficar por dentro das novidades da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal do app de sua preferência:

TELEGRAM

Por
4 min. de leitura