Palavra de Quem Entende: A importância da Enfermagem no contexto nacional!

Enfermagem

Artigo da professora Fernanda Toneto Barboza sobre a importância da Enfermagem no contexto nacional!

No ano de 2015, realizou-se um estudo pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por inciativa do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) com a finalidade de traçar o perfil atual da enfermagem no Brasil. Como resultado, verificou-se que essa categoria abrange um universo de 1,6 milhão de profissionais, e ainda de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área de saúde compõe-se de um contingente de 3,5 milhões de trabalhadores, dos quais 50% atuam na enfermagem.

Analisamos, dessa forma, a importância dessa categoria que está presente em todos os municípios do país e inserida no SUS com atuação nos setores público, privado, filantrópico e de ensino.

Ressaltamos a importância do profissional de Enfermagem dentro do contexto da saúde, partindo do princípio de que o cuidar do ser humano exige, necessariamente, um olhar para a dimensão total do ser, inclusive de sua essência existencial. Segundo a brasileira Dra. Wanda Horta, enfermagem é “a ciência e a arte de assistir o ser humano (indivíduo, família e comunidade), no atendimento de suas necessidades básicas”. Ou seja, o enfermeiro assume um papel cada vez mais decisivo e proativo no que se refere à identificação das necessidades de cuidado da população, bem como na promoção e proteção da saúde dos indivíduos em suas diferentes dimensões.

Na saúde pública, o enfermeiro é o coordenador da maioria dos programas do Ministério da Saúde. Nesse âmbito, de promoção e prevenção da saúde, o enfermeiro exerce responsabilidade de educar a população para mudar seu estilo de vida individual e em comunidade para melhoria da qualidade de vida.

Diante dessa abrangente importância, entendo a enfermagem como a norteadora de um processo de cuidado consistente e organizado. Entendo, ainda, a enfermagem como protagonista do sistema de saúde, e, dessa forma, percebo a necessidade de a estudarmos cada vez mais e de forma direcionada.

É preciso estudar consciente de que seu aprofundamento técnico científico pode mudar a história de saúde do Brasil, em especial a de cada de um de nossos pacientes. O estudo contribui para a valorização da nossa profissão e é o único caminho para conseguir uma vaga no concurso público.

Então vamos estudar e caminhar para driblar as nossas dificuldades.

  1. Dificuldades dos Enfermeiros para Estudar

Para alcançar esse processo de estudo, enfrentamos diversas dificuldades, como a escala de serviço (distribuição irregular dos horários), carga horária excessiva (necessidades de manter 2 empregos para conseguir um melhor padrão de vida) e o próprio trabalho pesado nos aspectos físico e emocional.

O pouco tempo que nos resta fica dividido entre atenção à família, cuidados domésticos, lazer e descanso. Dessa forma, o estudo sempre fica em último (e às vezes inexistente) plano.

  1. Superando as Dificuldades

Para superar essas dificuldades, precisamos ter foco, determinar o nosso objetivo, seguir um plano de estudo organizado e utilizar material direcionado de qualidade.

O foco consiste em escolher qual concurso priorizar. Após isso, sugiro analisar o edital e montar um cronograma com metas diárias de estudo.

Nos dias atuais, contamos com o auxílio da tecnologia e, por meio das vídeo aulas, conseguimos nos organizar e nos preparar para os concursos de maneira eficaz.

Vale ressaltar que, a assistência de enfermagem na rede privada enfrenta diversas dificuldades pelos baixos salários e trabalho extremamente pesado. Enquanto que no campo dos concursos temos diversas vantagens.

Dentre essas vantagens, podemos citar a estabilidade, melhores salários e licenças regulamentadas por lei: como para interesse particular e para cuidar de pessoa da família, dentre outras.

Há diversas oportunidades de concursos para a área da enfermagem, como: secretarias de saúde nos estados, prefeituras, conselho de classe, hospitais universitários (EBSERH) e no âmbito do serviço público federal órgãos como Ministérios, ANVISA, Ministério Público da União, Tribunais, Câmara e Senado Federal.

O determinante na aprovação não é a quantidade de horas estudadas, mas a estratégia para estudar de forma direcionada, material de qualidade e a continuidade.

Passar em concurso é um projeto com início e fim, portanto é essencial planejar e monitorar todo o processo, descobrir os pontos fracos e ameaças individualizadas, mitigar esses gargalos e agir de forma assertiva para aprovação.

Não perca tempo, faça seu planejamento e inicie já os estudos!!

Professora Fernanda Toneto Barboza – Enfermeira do Tribunal Superior do Trabalho (TST), professora e Coach para concursos

______________________________________________

Fernanda Toneto Barboza é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduada em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. Atualmente, servidora do Tribunal Superior do Trabalho, cargo: Analista Judiciário- especialidade Enfermagem, Professora e Coach em concursos. Trabalhou 8 anos como enfermeira do Hospital Sarah. Nomeada nos seguintes concursos: 1º lugar para o Ministério da Justiça, 2º lugar no Hemocentro – DF, 1º lugar para fiscal sanitário da prefeitura de Salvador, 2º lugar no Superior Tribunal Militar (nomeada pelo TST). Além desses, foi nomeada duas vezes como enfermeira do Estado da Bahia e na SES-DF. Na área administrativa foi nomeada no CNJ, MPU, TRF 1ª região e INSS (2º lugar), dentre outras aprovações. Professora do Gran Cursos Online em cursos específicos para a área de saúde. ____________________________________________

Gostou do que você leu?

Conheça nossos cursos online e conquiste a sua vaga. Ao longo de 26 anos foram mais de 600.000 aprovados em concursos públicos. Preparatórios online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

matricule-se 3

assinatura-total-4200-2

**TODOS os cursos online estão com 20% OFF, mediante uso do cupom: ILIMITADO20

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:
CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)

 

Avatar
Anna Rodrigues
Equipe Gran Cursos Online
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo