Conheça seu professor: Kerolinne Barboza, advogada!

Aqui no Gran, a professora Kerolinne Barboza ministra aulas de Direito Penal, Direito Processual Penal e Legislação Penal para concursos públicos. Conheça a trajetória desta incrível profissional!

Por
Atualizado em
Publicado em
5 min. de leitura

Conheça seu professor: Kerolinne Barboza
Conheça seu professor: Kerolinne Barboza

Batalha é uma pequena cidade no interior de Alagoas, na qual residem, de acordo com o Censo mais atualizado do IBGE (2022), cerca de 16 mil habitantes. Foi lá que nasceu Kerolinne Barboza, sempre muito curiosa e apaixonada pelos estudos.

Identificando-se com a área do Direito, ela ingressou na Universidade Federal da Paraíba e, mesmo antes de concluir a graduação, já havia sido aprovada na OAB.

Foi mais ou menos nessa época que teve a oportunidade de atuar em sala de aula pela primeira vez, em um curso preparatório para a Polícia Militar. Então, foi amor à primeira vista: ao encontrar mais uma grande paixão na docência, passou a incluí-la em seus objetivos futuros.

A partir daí, Kerolinne Barboza não parou de evoluir, buscando especializações e o mestrado logo após obter o diploma. Como resultado, quatro anos após a graduação, ela já era mestre e qualificada para lecionar em instituições de ensino superior.

Logo, tornou-se parte do time de docentes do Gran, auxiliando concurseiros e concurseiras de todo o Brasil a tornarem seus objetivos uma realidade!

Além da docência, Kerolinne Barboza é advogada, e sua rotina diária é dividida entre aulas, atendimentos de alunos, análise de processos, reuniões e produção de conteúdo para redes sociais.

Na entrevista de hoje da série “Conheça o Seu Professor”, ela compartilhou um pouco mais sobre a sua trajetória. Confira!

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!

Série “Conheça o Seu Professor” :

Novas entrevistas toda quarta-feira, às 17h!

Confira abaixo a entrevista completa com a professora Kerolinne Barboza

Kerolinne Barboza começou a lecionar aos 22 anos, quando ainda estava na faculdade. Agora, aos 34 anos, já completa 12 anos de docência.

Na área jurídica, ela concluiu a graduação em Direito pela Universidade Federal da Paraíba, além de especializações em Perícia Criminal e Ciências Forenses, Direito Digital e mestrado em Ciências Jurídicas.

Assim, em suas aulas, a professora Kerolinne Barboza é capaz de trazer toda a sua experiência acadêmica e prática, tornando-as ainda mais completas, atualizadas e relevantes.

Questões pessoais – Professora Kerolinne Barboza

A professora Kerolinne Barboza não pensava em lecionar até que uma oportunidade surgiu e, aceitando o desafio, ela entrou na sala de aula pela primeira vez. Ali, descobriu a sua segunda vocação.

Confira abaixo mais curiosidades sobre a professora!

1. Qual é a sua naturalidade?

Batalha/AL.

2. Quantos anos você tem?

34 anos.

3. Quais são os seus passatempos favoritos?

Adoro praticar atividade física e, recentemente, me afeiçoei à luta: treino boxe, além de musculação, e sou apaixonada por crossfit. Meus livros preferidos são os de Agatha Christie; amo séries e filmes de investigação policial. Adoro rock, pop, eletrônico e música latina (bem eclética, né? haha).

Uma curiosidade: eu cheiro tudo! Adoro cheirar potes de cremes, comidas nas panelas e até meu tênis antes de usar hahaha.

4. Sabe aquele fato sobre você que é inesperado ou que você sempre conta quando conhece alguém legal e quer fazer amizade? Conta aí a sua curiosidade aleatória!

Apesar da minha idade (34 anos), sou professora há 12 anos e comecei a dar aula antes mesmo de concluir a faculdade. No primeiro dia de aula em um curso preparatório, meu maior medo era como eu ia me apresentar, já que tinha passado na OAB, mas ainda iria me formar.

5. Você tem alguma mania nos estudos?

Eu falo sozinha e repito pra mim mesma as coisas.

Questões sobre trabalho e estudos – Professora Kerolinne Barboza

1. Além do Gran, você tem uma carreira na qual atua profissionalmente?

Sou advogada há mais de 10 anos e atuo predominantemente em processos criminais (vira e mexe ainda surgem uns cíveis que insistem em aparecer hahaha). Presto serviço de assessoria jurídica em um órgão público na minha cidade e fui professora de preparatório para a OAB em outro curso nacional durante 2 anos.

Hoje, meu dia é dividido entre aulas, atendimentos de alunos, análise de processos, reuniões e produção de conteúdo para redes sociais. Eu amo minha rotina e não consigo me imaginar um dia sem dar aula.

2. O que te motivou a escolher essa profissão?

Na verdade, foi a profissão que me escolheu. Eu estava em um restaurante quando meu ex-companheiro saiu de uma ligação e me disse: “você vai dar aula”. Eu, que nunca tinha dado aula na vida (inclusive era super impaciente para ensinar minhas irmãs em casa), topei o desafio e, desde o primeiro dia, me apaixonei.

3. Qual a sua graduação? Possui alguma especialização?

Fiz graduação em Direito pela Universidade Federal da Paraíba, tenho especialização em Perícia Criminal e Ciências Forenses, especialização em Direito Digital e mestrado em Ciências Jurídicas. Sempre tive curiosidade pelo mundo da psicologia e da neurociência; quem sabe não surge outra formação por aí…

4. Quais foram os principais desafios na sua carreira?

O meu maior desafio foi transmitir credibilidade sendo tão jovem em sala de aula. Ter que me afirmar em toda sala em que entrava e ser questionada na minha competência em razão da minha idade.

5. Você já trabalha no cargo dos seus sonhos? Se sim, qual a sensação? Se não, qual é e por quê?

Eu posso dizer que hoje faço o que amo e me sinto realizada. Minha maior paixão é lecionar. A sensação de estar contribuindo para a construção do futuro das pessoas e vê-las alcançando seus objetivos é impagável.

6. Quais foram suas melhores táticas para conseguir chegar ao seu objetivo?

Me dedicar à especialização e ao mestrado logo de cara: após 4 anos de formada, eu já era mestre e, com a titulação, consegui lecionar em instituições de ensino superior e crescer ainda mais nos cursos preparatórios.

Sempre me dediquei a aprender coisas novas e sou uma pessoa supercuriosa; se preciso usar alguma ferramenta, eu vou lá aprender a usá-la. Sempre busco também conhecer as novidades da minha área, além de novas metodologias e ferramentas pedagógicas.

7. Em quais matérias teve mais facilidade durante os estudos?

Direito Penal, Processo Penal, Direito Constitucional e Direito Internacional.

8. Em quais matérias você teve mais dificuldade enquanto estudava?

Direito Tributário, Direito Empresarial e Direito do Trabalho.

9. Como você se tornou professor(a)?

Estava num restaurante quando meu ex-companheiro sai de uma ligação e me diz: “você vai dar aula”. Eu, que nunca tinha dado aula na vida , topei o desafio. Era uma turma de curso preparatório para Policia Militar, num curso iniciante numa sala de aula de escola infantil alugada. Lembro que sai de lá com um sensação indescritível e, desde o primeiro dia, me apaixonei.

10. Há quanto tempo você dá aulas?

Sou professora há 12 anos. Com o tempo, você amadurece e passa a compreender cada vez mais seu público, adequando-se melhor a todo tipo de perfil de aluno.

11. O que você mais gosta em ser professor?

Com certeza, saber que estou contribuindo para o futuro das pessoas. O conhecimento é o nosso maior investimento e conseguir transmitir isso é um verdadeiro dom, que admiro e me orgulho.

12. Quais são as matérias que você leciona no Gran?

Direito Penal, Direito Processual Penal e Legislação Penal.

13. O que faz nos dias em que a motivação falha em aparecer?

Eu me imagino vivendo o meu objetivo, me enxergo usufruindo dessa conquista.

14. Fale um pouco sobre a sua jornada de aprovação no cargo público e/ou grande conquista em sua trajetória até o momento.

Eu consegui, saindo do Nordeste, onde são poucas as oportunidades, sendo uma mulher jovem, me destacar como professora em âmbito nacional e ajudar diversos alunos a alcançar a sua aprovação.

15. Por fim, que dica você daria para si mesmo quando começou?

Não se importe com os julgamentos alheios: você é capaz e vai alcançar tudo que deseja.

Está iniciando sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Leve este guia com você!

Ingressar no mundo dos concursos públicos pode ser um grande desafio, especialmente se você está começando do zero.

Por onde começar? Quais tipos de concurso existem? Como funciona o serviço público?

Se você já teve qualquer uma dessas dúvidas, o Manual do Concurseiro Iniciante (Volume 1)  é o material para você! Por meio dele, você recebe uma introdução ao mundo dos concursos públicos e o que cada movimentação (até a publicação do edital) quer dizer na prática.

Faça o download gratuito do material!

Estude com o professora Kerolinne Barboza

Confira abaixo cursos e outros conteúdos nos quais a professora Kerolinne Barboza participou diretamente!

Ao estudar com o Gran, você terá a oportunidade de estudar com o auxílio deste e de muitos outros incríveis profissionais!

Comece a estudar com o Gran!

O que é a Série “Conheça o seu Professor”?

Por meio de entrevistas, a Série “Conheça o seu Professor” pretende aproximar ainda mais os alunos dos professores que diariamente participam das jornadas de aprovação por meio de materiais, videoaulas, lives!

Se você gostou do conteúdo, fique ligado no Blog! Toda quarta-feira, a entrevista de um novo professor ou professora será publicada!


Garanta sua estabilidade financeira que só um concurso público garante, com o maior desconto do ano + bônus secreto! É pensando nisso que o Gran está preparando a Reinvenção 2026 com 5 novidades imperdíveis e um Panorama das melhores oportunidades para o próximo ano! Comece o ano bem informado com o Gran. Cadastre-se gratuitamente abaixo e participe!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS FEDERAIS

CONCURSOS 2026

CONCURSOS 2025

CONCURSOS ABERTOS

QUESTÕES DE CONCURSOS

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Por
Atualizado em
Publicado em
5 min. de leitura