TJ RR assegura igualdade de gênero nas comissões dos certames! Entenda!

TJ RR estabelece percentual mínimo de participação feminina na composição das comissões e bancas examinadoras de concursos da Justiça local

Avatar


26 de agosto1 min. de leitura

O Tribunal de Justiça de Roraima – TJ RR estabeleceu, por meio da Portaria 323/2020, que a composição das comissões organizadoras e bancas examinadoras no âmbito Poder Judiciário do Estado de Roraima repeitará composição mínima de 50% de mulheres. A medida abrangerá concursos públicos e processos seletivos para ingresso de magistrados, servidores e estagiários no quadro.

A partir de agora as bancas examinadoras e comissões de concurso público, deverão ser compostas por profissionais qualificados, atendendo-se às exigências de nível de escolaridade e, a partir de agora, também ao percentual mínimo de participação feminina.

A decisão do TJ RR vem no sentido de fazer cumprir orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que que instituiu a Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário por meio da Resolução do Conselho Nacional de Justiça 255/2018. O CNJ determinou que as unidades do Poder Judiciário deverão propor diretrizes e mecanismos que incentivem a participação feminina em cargos de chefia e assessoramento em bancas de concurso público e como expositoras em eventos institucionais.

Além disso, há um esforço coletivo do Judiciário brasileiro no sentido de atingir o 5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas em alcançar a igualdade de gênero, que está na Agenda 2030. As medidas nesse sentido visam garantir a participação plena e efetiva das mulheres com igualdade de oportunidades para liderança em todos os níveis de tomada de decisão na esfera pública.

Saiba todos os detalhes sobre os concursos em Roraima clicando AQUI

 

Avatar


26 de agosto1 min. de leitura