Estudos para concurso: por que percentual de acertos é relevante?

Acompanhar o percentual de acertos permite que você tenha um controle maior sobre a evolução nos estudos para concurso. Saiba mais!

Avatar


15 de Fevereiro de 2023

Resolver questões de concurso é muito importante para assimilar, revisar a matéria e dominar de maneira prática o perfil da banca organizadora responsável pelo certame. Mas você sabia que os estudos práticos também podem ajudar você a identificar os pontos de conteúdo que necessitam de mais atenção? Dessa forma, é possível adaptar os seus estudos para concurso, tornando-os ainda mais eficientes: essa é a principal importância de acompanhar o percentual de acertos na resolução de questões.

Mas você sabe como incluir o acompanhamento do percentual de acertos nos seus estudos para concurso e interpretá-lo de maneira prática? Siga a leitura e descubra!

Como acompanhar e registrar o percentual de acertos nos estudos para concurso?

O percentual de acertos nos estudos para concurso é calculado levando em consideração o número total de acertos dividido pelo número de questões resolvidas e multiplicado por 100. Para ilustrar, vamos tomar como exemplo números simples: imagine que você tenha acertado 40 de 80 questões. Dividindo 40/80, o resultado é 0,5. Ao multiplicar esse valor por 100, temos um percentual de acerto de 50%. Viu como não é difícil?

O percentual de acertos pode ser calculado após a realização de um simulado nos moldes da prova, para ter noção do seu desempenho geral, mas também com foco em cada matéria.  Essa segunda modalidade permite que você compreenda o seu desempenho nos estudos para concurso de maneira ainda mais detalhada e possa adotar diferentes táticas de acordo com cada resultado. Falaremos mais desse tópico mais adiante.

O segundo passo após calcular o percentual de acertos nos estudos para concurso é realizar o registro dessas informações. Esse registro pode ser feito em cadernos, blocos de notas, calendários, planilhas do Excel: qualquer lugar de fácil acesso para você, onde você também possa incluir facilmente a data em que a informação foi inserida. Afinal de contas, ao comparar o seu percentual de acertos ao longo do tempo, é possível avaliar se você evoluiu ou se as dúvidas continuam em determinado conteúdo.

Como interpretar o percentual de acertos nos estudos para concurso?

Já mencionamos para você como a análise do percentual de acertos pode auxiliar na otimização de estudos. Agora, vamos contar para você como!

De modo geral, a análise do percentual de acertos nos estudos para concurso pode ser bem intuitiva: quanto menor, maior é a necessidade de investir naquela matéria. Idealmente, o seu percentual de acerto deve ficar no mínimo acima de 50%. No entanto, o parâmetro para esses valores pode variar de acordo com a relevância de determinado conteúdo em um edital.

No Concurso INSS para o cargo de Técnico do Seguro Social, por exemplo, no qual a matéria de Direito Previdenciário apresenta um grande destaque, não é o suficiente apenas ter um percentual de acerto acima de 50%! A recomendação, nesse caso, é buscar os maiores valores possíveis.

Percentual de acertos nos estudos para concurso: identificando o seu momento como concurseiro

O seu momento como concurseiro pode ser percebido a partir da análise do seu percentual de acertos. Veja abaixo uma possível classificação, definida por especialistas e o que fazer em cada momento:

Percentual de acertos abaixo de 50%

O foco nesse momento deve estar em continuar resolvendo o máximo de questões possível. Afinal, apesar de parecer um valor elevado,  é o básico para garantir o seu potencial competitivo no certame. O aluno que ainda não consegue acertar 50% das questões ainda pode ter dúvidas sobre o conteúdo, não ter avançado ou se aprofundado o suficiente.

Por isso, é o momento de avaliar os seus erros. Retorne nas questões que você errou e busque compreender as razões: foi por falta de atenção? Você se confundiu com o comando? Foi pego numa pegadinha? Confundiu conceitos? Ou realmente ainda não havia dominado essa parte do assunto? A depender da resposta, você poderá trabalhar diretamente no cerne do problema.

Para auxiliar nesse processo, resolver questões com o gabarito comentado será de grande ajuda. Afinal, elas não apenas oferecem juízo de certo e errado, como também costumam apresentar uma justificativa didática e contextualizada para cada problema apresentado.

Percentual de acertos entre 75% e 85%

Nesse momento, o aluno já atingiu um percentual competitivo para os concursos públicos. Também costuma ser nessa fase que a maioria das pessoas experimenta a “estagnação”. Isso porque o estudo agora deve ser baseado na triagem: não é mais tão interessante resolver o máximo de questões possível. Ao invés disso, seu foco deve se concentrar essencialmente em questões mais complexas e diretamente relacionadas com as suas dificuldades de conteúdo. Afinal, nesse estágio a base já está de pé e você deve refiná-la.

Percentual de acertos acima de 85%

Apenas depois de conquistar percentuais iguais ou acima de 85% de maneira consistente em determinada matéria é possível assumir que você a dominou. Com isso, já não há tanta necessidade de resolver tantas questões sobre o tema, podendo deixar o tempo de estudo reservado a essas matérias para rotinas de revisão.

Em um ciclo de estudos, também é possível reduzir o tempo dedicado a essa matéria: se você tem o costume de dedicar 1 hora a cada disciplina, por exemplo, para uma matéria que você já dominou, é possível reservar de 20 a 30 minutos, ganhando tempo para se aprofundar nos temas que ainda precisam de atenção.

Como acompanhar e registrar o percentual de acertos com o Gran?

Ao longo do conteúdo você descobriu que o registro do percentual de acertos pode ser realizado de maneira manual. Mas você sabia que o Gran também possui ferramentas capazes de auxiliar e simplificar ainda mais esse processo? Veja quais são!

  • Gran Gerenciador de Estudos: permite que você registre não apenas o seu percentual de acertos nos estudos para concurso, como também controle com mais facilidade o número de horas líquidas estudadas, métodos utilizados e muito mais! É uma ferramenta exclusiva de Assinantes Ilimitados, muito útil especialmente para quem prefere estudar pelo método de ciclo de estudos.
  • Gran Questões: plataforma de questões do Gran, calcula o seu percentual de acertos automaticamente, levando em consideração determinado período de estudos ou avaliações realizadas. Além disso, também permite a visualização mais clara dos resultados, deixando-os armazenados para que você possa consultar sempre que precisar.
  • Dashboard de Performance: reúne em um único painel todas as informações sobre os seus estudos para concurso realizados na plataforma, incluindo o percentual de acertos geral e específico (de acordo com as informações fornecidas pelo Gran Questões).

Além dessas ferramentas, ao se tornar Assinante Ilimitado você ainda pode conferir a preparação completa para todos os concursos públicos do Brasil! Acesse cursos, materiais, ferramentas, recursos e muito mais com uma única assinatura!

Veja todas as maneiras como o Gran pode ajudar você nos estudos para concurso!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


15 de Fevereiro de 2023