5 características do concursando olímpico

Por
4 min. de leitura

tamanho-quadrado“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.” (Hebreus 11.1)

Olá querido leitor.

O Brasil, como se sabe, está sendo palco de um dos maiores eventos esportivos do planeta: as Olimpíadas – RIO 2016. Nesta edição, podemos vibrar e se emocionar com a disputa de 42 modalidades Olímpicas. Do atletismo ao vôlei de praia; do basquetebol ao remo; há modalidades para todos os gostos.

Em época de olimpíadas, além das emocionantes imagens de abertura e fechamento do evento, há algo que me chama bastante atenção: a superação, nas mais diversas competições. Em cada edição do evento, nota-se que os atletas estão mais focados e determinados a vencer limites. Romper barreiras. Extrapolar limites naturais. Superar recordes. Isso é extraordinário!!!

Superação, segundo o Dicionário Aurélio, é vencer, subjugar, dominar, passar além de, exceder, ultrapassar, passar por cima de, passar além de, sobrelevar.

Interessante que essa busca por superação não é uma necessidade apenas dos que estão em busca do ouro olímpico. Na verdade, todas as pessoas que possuem uma meta, um projeto a ser realizado, precisam colocar em seu kit de preparação esse suplemento indispensável.

Nessa linha, nem precisamos nos esforçar tanto, para entendermos, também, que aqueles que pretendem alcançar um cargo público devem inserir a busca pela superação na sua jornada diária.

O concursando que não busca formas de superar-se, logo, logo, para. Quando não há superação, a estagnação reina. A acomodação bate à porta. Isso tudo junto tem levado muitos “concursandos olímpicos” à desistência.

Olha só.

Analisando as diversas modalidades de esportes olímpicos, eu percebi características, em algumas delas, que são necessárias, também, à busca e à realização da vitória, pelo concursando. Quero, neste ponto, compartilhar com você essas características.

1 – Modalidade – Tiro esportivo e tiro com arco – Características centrais – ALVO

Um verdadeiro teste de precisão. O tiro esportivo faz parte do programa Olímpico desde Atenas 1896, primeira edição da era moderna. No Rio 2016, os atletas miram o pódio em nove provas masculinas e seis femininas, todas individuais…. Preparar, apontar… O tiro com arco, por sua vez, estreou nos Jogos Paris 1900 e, logo na edição seguinte, passou a contar com a participação feminina.

O atleta que participa dessa modalidade precisa acertar o alvo. Perceba! Para que acerte o alvo, antes, precisa focá-lo. Se não há alvo, não há o que acertar. Da mesma forma, isso vale para o concursando olímpico. Defina seu ALVO! Estabeleça sua meta! Após isso, não a perca de vista. Não saia do foco! Já estabeleceu seu alvo??? Então, agora, é preparar… apontar… e correr atrás da vitória.

2 – Modalidade – Levantamento de peso – Característica central – FORÇA

Em um teste de força, os atletas levantam até três vezes o seu peso corporal. O esporte, que estreou em Atenas 1896, conta com a participação das mulheres desde Sydney 2000. No Rio 2016, estão em disputa oito categorias masculinas e sete femininas.

A FORÇA é fundamental para o concursando olímpico. Eu me recordo que, quando comecei a estudar para concursos públicos, as dificuldades pareciam ser bem maiores que as facilidades. Também me deparei com o seguinte: o número de pessoas que tentavam me desmotivar era bem maior que daquelas que apoiavam meu sonho.

Sem FORÇA DE VONTADE não vamos a lugar algum, pois precisamos dela para enfrentar as barreiras que se nos apresentam na caminhada. Diz uma frase de um autor desconhecido que “se você não tem incentivo de alguém, é bom ter muita força de vontade.” Isso é uma verdade!

3 – Modalidade – Ginástica artística – Característica central – CONCENTRAÇÃO

Barra, solo, argolas… Na ginástica artística, os atletas competem em diferentes aparelhos. São disputas individuais ou por equipes, sendo oito provas masculinas e seis femininas. O esporte estreou em Atenas 1896, primeira edição da era moderna.

Assistindo a uma competição de ginástica artística da RIO 2016, fiquei impressionado com a CONCENTRAÇÃO dos atletas. Não é fácil fazer tantos movimentos perfeitos em um ambiente tão hostil – uma barra, por exemplo. Na vida olímpica do concursando, essa concentração, também, é fundamental. A concentração anda aliançada com o alvo. Se você já definiu o alvo, precisa concentrar-se na sua busca e realização. Nessa trajetória, é imprescindível filtrar as mais diversas “atrações” diárias que se nos apresentam, para não gastarmos nosso precioso tempo com aquilo que não contribuirá com a realização de nosso sonho. #concentre-se

4 – Modalidade – Judô – Característica central – ESTRATÉGIA

Ippon, wazari, yuko… Um único golpe pode fazer a diferença no judô. O esporte, que estreou nos Jogos Tóquio 1964, conta com a participação das mulheres desde Barcelona 1992. No Rio 2016, estão em disputa sete categorias masculinas e sete femininas.

O atleta do Judô estuda o seu adversário, por um bom tempo, e procura, a todo momento, desenvolver estratégias de vencê-lo. O concursando olímpico precisa dessa característica diariamente. Ter estratégias é saber aplicar os meios disponíveis com vista à consecução de objetivos específicos. O concursando não pode ir para a competição sem conhecer seu adversário. (a banca examinadora) Nesse ponto, fazer exercícios é fundamental. E aqui não há contraindicação. Faça o máximo que puder!!! A aprovação vem do treinamento. Invista nisso. Treine. Estude. Treine um pouco mais. Avance. Não pare. #vençaseuslimites

5 – Modalidade – Triatlo – Característica central – MULTIDISCIPLINARIEDADE

Em um desafio multidisciplinar, os atletas testam seus limites na natação, no ciclismo e na corrida. Presente dos Jogos desde Sydney 2000, o triatlo tem como palco a Praia de Copacabana, onde são disputadas provas individuais masculinas e femininas.

A MULTIDISCIPLINARIEADE é essencial para quem pretende alcançar a aprovação. Perceba. Normalmente, as provas de concursos públicos exigem do concursando entre 6 e 15 matérias (algumas até mais que isso!) Uau!!! Às vezes, domina-se uma ou duas… (ou nenhuma!) O concursando é formado em Matemática, mas terá que estudar matérias de direito, de administração pública, de gestão de pessoas… outro é bacharel em Direito, mas decidiu buscar o ouro olímpico no TCU… terá de estudar raciocínio lógico, economia, contabilidade. Há ainda aqueles que não se formaram, ainda, e, também, terão de estudar um amontoado de matérias que não foram vistas no ensino médio.

Note: saber lidar com tantas matérias distintas exige do concursando olímpico MULTIDISCIPLINARIEADADE. Não há prova que exija apenas a matéria de que você goste! Então, perceba que não dá para ficar fazendo “biquinho” (rsrs) para esta ou aquela matéria com a qual tenha dificuldade. Enfrente suas dificuldades! Vença suas fragilidades! Fugir, nesse caso, não resolve.

Diz-se que “querer nem sempre é poder, mas o quão extraordinário é o poder realizado pela força do querer”. (autor desconhecido) Quando decidimos colocar em prática a força do querer, coisas extraordinárias acontecem.

Você quer? Então, coloque em prática esse querer. #alvo #força #concentração #estrategia #multidisciplinariedade

Isso sim te levará rumo ao ouro: sua aprovação.

Qualquer consideração, pode me contatar: wellington.antunes@globo.com

Sucesso.

Wellington Antunes
____________________________________________

Wellington AntunesWellington Antunes é professor de Direito Constitucional, Licitações, Contratos e Convênios. Servidor Efetivo do MPU. Aprovado para Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados/2014 (aguardando nomeação) Aprovado para Analista de Finanças e Controle da CGU (aguardando nomeação). Graduado em Administração Pública. Pós Graduado em Direito Administrativo no IDP (Especialista). Instrutor interno do MPU (atuante na área de Licitações e Contratos, entre outras funções – pregoeiro, elaboração de Editais, Projetos Básicos e Termos de Referência, instrução de processos de dispensa e de inexigibilidade)”

______________________________________________

Gostou do que você leu?

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 26 anos de experiência. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

matricule-se 3

assinatura ilimitadaDepoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:
CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)

Por
4 min. de leitura