Teste de Aptidão Física (TAF) para concursos: Saiba TUDO e garanta a sua aprovação!

Avatar


23 de agosto3 min. de leitura

Teste de Aptidão Física (TAF) para concursos

Conheça com mais detalhes o TAF!

Os candidatos a concursos públicos têm de enfrentar horas de estudo para as provas escritas. Mas os que concorrem a cargos na área de segurança pública têm de se preparar para outra etapa que é tão importante quanto à parte teórica: os Testes de Aptidão Física (TAF). Geralmente eliminatórios, o índice de reprovação nesse tipo de exame chega a 48%, segundo especialistas da Equipe AprovaTAF, parceira do Gran Cursos Online para treinamento físico para concursos.

Por esse motivo, convidamos o Doutor César Marra, da Equipe AprovaTAF, para comentar detalhes importantes sobre o TAF. Marra tem uma longa história com os testes físicos para concursos públicos, o que levou a um reconhecimento na área, por suas habilidades adquiridas na Escola de Educação Física do Exército, que são primordiais para uma boa execução dos testes.

Mestre na área de Educação Física pela Universidade Católica de Brasília e Doutor pela IPCFEX  (Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército), ele foi o primeiro pesquisador do Brasil a trazer o HIT (High Intensive Tranining) para o país, e com vasta pesquisa montou o site da Equipe AprovaTAF, com especialistas no assunto.

Um grande problema é que muitos candidatos que deixam para se preparar para o exame físico na última hora correm o risco de ter lesões durante a preparação e ficarem impossibilitados de fazer a prova. O profissional alerta para uma preparação antecipada e diz que isso ocorre com frequência. “É um grande perigo. Um grande erro do candidato é deixar o direcionamento do TAF para última hora. As bancas publicam os editais com as fases dos concursos e, geralmente, após os exames médicos vêm os teste físicos. No entanto, eles não estipulam a data, devido a recursos dos exames objetivos e outros. A média dura entre três e seis semanas, para a chamado pro teste físico. Não dá tempo! O candidato que deixa para dedicar-se ao TAF somente com a convocação não terá uma preparação adequada”, afirma.

César fala sobre o período mínimo ideal para que o candidato esteja preparado para a importante etapa dos testes físicos. ” Um período mínimo razoável são três meses, mas isso depende de vários fatores. Por exemplo, se o indivíduo tiver uma excesso de gordura muito grande, uma obesidade grau 1 com IMC acima de 30, e teve uma vida sedentária, o mínimo seria de seis meses. Ele deixa uma alerta. “Não se engane quem achar que está com um condicionamento físico bom, já tivemos, por exemplo, alunos triatletas que não tiveram condicionamento para realizar uma barra, ou seja, não é um condicionamento físico global que vai fazer ele ter um desempenho satisfatório no TAF, é preciso estar bem preparados para as exigências do edital”, pontua.

Todos nós somos capazes de realizar um TAF de concurso. De acordo com o especialista, basta um planejamento e foco. “Fazendo treinamentos adequados, isso se chama planejamento periodizado, todo indivíduo está apto a conseguir fazer. Temos vários alunos que agradecem a oportunidade de ter conseguido fazer uma barra, disponibilizamos gratuitamente um plano de corrida gratuito”.

O profissional destaca uma grande vantagem de quem está se preparando para concurso público: o aprimoramento da capacidade de concentração e outros. ” Diversos estudos mostraram que a prática regular de atividade física aumenta o desempenho cognitivo, melhora a memoria, melhora a concentração, então além de estar se preparando para o teste físico, adquirir saúde, adquirir aptidão física, adquirir uma boa estética, vai diminuir a gordura, vai aumentar a massa muscular, terá um desempenho cognitivo para os estudos, se concentra melhor”.

Muitos pensam que fazer alongamento é o recomendando para uma boa execução dos teste físicos, mas Marra alerta para o contrário e diz que o mais importante é o aquecimento. “Não misturar aquecimento com alongamento. Estudos recentes mostraram que o alongamento é prejudicial para a performance. Estudos mostraram que alongar diminui a capacidade muscular de encurtamento, então é importante não alongar, fazer sessões de alongamento para aumentar a flexibilidade em dias isolados. Agora aquecimento, que é a repetição – aquecimento dos grupos musculares, é importantíssimo, vai lubrificar, vai aumentar a temperatura corporal, vai aumentar a frequência cardíaca, vai preparar o corpo para o exercício”, alerta.

No Bate Papo, o doutor Marra esclarece dúvidas de candidatos a respeito do teste de natação do concurso da Polícia Civil de Pernambuco, bem como auxilia os candidatos para execução da barra e demais exigências de editais. Dá dicas para quem está iniciando, alerta para o uso de suplementos e muito mais. Para conferir, basta assistir ao vídeo abaixo.

 

Boa preparação e Gran Sucesso! 

Conheça o preparatório do Gran Cursos Online para o Teste de Aptidão Física (TAF) e saia na frente

taf-aprova

Avatar


23 de agosto3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

atividade física taf