É inegável que a cafeína possui um efeito de estado de alerta. O queridinho dos concurseiros, pode proporcionar benefícios como uma melhora significativa do desempenho cognitivo e físico, ser um potencial antioxidante e ter um efeito vasodilatador que aumenta o fluxo de sangue no cérebro. Outros efeito positivos também podem ser observados.
Mas como tudo que em excesso pode causar um mal, a cafeína em excesso pode causar dependência e também intoxicação.
Como assim? Ao observarmos alunos que consomem de forma descompensada, a cafeína pode provocar agitação, um estado de alerta exagerado que pode se tornar uma dispersão e na falta pode provocar dores na cabeça. Tais dores podem ser inclusive indicativas de dependência da substância.
Insônia, irritabilidade, dores no estômago, aumento dos batimentos cardíacos e tremores musculares são outros efeitos provenientes do excesso de cafeína.
Segundo a EUROPEAN SAFE AUTHORITY, a dose diária de cafeína depende do peso de cada pessoa. Uma adulto saudável com cerca de 70KG poderá consumir cerca de 300 a 400 mg de cafeína. O equivalente a 4 xícaras de café coado.
Na nossa semana, iremos abordar como poderemos substituir o café, por outras substâncias ou melhorar a qualidade de vida para termos efeitos positivos similares.
Quer saber como? Venha comigo e com o Dr. Pablo Vinicius para o 3º episódio da Semana do Equilíbrio Emocional a partir das 20h!
Clique aqui e se inscreva para a semana inteira de eventos temáticos com foco no seu bem estar mental e emocional!
Participe da conversa