Gestão de conflitos: o que é, importância e como fazer?

Entenda mais sobre o que é gestão de conflitos e como usar essa habilidade no dia a dia!

Avatar


29 de Dezembro de 2023

Seja no mercado de trabalho ou na vida pessoal, você provavelmente já ouviu o termo gestão de conflitos e pode já ter vivenciado a importância dessas técnicas para melhorar um ambiente. Por isso, vale a pena entender melhor sobre essa habilidade, sua importância e como desenvolvê-la! 

Então, vamos lá, se preferir, navegue pelo índice abaixo:

O que é Gestão de Conflitos?

Em síntese, existem diversas técnicas e ferramentas para gerenciar conflitos que podem ser usadas na vida pessoal e profissional. 

Conceituar Gestão de Conflitos depende do contexto em que o termo é usado, já que pode ser entendido como uma ferramenta, técnica, habilidade, prática ou demanda. 

Mas no contexto empresarial, a gestão de conflitos pode ser entendida como a habilidade de conciliar pessoas em prol de um objetivo, projeto ou processo, sejam funcionários, clientes, investidores, fornecedores, etc. 

Para que serve Gestão de Conflitos?

A Gestão de Conflitos é fundamental para melhorar o clima organizacional nas empresas, ela serve principalmente para que as pessoas e instituições possam:

  • Lidar com divergências;
  • Trazer mais inovação e criatividade para o dia a dia;
  • Solucionar conflitos no ambiente corporativo;
  • Melhorar a produtividade e ter fluxos mais harmônicos;
  • Ter uma comunicação mais assertiva;
  • Prevenir conflitos.

Vale ressaltar que as técnicas de gestão de conflitos também podem ser utilizadas em outros contextos da vida pessoal e profissional trazendo essas e outras vantagens. 

Por isso, vale a pena estudar mais sobre o tema e desenvolver essa competência. 

Técnicas de Gestão de Conflitos

Cada ambiente ou situação específica deve ser analisada de forma individual para entender quais as melhores técnicas de Gestão de Conflitos a serem utilizadas para sua solução. 

Mas, de forma geral, algumas ações que podem ser utilizadas em variados contextos incluem:

  • Escuta ativa: escute as pessoas envolvidas no conflito, buscando a neutralidade para entender de fato a situação;
  • Negociação: muitas vezes, é possível negociar com todas as partes envolvidas para buscar soluções mais equilibradas e justas, ou avaliar quais pontos as pessoas estão dispostas a ceder; 
  • Comunicação: comunicar com clareza e transparência ajuda as pessoas a confiarem mais umas nas outras e gerenciar melhor o conflito (bem como prevenir novos conflitos);
  • Integração: unir as pessoas envolvidas em prol de uma mesma solução ajuda no entendimento de serem partes de um todo e desperta o senso de colaboração. 

Para isso, avalie a situação de uma forma imparcial, converse com as pessoas envolvidas e demonstre a elas as vantagens de encontrar soluções que sejam comuns aos interesses de todos. 

Dessa forma, é possível colaborar para um ambiente harmônico e saudável. 

Como trabalhar Gestão de Conflitos?

A Gestão de Conflitos pode ser vista como uma habilidade justamente porque podemos desenvolvê-la por meio de treinamento, estudo teórico e prático. 

A área que mais trabalha com Gestão de Conflitos no meio corporativo é o departamento de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas. Mas, como vimos, esse conhecimento é válido para todas as pessoas, de todos os setores e instituições. 

Dessa forma, para trabalhar Gestão de Conflitos, é preciso se qualificar na área. É possível ter uma introdução sobre o tema em podcasts, artigos (como este), vídeos e publicações online ou ainda buscar por cursos de capacitação. 

O ideal é procurar aquilo que faz mais sentido para sua formação, interesse e área de atuação. Por exemplo, para quem visa cargos de liderança, fazer cursos de Gestão de Conflitos, Negociação, Comunicação, Empatia e outras habilidades interpessoais (soft skills) é um excelente investimento. 

Isso porque lidar com pessoas e processos exige habilidades para gerenciar divergências, potencializar qualidades e solucionar problemas.  

Curso de Gestão de Conflitos

Além de ser possível encontrar cursos livres de Gestão de Conflitos com rápida duração, outra opção para quem deseja atuar de maneira mais aprofundada na área é buscar um curso superior que aborda esse conceito. 

No curso tecnólogo em Recursos Humanos da Gran Faculdade você pode estudar de forma 100% online e conquistar seu diploma em 2 anos. 

Nessa formação, você desenvolve a Gestão de Conflitos e outras ferramentas importantes de clima e cultura organizacional

Além disso, no curso da Gran Faculdade, a cada semestre você recebe uma certificação intermediária que comprova seu conhecimento na área e permite que você se destaque no mercado de trabalho antes mesmo de concluir a graduação. 

Ao todo, são 4 certificações ao longo do curso para os seguintes módulos:

  1. Gente, Gestão e Cultura com certificação em People Analyst;
  2. Competências e Comportamento Humano com certificação de estrategista de Desenvolvimento Humano;
  3. Cargos e Recompensas com certificação em Gerenciamento de Trabalho;
  4. Pessoas e Carreira com certificação de Business Partner.

Aproveite as vantagens da Gran Faculdade

Como vimos, a Gestão de Conflitos é uma habilidade muito bem vista no mercado de trabalho. Afinal, contribuir com um ambiente organizacional mais saudável e equilibrado é essencial em toda instituição. 

Independentemente de qual a sua área de atuação, vale a pena desenvolver essa e outras competências comportamentais para manter seu currículo destacável no mercado de trabalho. 

Além do curso de Gestão de Recursos Humanos que vimos no tópico anterior, a Gran Faculdade conta com mais de 20 cursos de graduação EAD que podem te ajudar a conquistar seu cargo dos sonhos. 

Aproveite vantagens como:

  • Entrada imediata para você não precisar aguardar o início de um novo semestre letivo para começar a conquistar seu diploma – você se matricula e pode começar o curso no mesmo dia;
  • Faculdade EAD com curso 100% digital que possibilita conciliar a rotina do dia a dia com os estudos;
  • Plataforma simples e intuitiva, assim, você estuda de onde estiver, em qualquer dispositivo;
  • Professores renomados, didáticos e que preparam os alunos para a prática profissional;
  • Mensalidades que cabem no seu bolso para que você possa realizar seus sonhos, com valores fixos ao longo de todo o curso, sem pegadinhas ou letras miúdas;
  • Acessibilidade e ferramentas de inclusão, afinal, aqui, todo mundo pode! E muito mais.

Cursos de graduação EAD da Gran Faculdade

Confira nossos cursos, escolha o seu e comece hoje mesmo a conquistar seu diploma com o Gran! 



Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Avatar


29 de Dezembro de 2023