Quer fazer concurso de nível médio? Veja vagas autorizadas e dicas de estudo

Por
3 min. de leitura

concurso para nível médio

Concurso para nível médio? Confira oportunidades

O mercado privado não vive seus melhores momentos, e está difícil conseguir um emprego, tanto para quem está iniciando sua vida profissional quanto para quem perdeu seu emprego. Além disso, quem está empregado também está bastante apreensivo, porque muitas vagas estão sendo cortadas, em diversos segmentos da economia.

Por outro lado, o mercado de concursos públicos volta a se aquecer, com a autorização de alguns concursos que estavam represados. E ainda existe a expectativa de liberação de mais vagas.

Então, se você está buscando uma colocação no serviço público, precisa se preparar de verdade para aproveitar uma dessas oportunidades. E o interessante é que não é necessário escolher o concurso desde agora: você pode começar o estudo por algumas matérias que são cobradas em diversos editais e, assim, já adiantar o conteúdo programático até saber qual concurso vai sair primeiro.

Quando o edital estiver mais próximo, será a hora de incluir as matérias específicas, sem abandonar o estudo das básicas. Essa é uma boa estratégia para fazer uma preparação antecipada e de qualidade, aumentando significativamente as chances de aprovação.

Há mais um detalhe: na maior parte dos casos, as matérias específicas resumem-se a leis relacionadas ao órgão/instituição ou atividade, e não é tão difícil esgotar o estudo das mesmas entre o edital e a prova (em torno de 2 meses), desde que as outras disciplinas estejam bem sedimentadas, como é a nossa proposta.

Naturalmente, os concursos com remunerações melhores cobram mais disciplinas e de forma mais profunda e abrangente. Os que oferecem remunerações não tão elevadas têm conteúdo programático mais simples.

De modo geral, podemos dizer que a preparação básica para concursos mais complexos pode começar com: português, direito constitucional, direito administrativo, informática e raciocínio lógico. Para concursos federais, pode ser incluída ética, que passou a constar de praticamente todos os editais. Passada essa etapa, o candidato deve incluir um segundo grupo de disciplinas – que varia conforme a área/estilo de concurso – para tornar a sua preparação mais robusta.

No caso de concursos mais simples, português e matemática são essenciais. Pode também ser cobrada informática e atualidades.

Outro cuidado importante para uma boa preparação é, após o estudo da teoria de cada disciplina, resolver questões de concursos anteriores. Enquanto o edital não é publicado, utilizar questões de diversas bancas examinadoras para provas de mesmo nível de escolaridade; após a publicação de um edital que seja do interesse do candidato, o candidato deve resolver todas as questões possíveis para o mesmo concurso (mesmo que de outra banca, se forem recentes) e da mesma banca, para o mesmo cargo e para outros também, sem utilizar questões muito antigas (até 2 anos para trás ou pouco mais).

Citamos, abaixo, algumas oportunidades de concursos federais, com vagas para nível médio de escolaridade. Veja como a estratégia funciona na prática:

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
Foram autorizadas 800 vagas para técnico do seguro social e não é absurdo imaginar que outras tantas poderão ser autorizadas para 2016. O edital deve ser publicado até 29 de dezembro deste ano.

O concurso anterior aconteceu em 2011, organizado pela Fundação Carlos Chagas. As matérias cobradas foram português, direito constitucional, direito administrativo, ética, informática e raciocínio lógico. A disciplina específica foi legislação relacionada ao direito previdenciário.

Neste caso, o edital passado não foi tão generoso – 67% dos pontos referiam-se ao conteúdo específico. Ainda assim, quem já estiver estudando terá 33% dos conhecimentos antes do edital.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Foram autorizadas 460 vagas de técnico, com edital previsto para até 27 de janeiro de 2016.

O concurso anterior foi em 2013, organizado pela Fundação Cesgranrio. As disciplinas cobradas foram português, raciocínio lógico, conhecimentos gerais (atualidades), informática, geografia e conhecimentos específicos relacionados ao IBGE. Dessas, português, raciocínio lógico e informática valem 60% da prova, se o edital não sofrer grandes alterações. Se o candidato incluir atualidades no estudo antecipado, poderá ter 70% do conteúdo bem estudado muito antes de sair o edital.

Correios
Volta à pauta o concurso dos Correios, mais do que necessário e urgente. Serão quase 2 mil vagas de nível médio, para carteiro e operador de triagem e transbordo. Os candidatos também precisarão se submeter a um teste físico, para o qual deverão se preparar com alguma antecedência.

O concurso anterior foi realizado em 2011, e a banca organizadora foi o Cespe/UnB. As matérias cobradas foram português, matemática e informática, sendo 20 questões para cada. Mas há rumores de que informática deverá ser retirada da programação e a disciplina de atualidades será incluída.

Não altera a nossa proposta: o candidato que estudar antecipadamente, poderá ter 100% do conteúdo antes da publicação do edital, e sem desistir de outros concursos que possam aparecer.

Banco do Brasil
O concurso passado aconteceu em 2014, organizado pela Fundação Cesgranrio, que também foi responsável pelos concursos do Banco em 2013. A Fundação Carlos Chagas é outra banca que faz diversos concursos para o BB. Existem a expectativa de novo concurso ainda este ano.

A preparação para o Banco do Brasil tem pouca similaridade com a de outros concursos, mas é muito parecida com a da Caixa Econômica Federal. Desta forma, a preparação para o Banco do Brasil, que realiza concursos todos os anos (mais de um, inclusive, por região), também vai servir para o concurso da Caixa (que, se mantiver a tradição, deverá realizar concurso no próximo ano), com pequenos ajustes.

Por outro lado, quem estuda para o BB pode participar de outros editais simples, uma vez que o candidato já terá estudado português, matemática e informática de forma bastante abrangente.

Além das oportunidades mencionadas, temos também concursos para técnicos de diversos tribunais em variadas regiões, agências reguladoras e diversos outros nos governos estaduais e prefeituras.

Então, acompanhe as notícias sobre os concursos esperados, defina qual é o tamanho do seu projeto e inicie já a preparação adequada.

Do G1

Antecipe seus estudos e saia na frente!

Gostou destas oportunidades? Prepare-se com o Gran Cursos Online e conquiste a sua vaga. Ao longo de 25 anos foram mais de 600.000 aprovados em concursos públicos. 

Continue Lendo  

**TODOS os cursos online estão com 20% OFF, mediante uso do cupom: ILIMITADO20

grupos gran 2015

Depoimentos de alunos aprovados AQUI.

CHEGUEI-LÁ2    CHEGUEI-LÁ

 

 

Por
3 min. de leitura