Teste de Aptidão Física (TAF) para concursos: Saiba TUDO e garanta a sua aprovação!

Teste de Aptidão Física (TAF) para concursos

Conheça com mais detalhes o TAF!

Os candidatos a concursos públicos têm de enfrentar horas de estudo para as provas escritas. Mas os que concorrem a cargos na área de segurança pública têm de se preparar para outra etapa que é tão importante quanto à parte teórica: os Testes de Aptidão Física (TAF). Geralmente eliminatórios, o índice de reprovação nesse tipo de exame chega a 48%, segundo especialistas da Equipe AprovaTAF, parceira do Gran Cursos Online para treinamento físico para concursos.

Por esse motivo, convidamos o Doutor César Marra, da Equipe AprovaTAF, para comentar detalhes importantes sobre o TAF. Marra tem uma longa história com os testes físicos para concursos públicos, o que levou a um reconhecimento na área, por suas habilidades adquiridas na Escola de Educação Física do Exército, que são primordiais para uma boa execução dos testes.

Mestre na área de Educação Física pela Universidade Católica de Brasília e Doutor pela IPCFEX  (Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército), ele foi o primeiro pesquisador do Brasil a trazer o HIT (High Intensive Tranining) para o país, e com vasta pesquisa montou o site da Equipe AprovaTAF, com especialistas no assunto.

Um grande problema é que muitos candidatos que deixam para se preparar para o exame físico na última hora correm o risco de ter lesões durante a preparação e ficarem impossibilitados de fazer a prova. O profissional alerta para uma preparação antecipada e diz que isso ocorre com frequência. “É um grande perigo. Um grande erro do candidato é deixar o direcionamento do TAF para última hora. As bancas publicam os editais com as fases dos concursos e, geralmente, após os exames médicos vêm os teste físicos. No entanto, eles não estipulam a data, devido a recursos dos exames objetivos e outros. A média dura entre três e seis semanas, para a chamado pro teste físico. Não dá tempo! O candidato que deixa para dedicar-se ao TAF somente com a convocação não terá uma preparação adequada”, afirma.

César fala sobre o período mínimo ideal para que o candidato esteja preparado para a importante etapa dos testes físicos. ” Um período mínimo razoável são três meses, mas isso depende de vários fatores. Por exemplo, se o indivíduo tiver uma excesso de gordura muito grande, uma obesidade grau 1 com IMC acima de 30, e teve uma vida sedentária, o mínimo seria de seis meses. Ele deixa uma alerta. “Não se engane quem achar que está com um condicionamento físico bom, já tivemos, por exemplo, alunos triatletas que não tiveram condicionamento para realizar uma barra, ou seja, não é um condicionamento físico global que vai fazer ele ter um desempenho satisfatório no TAF, é preciso estar bem preparados para as exigências do edital”, pontua.

Todos nós somos capazes de realizar um TAF de concurso. De acordo com o especialista, basta um planejamento e foco. “Fazendo treinamentos adequados, isso se chama planejamento periodizado, todo indivíduo está apto a conseguir fazer. Temos vários alunos que agradecem a oportunidade de ter conseguido fazer uma barra, disponibilizamos gratuitamente um plano de corrida gratuito”.

O profissional destaca uma grande vantagem de quem está se preparando para concurso público: o aprimoramento da capacidade de concentração e outros. ” Diversos estudos mostraram que a prática regular de atividade física aumenta o desempenho cognitivo, melhora a memoria, melhora a concentração, então além de estar se preparando para o teste físico, adquirir saúde, adquirir aptidão física, adquirir uma boa estética, vai diminuir a gordura, vai aumentar a massa muscular, terá um desempenho cognitivo para os estudos, se concentra melhor”.

Muitos pensam que fazer alongamento é o recomendando para uma boa execução dos teste físicos, mas Marra alerta para o contrário e diz que o mais importante é o aquecimento. “Não misturar aquecimento com alongamento. Estudos recentes mostraram que o alongamento é prejudicial para a performance. Estudos mostraram que alongar diminui a capacidade muscular de encurtamento, então é importante não alongar, fazer sessões de alongamento para aumentar a flexibilidade em dias isolados. Agora aquecimento, que é a repetição – aquecimento dos grupos musculares, é importantíssimo, vai lubrificar, vai aumentar a temperatura corporal, vai aumentar a frequência cardíaca, vai preparar o corpo para o exercício”, alerta.

No Bate Papo, o doutor Marra esclarece dúvidas de candidatos a respeito do teste de natação do concurso da Polícia Civil de Pernambuco, bem como auxilia os candidatos para execução da barra e demais exigências de editais. Dá dicas para quem está iniciando, alerta para o uso de suplementos e muito mais. Para conferir, basta assistir ao vídeo abaixo.

 

Boa preparação e Gran Sucesso! 

Conheça o preparatório do Gran Cursos Online para o Teste de Aptidão Física (TAF) e saia na frente

taf-aprova

16 Comentários

16 Comentários

  1. Avatar

    Ane

    20/03/2017 20:14em20:14

    Olá, eu gostaria de ficar na área de concursos policiais, os especialistas em TAF do Gran Concursos poderiam me tirar uma dúvida?
    Eu tenho um sopro no coração, que não me impede de fazer atividades, vida normal o cardiologista disse.
    Mesmo que eu passe no TAF esse sopro (por mais que nao seja limitante, nem incapacitante) pode me reprovar no exame medico? (Agente PF e Agente PRF)
    Estou bem desmotivada a estudar, treinar e no final “morrer na praia” :/
    se vocês puderem me ajudar ficaria mto grata 🙂

    • Avatar

      Danilo Sousa

      23/08/2017 21:33em21:33

      Sopro no coração é causa eliminatória.

    • Avatar

      Rute

      13/02/2018 21:40em21:40

      há o benigno e o maligno. Sendo o benigno o que te permite levar uma vida normal, pode fazer, não vai haver eliminação.

    • Avatar

      HF

      31/07/2018 19:48em19:48

      Olá Ane, não sou o Gran Cursos, mas pelo que vi não estão respondendo as intereções pelo blog.
      Minha opinião é que deve procurar o cardiologista com o edital na mão e consultar a esse respeito, não havendo restrições no edital e tendo aval de seus médico – levanta a cabeça e vá a a luta, estudo e se prepare para a prova escrita e o TAF!!! Sucesso, Deus ajude!

  2. Avatar

    GABRIEL

    12/04/2017 20:26em20:26

    Provalmente sim seja reprovada, pois será considerado fator risco de morte mais frágil, sou militar comecei este ano no exercito tem muitos testes fisicos longas corridas cansado as vezes mais não desisto coro pé, machucado com dores mais vou pq meu sonho finalmente começo entao nao desista do seu se for da vontade de deus já esta na suas mãos

  3. Avatar

    titio concurseiro

    25/09/2017 08:51em08:51

    Bom dia guerreiros!!!!

    Alguém teria a informação de onde é normalmente, o TAF realizado em BH sendo ministrado pela banca cebraspe?

    Vlw!

  4. Avatar

    luciano

    07/11/2017 09:39em09:39

    alguém pode dizer quantos são convocados para o taf, exemplo 45 vagas quantos serão convocados para o TAF?

  5. Avatar

    Lucas

    15/03/2018 10:20em10:20

    Bom dia! Alguém saberia me dizer se existe 1 local de exame para o TAF da Polícia Federal por Estado? Se houver em São Paulo a piscina é olímpica(50m), ou semiolímpica(25)? Pergunto isso pois meu tempo é pior na piscina semi-olímpica rsrs

  6. Avatar

    Mateus

    12/04/2018 11:19em11:19

    Bom, eu queria tirar uma dúvida, quem poder me ajudar eu agradeço…
    Sempre fui muito interessado na área Militar,mas, eu tenho Paralisia Cerebral leve ,mas nunca atrapalhou nada em minha vida, tanto na vida escolar, tanto na vida profissional e tanto na vida social. Mas com essa Deficiência meu braço e perna direita e mais fina 8 cm do que os membros do lado esquerdo, mas tenho força ambos normalmente , faço academia, jogo bola, faço esteira , faço natação , mas eu quero saber se sou compatível para fazer o TAF da Policia Federal?

    • Avatar

      Ridome

      14/02/2019 12:51em12:51

      Você mesmo já disse aí que faz tudo, corre, nada, pega peso, enfim, quem vai dizer se é compatível ou não é você mesmo. O importante é treinar bastante e cumprir as metas exigidas nos exercícios (repetição, distância, etc). Só você pode realmente saber do que VOCÊ é capaz.

  7. Avatar

    IGOR

    15/05/2018 17:38em17:38

    O TAF OCORRE NOS FINAIS DE SEMANA OU DURANTE A SEMANA ? POR CAUSA DE TRABALHO

  8. Avatar

    Ridome

    14/02/2019 12:56em12:56

    Igor, aos finais de semana. Todas as etapas, com exceção do curso de formação, ocorrem aos finais de semana.

  9. Avatar

    Ana Flávia

    27/05/2019 14:01em14:01

    Olá, qual a duraçaõ do Taf, o dia inteiro, ou ter horario pra começar e terminar?

  10. Avatar

    kelle joice

    16/07/2019 15:17em15:17

    Olá descobri recentemente que estou com sopro no coração, isso me atrapalharia no concurso, mesmo não sendo algo grave?

  11. Avatar

    Marlene costa

    06/12/2019 22:38em22:38

    Olá gostaria de saber si tem teste natação
    Não sei nadar

    • Gabrielly Kristian

      Gabrielly Kristian

      09/12/2019 08:54em08:54

      Bom dia, Marlene!

      Você tem interesse em qual concurso ?

      Geralmente nos testes de Aptidão Física não tem natação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo