Confira os 6 erros comuns que os pequenos escritórios de advocacia cometem:
Pequenos escritórios de advocacia que ainda não desenvolveram uma estrutura administrativa muito complexa geralmente acabam sofrendo com alguns erros de percurso.
É comum, por exemplo, que estratégias para a fidelização de clientes sejam deixadas de lado, assim como não é nada raro encontrar sinais de negligência em relação à administração dos processos de prospecção.
Mas quais são as consequências desses erros e como eles podem ser evitados? Pois veja agora mesmo nossa lista e se previna:
Não administrar adequadamente as finanças
Antes de mais nada, é preciso pensar no escritório de advocacia como um negócio assim como qualquer outro. Por isso, ele deve ser capaz de se manter, gerar rendimentos e, com o tempo, crescer. Mas o problema é que a maioria dos advogados não é devidamente instruída sobre administração, contabilidade e finanças na faculdade!
Assim, é extremamente necessário correr atrás desse conhecimento, dedicando-se a esses aspectos para garantir um fluxo de caixa mínimo, rendimentos constantes para os sócios e um planejamento orçamentário realista.
Não prospectar os clientes certos
É essencial ser estratégico ao prospectar seus clientes, definindo primeiramente seu nicho de atuação e o perfil do público que deseja ter em seu escritório. A partir daí fica bem mais fácil elaborar estratégias sofisticadas de prospecção, que podem ir desde a participação em eventos da área para networking, passando pela realização de apresentações institucionais e chegando ao desenvolvimento de estratégias de marketing.
Não investir no relacionamento com os clientes
E por falar em estratégia, não deixe de cuidar do relacionamento com seus clientes, sejam eles quem forem! Procure oferecer seus serviços de forma a mantê-los como clientes mesmo quando suas demandas processuais já acabaram — por meio de consultorias, por exemplo.
Para tanto, implemente pesquisas de satisfação, elabore relatórios periódicos com atualizações sobre os andamentos processuais e não demore a responder e-mails e retornar ligações! Esses cuidados parecem até simples demais, mas, acredite, fazem toda a diferença!
Não apostar no poder do marketing
Esse é outro erro comumente cometido por pequenos escritórios de advocacia. Mas atenção: por menor que seja seu escritório, não só é possível como é mais que recomendado investir em estratégias de marketing.
Você pode, por exemplo, desenvolver um blog institucional e criar uma newsletter do escritório, mantendo e divulgando postagens regulares sobre o meio jurídico. Assim o escritório se estabelece de forma orgânica como autoridade na área. Além disso, também pode adotar práticas como a compra de visualizações em reels no ImpulsioneGram, para que os perfis de Instagram dos escritórios tenham mais credibilidade perante seus seguidores na rede social.
Não se especializar
Por mais que você não possa se dar ao luxo de recusar muitas causas — principalmente no início de sua jornada —, é importante se especializar em algumas áreas do Direito desde o princípio. Para isso, pense no perfil dos clientes que deseja ter no escritório e, a partir daí, determine o melhor caminho a seguir.
Dessa maneira, se seu foco é ter como clientes pequenas e médias empresas, por exemplo, que tal oferecer assistência jurídica nas áreas trabalhista, empresarial e tributária, essenciais para esse tipo de cliente?
Não investir em bons estagiários
Lembre-se de que seus estagiários de hoje serão, se tudo der certo, seus advogados associados de amanhã!
Por isso, quanto melhores eles forem treinados e quanto mais se engajarem no espírito do escritório, mais chances terão de permanecer com você e realizar um bom trabalho. E se quer aproveitar para aprender a reter talentos em seu escritório de advocacia.
Já que é mais que comprovado que muitos escritórios de advocacia perdem clientes, talentos e negócios justamente por negligenciarem esses aspectos, comece a se preparar desde já para não cair nessas armadilhas! Aprenda com esses erros e garanta o sucesso de seu escritório!
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