Se você vai prestar concurso em Minas Gerais, com certeza já deve ter ouvido falar sobre a banca FUMARC. De fato, a Fundação Mariana Resende Costa foi a responsável pela aplicação do último Concurso PC MG. Além disso, também é a banca organizadora das seleções AL MG e TRT MG.
Sendo uma Instituição relativamente nova no mundo dos concursos públicos e não muito conhecida, muitos concurseiros se perguntam: afinal, qual é o perfil da banca FUMARC e como se preparar para ela? Quais são os assuntos mais cobrados? Onde encontrar questões de concurso para praticar? Acompanhe o conteúdo para descobrir!
Destaques: |
Banca FUMARC: histórico
De acordo com o site institucional da FUMARC, a fundação foi instituída em 1978 pela Sociedade Mineira de Cultura e esteve associada desde o início às atividades da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Além de auxiliar em atividades de pesquisa, a FUMARC também atua na publicação de livros, jornais e revistas de cunho científico, por meio da editora e gráfica de sua autoria.
Completando 44 anos desde a sua criação, a banca FUMARC começou a conquistar mais espaço no mundo dos concursos públicos especialmente a partir do ano de 2022. Sendo uma banca relativamente nova, mas já constada por sua qualidade de elaboração de questões, muitos concurseiros têm encontrado a Instituição em um número cada vez maior de editais para seleções diversas.
Banca FUMARC: quais tipos de concurso costuma organizar?
A banca FUMARC possui um amplo história de aplicação de seleções especialmente na área da Saúde, por meio de programas de Residência, processos seletivos internos e Conselhos profissionais. Além disso, desde 2009 têm realizado esporadicamente concursos para Prefeituras.
Câmaras, Tribunais e Assembleias também passaram a aparecer esporadicamente na lista de seleções organizadas pela Fundação a partir do ano de 2014. Já na área de Segurança Civil, a banca FUMARC foi a responsável pelo Concurso PC MG nos anos de 2011, 2013, 2014, 2018, 2021 e 2022.
Com tudo isso, é possível perceber que a Banca FUMARC é bastante flexível nas seleções em que organiza. Com base nos concursos já realizados e registrados no site, se tivéssemos que elencar três categorias principais ao longo dos anos, contudo, seriam: Saúde, Segurança Pública e Tribunais.
Banca FUMARC: quais são as matérias mais cobradas?
A partir da análise de questões aplicadas em provas anteriores da banca FUMARC, as 5 principais matérias (e assuntos) mais cobrados são:
- Língua Portuguesa: interpretação de texto, pressupostos e subentendidos, pontuação, morfossintaxe do período.
- Informática: Microsoft Excel, Microsoft Word, Windows, Segurança da Informação.
- Direito Constitucional: Constituição do Estado de Minas Gerais, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Direitos e Garantias Fundamentais, Direitos de nacionalidade, Administração Pública.
- Matemática: aritmética e fundamentos básicos, solução de problemas básicos, operações fundamentais, sequência, progressão aritmética e geométrica.
- Legislação de Órgãos: Órgãos Estaduais, Regimento Interno do Conselho Superior (Lei Complementar n° 39/94 MPE MG), Legislação aplicada.
As informações acima foram obtidas a partir do filtro “Assuntos Frequentes” para a banca FUMARC, acessível de maneira gratuita pela plataforma Gran Cursos Questões. Por meio desse recurso, você é capaz de acessar todas as matérias e assuntos cobrados na banca FUMARC, bem como os seus percentuais.
Para ceder os resultados, a plataforma analisa e quantifica todas as questões de provas já aplicadas pela Instituição! Assim, é possível ter uma visão mais geral do perfil. Também é possível fazer filtragens mais específicas, de acordo com a seleção para a qual você está estudando, e começar a resolver questões gratuitas imediatamente!
Acesse o filtro “Assuntos Frequentes”
IMPORTANTE: O filtro “Assuntos Frequentes” só poderá ser acessado mediante a realização do cadastro gratuito (ou login) na plataforma Gran Cursos Questões!
Banca FUMARC: como é o perfil?
É difícil estimar o grau de dificuldade da banca FUMARC já que ela realizou comparativamente menos provas e seleções do que as outras Instituições inseridas no mundo dos concursos públicos.
O que foi possível observar, especialmente nos seus últimos concursos, é que a banca FUMARC costuma ter um grau mediano de dificuldade, mas que pode aumentar bastante o nível de cobrança especialmente para disciplinas diretamente relacionadas ao cargo. Um bom exemplo disso foi o elevado grau de profundidade e jurisprudência para questões do Concurso PC MG na matéria de Criminologia.
Por fim, também é uma banca conhecida por dar destaque para as provas discursivas, sempre presentes para complementar a avaliação do do candidato. Confira abaixo mais detalhes sobre os demais elementos da banca FUMARC!
Como são as questões da banca FUMARC?
Apesar do grau de dificuldade variar bastante de acordo com cada matéria contemplada pela banca FUMARC, um ponto que não costuma variar é o caráter mais direto das questões, sem se apoiar em redação truncada ou outros truques de enunciado. Assim, não é conhecida por aplicar pegadinhas.
Por outro lado, também não é tão simples chutar em provas da banca FUMARC. Todavia, ao contrário da banca CESPE/Cebraspe, não há penalização ao candidato pela tentativa de chute. Ou seja: não se aplica o “errado anula um certo”.
As questões da banca FUMARC costumam ser redigidas em modelo de múltipla escolha, mas ao contrário do padrão, costumam ir apenas até a letra D. Assim, o candidato deverá julgar as opções (ABCD). Isso pode ser um ponto positivo, já que permite uma resolução mais rápida de exercícios.
Outro ponto importante diz respeito à repetição de conteúdos e questões: ao contrário do que costuma acontecer, a banca FUMARC não é conhecida por recorrer à essa técnica, podendo abranger muitos assuntos inéditos, especialmente pelo seu pouco tempo de atuação em seleções.
Banca FUMARC: questão na prática
Confira abaixo um exemplo de questão elaborada pela banca FUMARC e aplicada para o concurso PC MG Delegado 2021:
(2021. Concurso PC MG Delegado. FUMARC)
Em relação ao Direito Internacional dos Direitos Humanos e a redefinição da cidadania no Brasil, NÃO é correto afirmar:
(A). O desconhecimento dos direitos e garantias internacionais importa no desconhecimento de parte substancial dos direitos da cidadania, por significar a privação do exercício de direitos acionáveis e defensáveis na arena internacional.
(B). O Direito Internacional dos Direitos Humanos vem instaurar o processo de redefinição do próprio conceito de cidadania no âmbito brasileiro, seja em face da sistemática de monitoramento internacional que proporciona, seja em face do extenso universo de direitos que assegura.
(C). Os direitos internacionais integram o universo impreciso e indefinido dos direitos implícitos, decorrentes do regime ou dos princípios adotados pela Constituição Federal de 1988, o que limita em parte o exercício da cidadania no Brasil.
(D). Pode-se afirmar que a realização plena e não apenas parcial dos direitos da cidadania envolve o exercício efetivo e amplo dos direitos humanos, nacional e internacionalmente assegurados.
Note que a questão é direta, sequer apresentando um texto ou trecho associado. As opções também se baseiam essencialmente na literalidade da lei, sem a apresentação de casos hipotéticos de aplicação. Esse é o padrão para a maioria das questões.
Resposta comentada
Abaixo você pode conferir a resposta comentada da questão, enviada por um dos professores da plataforma Gran Cursos Questões!
Fala comigo, pessoal! Vamos lá:
A –Alternativa correta. O exercício amplo e efetivo dos direitos humanos envolve a realização dos direitos de cidadania. O Desconhecimento de um deles conduz ao desconhecimento do outro.
B – Alternativa correta. Como visto, a própria ideia de direitos humanos passa pela ideia de cidadania. Os processos amplos que comtemplam os direitos humanos fizeram com que um novo processo de formação conceitual do que se entendo como cidadania.
C – Alternativa INCORRETA. Tal argumento de imprecisão e indefinição não pode ser aceito, haja vista que, embora alguns desses direitos são estejam escritos na Constituição, são direitos “explicáveis e facilmente fundamentados nos tratados, convenções e demais dispositivos internacionais de revelam os direitos e garantias internacionais dos direitos humanos.
D – Alternativa correta. Da mesma forma como dito nas primeiras alternativas, para que haja pleno exercício da cidadania, necessário se faz o pleno exercício dos direitos humanos e âmbito nacional e internacional.
Portanto, a alternativa INCORRETA é a letra C.
*Resposta pelo professor Kuyfferson Juan Godoi da equipe Gran.
Viu como fica ainda mais fácil compreender o conteúdo? Continue resolvendo questões comentadas e gratuitas da banca FUMARC!
Como são os textos banca FUMARC?
Os textos da banca FUMARC não costumam ser longos e nem o foco principal da formulação de questões. Quando associados à matéria de Língua Portuguesa e Interpretação de Texto, esses textos também são explorados de maneira particular pela banca FUMARC.
Ao invés de se concentrar essencialmente em questões de compreensão (como é o caso da maioria dos concursos públicos), a banca FUMARC costuma se apoiar mais em noções da teoria do texto, trazendo mais frequentemente itens sobre figuras de linguagem, referenciação e tipologia.
A banca FUMARC cobra jurisprudência e doutrina?
Sim. Apesar do foco na cobrança de matérias de Direito ainda se encontrar majoritariamente em questões que abordam a literalidade da lei, não é incomum que questões bastante aprofundadas de jurisprudência e doutrina sejam abordadas, especialmente para cargos com maior inclinação jurídica.
Ao consultar um edital elaborado pela banca FUMARC, o candidato também poderá encontrar a bibliografia jurídica utilizada para a formulação de questões de Direito, permitindo que o candidato se prepare de maneira direta para a doutrina explorada.
Dicas para dominar a banca FUMARC
Agora que já mapeamos os principais pontos da banca FUMARC, confira dicas para vencer seus principais obstáculos!
Como vencer a falta de questões?
Exatamente por ser uma banca nova, candidatos podem ter dificuldades em encontrar itens para resolver. Para enfrentar esse problema, você poderá se dedicar à resolução de questões de bancas com perfis semelhantes. Nesse caso, são: CONSULPLAN, IADES, VUNESP, FUNDEP e FUNDATEC.
Além de encontrá-las facilmente pelo Gran Cursos Questões, por meio da plataforma também é possível resolver questões inéditas: isto é, exercícios formulados pela equipe pedagógica do Gran, levando em consideração o perfil da banca FUMARC.
Como identificar (e encarar) as matérias mais difíceis?
Como já mencionamos, a dificuldade de questões na banca FUMARC pode variar bastante. No entanto, um dos fatores presente nessa equação é o quão relacionado ao cargo esses conteúdos são. Na grande maioria das vezes, o maior grau de complexidade está relacionado ao cargo e seus conhecimentos essenciais. Por isso, tome mais cuidado e aprofunde-se em matérias específicas, dedicando a elas mais tempo e treinamento.
Como garantir uma boa pontuação na avaliação discursiva?
Pratique! Uma boa dica para se aprimorar na etapa discursiva é reservar pelo menos um dia na semana para exercitar a sua escrita. Você pode encaixá-lo aos domingos, no mesmo dia do simulado, por exemplo.
Banca FUMARC: resumo de perfil
- Nome: Fundação Mariana Resende Costa
- Dificuldade: moderada
- Tipo de questão: múltipla escolha (ABCD)
- Penalização por chute: não tem
- Pegadinhas: não é conhecida por realizá-las
- Enunciados: diretos
- Textos: médios
- Banca semelhante: CONSULPLAN, IADES, VUNESP, FUNDEP, FUNDATEC.
- Matéria de destaque: Informática
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa