Conforme o concurseiro progride na sua jornada de preparação, pode ser que, em determinado momento, surjam as dúvida: será que estou evoluindo? Será que estou retendo todos os novos conhecimentos? Será que o meu rendimento nos estudos está bom?
Essas dúvidas podem tirar o sono de muitos concurseiros. Afinal de contas, espera-se um retorno de todo o esforço e tempo empreendidos na jornada de aprovação.
Mas, por sorte, existem maneiras de avaliar seu o seu rendimento nos estudos está indo conforme o esperado. Neste conteúdo, trouxemos algumas dicas. Venha conferir!
Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!
Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação!
|
4 maneiras de avaliar o seu rendimento nos estudos para concursos públicos
Avaliar o conhecimento de alguém sobre determinado assunto é bastante subjetivo, afinal, a compreensão de cada um acontece de maneira diferente.
No entanto, quando falamos do mundo dos concursos públicos, estamos falando da necessidade de rendimento nos estudos para ser aprovado nas provas. Logo, a sua régua deve estar focada em aplicações práticas.
O rendimento nos estudos também pode ser mensurado a partir de metas cumpridas e percurso percorrido! Saiba mais abaixo!
1.Defina metas a serem cumpridas
A definição de metas no seu estudo para concursos públicos vai garantir que você concentre os seus esforços e tenha uma noção maior do seu rendimento nos estudos.
Se, por exemplo, você estipular que vai finalizar determinado tema até o final da semana e fazer isso, essa meta cumprida é uma evidência concreta do seu rendimento nos estudos.
Leia mais sobre como definir metas de estudos para os seus estudos!
2. Tome nota dos seus resultados/atividades
Um ponto muito importante para perceber o seu rendimento está em tomar nota das suas atividades: quantas horas você estudou em determinado dia, quantas questões resolveu, dentre outras informações e detalhes sobre os seus estudos.
Essas informações, caso sejam registradas periodicamente, podem ser comparadas com o passar do tempo, permitindo que você perceba como está o seu rendimento nos estudos.
Ao estudar com o Gran Gerenciador de Estudos, por exemplo, você é capaz de especificar para a plataforma: quanto tempo você estudou, em qual horário, com quais matérias e quantas questões respondeu.
Essas informações, enviada para o Dashboard de Perfomance, também uma ferramenta do Gran, com o tempo, permitirão que você visualize claramente o seu rendimento!
3. Avalie o seu percentual de erros e acertos
O percentual de acertos nos estudos para concurso é calculado levando em consideração o número total de acertos dividido pelo número de questões resolvidas e multiplicado por 100.
Como o seu foco como concurseiro é ser aprovado na prova que possibilitará o ingresso no cargo dos seus sonhos, acompanhar o percentual de acertos é muito importante.
Afinal, este número mostra pra você se você está errando mais ou menos do que quando começou e quais são os pontos de conteúdo que o estão levando a errar.
De modo geral, o percentual pode ser considerado da seguinte forma:
- Até 50%: iniciante ou com pouca noção daquele conteúdo;
- Entre 50% e 75%: conhecimento mediano, mas ainda sem ter alcançado o diferencial competitivo;
- entre 75% e 85%: percentual competitivo para os concursos públicos.
- 85% ou acima: você já domina este assunto e as chances de gabaritá-lo na prova são muito grandes.
Uma sugestão é resolver baterias de questões para diferentes assuntos, anotando o seu percentual de acertos em determinado dia e repetindo a atividade algum tempo depois. Tudo isso, é claro, sempre mantendo nota.
Saiba mais sobre como utilizar o percentual de acertos para otimizar os seus estudos!
4. Resolva simulados
Resolver simulados é a maneira mais direta de avaliar o seu rendimento nos estudos de acordo com o objetivo pretendido: ser aprovado na prova de concurso público.
Por isso, é importante incluir a prática de resolução de simulados na sua rotina, mesmo que seja uma vez por semana, de quinze em quinze dias ou em outro período de tempo que seja melhor para a sua programação.
No entanto, quanto mais simulados você fizer: melhor! Afinal, por meio deles será possível avaliar questões como o seu ritmo de resolução de questões, o seu cansaço ao longo da prova, os seus pontos de dúvida e qual teria sido o seu desempenho se aquela fosse a sua prova hoje.
E, se você atrelar esse hábito ao hábito de registrar os seus resultados, com o tempo é quase certo que você poderá avaliar o seu rendimento nos estudos a partir dessas estatísticas.
Aqui no Gran, existem diversas maneiras de praticar com simulados gratuitos. Veja!
Acompanhe o seu rendimento nos estudos mais de perto com a Assinatura Ilimitada!
Ao longo do conteúdo citamos uma série de ferramentas disponíveis na plataforma do Gran! De fato, elas foram pensadas justamente para permitir que você esteja no controle do seu rendimento nos estudos, conduzindo a sua preparação de maneira ainda mais direcionada!
Para garantir o acesso a elas, assim como ao melhor acervo de materiais escritos, em vídeo e em áudio, considere tornar-se Assinante Ilimitado!
O Assinante Ilimitado garante acesso a todos os cursos para concursos públicos do Brasil, investindo em uma única assinatura!
Concurseiro Iniciante: o que você gostaria de ler por aqui?
Ao longo do conteúdo você ficou por dentro de táticas para avaliar o seu rendimento nos estudos! Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas, se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos cada vez mais?
Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então preencha o formulário abaixo e incluiremos a sugestão na lista de próximas publicações!
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa