Confira 12 dicas de Conhecimentos Pedagógicos para o concurso da SEDF!

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sedf-arteCom edital iminente, o concurso da Secretaria de Educação do Distrito Federal ofertará 2,9 mil vagas, sendo a maior parte – 2 mil – para professores, em diversas especialidades. As outras 900 serão destinadas para a carreira de Assistência à Educação: 560 para técnicos em gestão educacional (230 imediatas e 330 para cadastro de reserva), 250 para monitores de gestão educacional (100 imediatas e 150 para cadastro de reserva) e 90 para analistas (40 imediatas e 50 para cadastro de reserva). Para professores e analistas será exigido nível superior, já para os cargos de monitor e técnico, nível médio.

O sonho de servir à sociedade em um órgão famoso por oferecer boas remunerações não é o único combustível que deverá atrair milhares candidatos. A estabilidade no emprego, por conta da contratação pelo regime estatutário, é outro atrativo do cargo. Os iniciais das carreiras podem alcançar a casa do R$ 5 mil para professores.

A banca organizadora será o Cebraspe (antigo Cespe/Unb) conhecido por seu modelo de provas “certo e errado”, que difere da ampla maioria das provas de concursos públicos que contam com cinco alternativas em cada questão (sendo apenas uma correta). As provas do Cespe/UnB possuem apenas duas opções de resposta: correto ou incorreto. Mas é na pontuação que está a polêmica, pois cada erro do candidato anula um acerto. Em uma prova com 100 questões, por exemplo, um candidato que acerta metade das questões e erra a outra metade fica com a pontuação final igual a zero.

Portanto, conhecer a banca é tão importante quanto os estudos. A preparação de um candidato para concurso público exige não apenas conhecimento das matérias de prova, determinação férrea para estudar até o último momento e foco absoluto na meta final da aprovação. É preciso que ele conheça também a banca que vai aplicar a prova e como ela costuma abordar cada uma das disciplinas que farão parte do concurso, a fim de responder o que foi perguntado pelo examinador e não desperdiçar preciosos pontos com respostas divergentes do pensamento de quem elaborou as questões.

Pensando nisso, o Gran Cursos Online solicitou ao professor Carlinhos Costa, especialista em Conhecimentos Pedagógicos e servidor da SEDF, que elaborasse dicas para otimizar a sua preparação. Confira abaixo:

  1. O supervisor na sua atuação pode ajudar a construir o conhecimento pedagógico, contribuindo para a compreensão dos fenômenos educativos. Suas atividades não estão ligadas ao monitoramento da escola.
  2.  Para Piaget, a criança é ativa e constrói seu conhecimento de forma reflexiva. O professor, na abordagem piagetiana, deve ser problematizador e criar situações que levem as crianças a pensar.
  3. A realização de pesquisa participante proporciona a produção de conhecimento por pesquisador e pesquisados. Destina-se ao levantamento de problemas e de possibilidades de resolução, sendo muito realizada com classes populares.
  4. Segundo Althusser, a escola é um aparelho do Estado que atua ideologicamente mediante a imposição de um currículo.
  5. De acordo com Pierre Bourdieu e Passeron, o currículo escolar fundamenta-se na cultura dominante, tornando a educação um processo de dominação cultural.
  6. A construção do projeto político-pedagógico compreende a análise dos elementos que constituem o trabalho pedagógico de dada realidade. Os princípios norteadores do projeto político-pedagógico incluem a qualidade e a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola.oficina-facebook
  7. De acordo com a LDB. A educação básica pode ser organizada em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios. E a gestão democrática é um princípio que se aplica obrigatoriamente somente à rede pública.
  8. O planejamento é próprio de diferentes atividades humanas, no caso da profissão docente esta tarefa toma face técnica e é extremamente importante para a garantia do sucesso da atividade docente, além de  aparecer como uma imposição legal.
  9. Segundo Vygotsky, zona de desenvolvimento proximal é a distância entre o que o aluno é capaz de aprender e de fazer sozinho e o que ele é capaz de aprender e fazer ao observar outras pessoas ou ao seguir orientações, o que delimita a margem de incidência da ação educativa.
  10. No planejamento educacional, o estabelecimento dos objetivos deve estar relacionado à filosofia que fundamenta o projeto educacional.
  11. Planejamento participativo implica, necessariamente, descentralização e desconcentração do poder.
  12. Em uma organização, a desigualdade no acesso à informação, que atende a níveis da hierarquia organizacional, deve ser eliminada por meio do planejamento participativo.

Carlinhos Costa é servidor efetivo da SEDF, ocupando atualmente o cargo de Diretor de Ensino Fundamental, com passagens pela assessoria do Subsecretário de Educação Básica, Gestor de Escola Pública e Coordenador Intermediário. Técnico em Magistério para a Educação Infantil e Anos Iniciais dos Ensino Fundamental, Graduado em Ciências Biológicas e Pedagogia, Especialista em Direito Educacional e Gestão/Orientação Educacional e Mestre em Metodologia do Ensino. Professor de Cursos Preparatórios para Vestibulares e Concursos desde 2007. Professor desde 2001 e atuação em todos os níveis da educação escolar.

Detalhes:

  • Concurso: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (Concurso SEDF 2016)
  • Banca organizadora: Cespe/UnB
  • Cargos:  Professor; Analista; Técnico; Monitor
  • Escolaridade: Níveis médio e superior
  • Estados: DF
  • Número de vagas: 2,9 mil
  • Remunerações: Até R$ 5 mil
  • Situação: EDITAL IMINENTE
  • Previsão p/ publicação do edital: 2016

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