A Secretaria de Educação do DF (Concurso SEDF 2016 – Professor de Educação Básica), que prepara concurso para as carreiras de magistério público e assistência à educação do DF, para área de apoio, deverá fazer um bom número de contratações na seleção prevista para ainda este ano e que já conta com organizador e oferta de vagas definidos.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE GRATUITAMENTE NO GRAN CARREIRAS: PROFESSOR DA SEDF
O resultado de uma auditoria divulgada em outubro do ano passado pelo TCDF demonstrou que o magistério público do DF tem um quadro negativo de quase 8 mil profissionais. Segundo o levantamento, existem 7.911 cargos vagos de professores da rede pública de ensino, 22% do total, não dispondo a SEDF de planejamento, indicadores e metas formalizados visando à reposição do quadro de servidores. A investigação apontou alta carência de professores e de orientadores educacionais, não realização de aulas e comprometimento da qualidade do ensino.
Na fiscalização feita pelo corpo técnico do Tribunal de Contas do DF, constatou-se que a Secretaria de Educação do DF não dispõe de uma política estruturada para realizar a reposição da força de trabalho dos profissionais de magistério (professores e orientadores educacionais), que acaba ocorrendo de forma descontinuada. Não são realizados concursos públicos periódicos para seleção de professor e, principalmente, de orientador educacional.
A tradição demonstra que a SEDF sempre nomeia muitos aprovados dentro do prazo de validade, o que deverá se repetir tendo em vista o aumento das necessidades de pessoal. E os dados são favoráveis ao fortalecimento de muitas nomeações. Na última seleção, com edital publicado em 2013, mais de 2.400 professores foram nomeados e tomaram posse, sendo a maioria para a especialidade de atividades, em que o edital oferecia 200 vagas e nada menos que 1.136 candidatos foram nomeados. Outras áreas de técnicos e analistas também tiveram um número expressivo de contratações, conforme demonstra a tabela ao lado.
Promessas de muitas convocações à parte, os interessados precisam estudar para terem chance de ingressar no órgão. A SEDF trabalha com a previsão oficial de divulgar o edital a partir de julho. O órgão já adiantou que o concurso terá oferta de 3.402 vagas para professores, sendo 1.593 vagas efetivas, sendo a maioria para as áreas de Atividades (1.205), além da formação de mais 1.809 postos. Para a área de apoio, serão 1.330 vagas efetivas para candidatos com níveis médio e superior de escolaridade, além da formação de cadastro de reserva com mais 2.660, totalizando 3.990 vagas.
A maioria das oportunidades está distribuída pelo posto de Técnico de Gestão Educacional – especialidade Apoio Administrativo (741 imediatas + CR de 1.427), que exige nível médio completo. Ainda no nível médio, haverá 185 vagas imediatas, mais cadastro de 356 vagas, para Técnico na especialidade de Secretário Escolar e mais 909 (311 + 598) vagas para Monitor de Gestão Educacional. Todos os candidatos aprovados exercerão suas atividades em carga de 40 horas semanais, com exceção do posto de Monitor, que será de 30 horas semanais.
Já para o cargo de analista de Gestão Educacional, de nível superior, as áreas contempladas são as seguintes: Administração, Direito e Legislação, Análise de Sistema, Arquivo, Biblioteca, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Economia, Nutrição e Psicologia, todos com carga de 40 horas semanais. Todos os detalhes na tabela abaixo.
A seleção trará como organizador o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília (Cespe/UnB). A banca adota um modelo de cobrança totalmente diferente da organizadora IBFC, responsável pelo último certame para professores, que ocorreu em 2013. Apesar disso, não deve haver grandes modificações no conteúdo programático.
Os/As candidatos/as devem se guiar pelo conteúdo dos últimos editais, tendo em mente o método de cobrança da nova banca. O centro organiza os maiores certames do país e foi o encarregado de planejar e executar o último para a carreira de assistência, e, de lá para cá, ocorreram significativas mudanças na legislação. Na ocasião, o Cespe, referência no Brasil, aplicou somente uma prova objetiva, com 120 itens para julgamento de certo ou errado, para avaliação dos candidatos. A prova esteve dividida em conhecimentos básicos: Língua Portuguesa, Atualidades, Noções de Informática, Matemática, Raciocínio Lógico e Legislação. A parte de conhecimentos específicos foi apenas para o cargo de secretário Escolar e versou, dentre outros assuntos, sobre gestão secretarial, processos administrativos, gestão do atendimento a clientes na secretaria escolar, gestão contábil-financeira, todos no modelo Cespe de cobrança.
Os postulantes ao posto de Professor de Educação Básica, da Carreira Magistério Público do Quadro de Pessoal do Distrito Federal foram avaliados por meio de 50 questões objetivas, sendo 30 de Conhecimentos Gerais (Língua Portuguesa, Conhecimentos Pedagógicos, Atualidades, Noções de Direito Administrativo e Lei Orgânica do Distrito Federal) e 20 de Conhecimentos Específicos.
A banca organizadora é conhecida por seu modelo de provas “certo e errado”, que difere da ampla maioria das provas de concursos públicos que contam com cinco opções em cada questão (sendo apenas uma correta). As provas do Cespe/UnB possuem apenas duas opções de resposta: certo ou errado. Mas é na pontuação que está a polêmica, pois cada erro do candidato anula um acerto. Em uma prova com 100 questões, por exemplo, um candidato que acerta metade das questões e erra a outra metade fica com a pontuação final igual a zero.
Maximize sua preparação
O concurseiro/a profissional sabe que o que o separa efetivamente da aprovação não são grandes deficiências de conteúdo, nem erros absurdos, mas pequenos detalhes que usualmente são desprezados no dia a dia da preparação. Assim, o concurseiro/a que quer ser aprovado se atém aos mínimos detalhes, e estuda com método, disciplina e planejamento. Um desses métodos é o nosso edital verticalizado.
A fim de personalizar sua preparação, elaboramos e disponibilizamos gratuitamente o ‘’Edital Verticalizado’’ da seleção de 2013 para o cargo de Professor – Atividades. Com ele, você vai poder maximizar seus estudos, pondo fim à falta de organização, e ganhando orientação do que estudar dia a dia. Para ter acesso, basta clicar no link abaixo.
Outra dica muito importante e que os candidatos devem ter é a prática de resolver provas anteriores, tanto da banca como dos últimos concursos para o órgão. O momento é oportuno até mesmo para quem ainda não iniciou os estudos! Até as provas, os candidatos possuem muito tempo para a preparação, o que conta a favor de quem não ainda não deu o passo inicial. A hora é de estudar, seja nos dias da semana, seja nos finais de semana. É preciso ter garra, força e determinação neste momento. Certamente, para aqueles que seguirem à risca um bom planejamento de estudos, as chances de sucesso serão muito maiores. É hora de “ligar o turbo”
Acesse abaixo as avaliações do último concurso para Professor – Área: Atividades da SEDF.
Professor – Atividades 2013: Prova – Gabarito
Detalhes:
- Concurso: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF)
- Banca organizadora: Cespe/UnB
- Cargos: Professor; Analista; Técnico; Monitor
- Escolaridade: Níveis médio e superior
- Estados: DF
- Número de vagas: 7.392 (imediatas + cadastro de reserva)
- Remunerações: Até R$ 5 mil
- Situação: EDITAL IMINENTE
- Previsão p/ publicação do edital: 2016
Gostou dessa oportunidade? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 26 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros
Apostila digital para o concurso da SEDF por apenas r$ 21,90
Antecipe sua preparação e saia na frente!
Depoimentos de alunos aprovados AQUI.
Gostaria de saber se os vídeos que a Gran cursos online está disponibilizando na internet como maratonas, gabaritando atualidades e outros, são os cursos preparatórios que estão vendendo, pois se for, como comprarei algo que todos acessam de graça?