Utilidade dos cursos preparatórios para o CACD

Avatar


17 de Julho de 2018

Os cursos preparatórios para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) são relativamente recentes, ainda que o exame em si seja bastante antigo[1]. Isso porque, em um passado não muito distante, o processo seletivo já era difícil, mas a concorrência era muito menor. Até a década de 90, não chegava a mil o número de candidatos que se apresentavam. A maioria dos aprovados estudavam com professores particulares no Rio de Janeiro, onde foi a sede do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e também do Instituto Rio Branco (IRBr), até a década de 70[2].

Ou seja, durante muito tempo, a preparação para o CACD era bastante custosa, especialmente para aqueles que não residiam na cidade do Rio de Janeiro. Depois, aos poucos foram surgindo os cursinhos, ainda acanhados e com poucos alunos. A maioria estava também na capital carioca, e alguns outros em São Paulo e Brasília. Ainda assim, quem estivesse longe desses três centros era prejudicado.

Além disso, muitos candidatos questionavam, e aliás alguns ainda questionam, a eficácia desses cursos, já que tradicionalmente os aprovados não os tinham cursado. Muitos, no entanto, continuavam no esquema das aulas particulares com professores que preparavam para o CACD havia décadas.

Essa realidade mudou radicalmente nos últimos poucos anos, assim como o próprio Brasil e, consequentemente, o Itamaraty. A carreira diplomática já é bem mais acessível do que era há 30 ou 20 anos. O concurso continua, sim, bastante difícil – talvez até mais do que no passado, por ser mais concorrido –, mas não é preciso mais investir tantos recursos, nem tanto tempo, para se conseguir uma preparação adequada, que coloque o(a) candidato(a) com boas chances de aprovação.

Os cursinhos preparatórios podem ajudar, e muito, ainda que não dispensem a necessidade do estudo individual complementar. E a tecnologia barateou esses cursos, por meio das plataformas online, que permitem o estudo na hora e no local de preferência dos alunos. Não é mais preciso, portanto, pagar um professor particular, nem uma viagem ao Rio de Janeiro. Tampouco é necessário deixar o trabalho para acompanhar aulas presenciais em horários indisponíveis.

É nesse contexto que o curso de preparação do Gran Cursos Online se insere e se diferencia. Os diferenciais do Gran Cursos são exclusivos, como:

  • Garantia de complementação (atualização minuciosa do conteúdo conforme publicação do edital);
  • Acesso a um banco com mais de 300 mil questões de concursos, escolhidas por especialistas;
  • Fórum de Dúvidas;
  • Acelerador de vídeos em 1.5x e 2x;
  • Cronograma de estudos personalizado;
  • Audioaulas disponíveis para DOWNLOAD;
  • Simulados online (Plataforma Gran Cuca) com correção em tempo real;
  • Recurso para anotações prático e moderno;
  • Certificação gratuita após a conclusão do curso;
  • Monitor de desempenho com indicadores sobre sua preparação; e
  • Possibilidade de assistir às videoaulas em modo OFFLINE por meio do iOS e Android[3].

Não fossem todos esses diferenciais exclusivos que valem para todos os cursos preparatórios do Gran Cursos Online, a preparação para o CACD tem um derradeiro e definitivo: a maioria de nossos professores são jovens diplomatas. Essa vantagem é única, pois esses jovens, além de especialistas nas disciplinas que ministram, têm na cabeça todo o conteúdo adquirido para o sucesso no exame que tem o mesmo formato que enfrentaram. Tudo isso a um custo muito inferior a grande parte dos cursos concorrentes. Não existe, portanto, melhor custo-benefício para quem sonha com a carreira diplomática. Dica valiosa para os candidatos em reta final de preparação!

[1]                     Desde 1945, o Instituto Rio Branco organiza anualmente os exames de ingresso para a carreira diplomática.

[2]                     O Itamaraty demorou para transferir-se em definitivo para Brasília, mesmo depois da inauguração da nova capital federal.

[3]                     Saiba mais em https://www.grancursosonline.com.br/cursos/por-concurso/combo-para-diplomata-cacd-primeira-e-segunda-fases-intensivao

 

Prof.Jean Marcel Fernandes – Coordenador Científico

Nomeado Terceiro-Secretário na Carreira de Diplomata em 14/06/2000. Serviu na Embaixada do Brasil em Paris, entre 2001 e 2002. Concluiu o Curso de Formação do Instituto Rio Branco em julho de 2002. Lotado no Instituto Rio Branco, como Chefe da Secretaria, em julho de 2002. Serviu na Embaixada do Brasil em Buenos Aires – Setor Político, entre 2004 e 2007. Promovido a Segundo-Secretário em dezembro de 2004. Concluiu Mestrado em Diplomacia, pelo Instituto Rio Branco, em julho de 2005. Publicou o livro “A promoção da paz pelo Direito Internacional Humanitário”, Fabris Editor, Porto Alegre, em maio de 2006. Saiba +


Com o objetivo de preparar os candidatos para o concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, um dos mais difíceis do país, o Gran Cursos Online lançou um novo curso de preparação extensiva para o CACD 2018, composto por teoria e exercícios. Nosso objetivo é ajudá-lo na consolidação de seu conhecimento e, consequentemente, na realização de uma excelente preparação para o próximo concurso. Além das orientações de uma equipe altamente qualificada (diplomatas e especialistas), que irá destacar e desvelar os principais tópicos de cada disciplina, você contará, ainda, com as preciosas dicas sobre as particularidades da banca CESPE, um ano de acesso ao conteúdo, visualizações ilimitadas e outros diferenciais. Com esse curso você se prepara de forma antecipada e eficaz!

 

 

Avatar


17 de Julho de 2018

Tudo que sabemos sobre:

CACD 2018 concurso Diplomata