Algumas dicas de quem chegou lá e alcançou a sonhada aprovação!

cheguei-la-ilustracaoNós, do Gran Cursos Online, já entrevistamos vários alunos que nos contaram, seja por escrito ou em vídeos que disponibilizamos no YouTube, o que fizeram para “CHEGAR LÁ”, alcançando a sonhada aprovação e classificação no concurso dos sonhos. Neste artigo, resumirei o que foi relatado e espero contribuir um pouco com a sua jornada até a sonhada nomeação. Ressalto que várias dessas técnicas podem parecer óbvias, mas é importante sempre relembrá-las, principalmente quando você estiver sentindo que os resultados não estejam saindo como o esperado.

A fórmula para o êxito é consequência do estudo eficaz e de metas projetadas a curto, médio e longo prazos. A ponte entre objetivos e resultados é construída com disciplina, obstinação e atitude: a disciplina revela-se nas constantes leituras, na atenção às aulas e no hábito de resolução de milhares – literalmente – de exercícios; a obstinação, por sua vez, dialoga com a persistência e a tenacidade; e a atitude, por fim, diz respeito às escolhas, à necessidade de abdicação de alguns prazeres e à opção pelo empenho absoluto, que definem toda a trajetória até sua aprovação, nomeação, posse e sonhada estabilidade financeira.

É fato que, na hora da prova, vários elementos se somaram para resultar na aprovação desses alunos e alunas. Eles e elas nos ensinam que a garantia do sucesso não se resume apenas a quantidade de horas de estudo e conhecimentos adquiridos – que, por vezes, são assimilados de modo suficiente, permitindo que o aluno tenha a capacidade de transmitir, a outras pessoas, o que aprendeu. Para esses alunos, também é importante o preparo direcionado e o controle emocional. Manter-se calmo durante a aplicação do exame pode ser um diferencial relevante, pois muitos candidatos detêm conhecimento e técnica, mas o nervosismo e a insegurança os eliminam do certame. Esses são aqueles concurseiros que não se sentem suficientemente preparados para a prova, pois, na hora H, ficam inseguros, nervosos e desconcentrados.

Então, a autoconfiança está relacionada à boa preparação para a prova, e isso não diz respeito somente ao número de horas dedicadas ao estudo, mas também à qualidade desse estudo e à concentração nele empregada. Quando o candidato dá o devido valor a esses aspectos da preparação, ele desenvolve o senso de merecimento e a certeza de que está pronto para o exame e até mesmo para executar as atividades que o cargo público exige. Estudar sozinho ou em grupo, fazer cursos específicos, por pacote ou por matéria, e tirar dúvidas com os professores são formas de evitar o famoso “branco” na hora da prova. Portanto, a serenidade na realização do exame é consequência do preparo embasado em bons cursos, apostilas e e-books.

Sun Tzu nos ensina que “aquele que conhece a si mesmo e conhece ao seu inimigo, ainda que enfrente cem batalhas, jamais correrá perigo: vencerá todas as batalhas.” No nosso caso, o inimigo é a banca examinadora, e, sem dúvida, para chegar seguro às provas, é necessário ter conhecimento sobre as disciplinas cobradas pela banca. Para tanto, também é imprescindível conhecer bem o edital e se informar sobre o estilo da banca, e, acredite: há muitos candidatos que não fazem isso. Nós, do Gran Cursos Online, sempre dizemos que a aprovação começa com uma boa leitura e análise do edital, e o conhecimento sobre tudo o que diz respeito à seleção a ser enfrentada conduz à autoconfiança, à crença do merecimento pela competência, pelos esforços dedicados e por toda a sabedoria acumulada.

Portanto, tenha foco. Trace metas coerentes com a sua realidade. Estude com afinco proporcional ao tamanho dos seus sonhos. Acredite no seu desenvolvimento. Não custa reiterar: o bom preparo constrói o senso de merecimento, e isso diferencia o candidato aprovado do reprovado. Estar dentro do número de vagas só depende de você, da sua disciplina, obstinação e atitude diante de todos os obstáculos que venha a encontrar no longo caminho até a conquista do cargo público.

Por fim, persiga seus sonhos. Ignore os pessimistas que inevitavelmente vão surgir em sua vida e tentar lhe desanimar. Ande para frente e nunca para trás, salvo se for para pegar impulso. Deseje a carreira pública mais do que tudo no mundo, que uma hora a sua vez vai chegar. Como diz o eterno Ayrton Senna, “Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá.”

Confira abaixo alguns vídeos de ex-alunos aprovados que podem ajudar você com mais dicas e motivação para seguir em frente rumo à mudança desejada em sua vida.

Nós, da família Gran Cursos Online, estamos ao seu lado para ajudar-lhe a conquistar o seu futuro, desde a assimilação dos erros do passado, permitindo-lhe uma boa preparação no presente.

PS: Siga-me em minha recém-lançada página do Facebook e em meu perfil do Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Gabriel Granjeiro
Gabriel

Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

 

Ex-aluna e campeã mundial de futevôlei, Márcia Negreiros é Analista Legislativa do Senado Federal. Veja o depoimento!

Conheça a história de sucesso de Wesley Teles, aprovado em 1º lugar para Técnico Judiciário do TJDFT!

Ex-aluna do Gran Cursos Online, Danielle Macedo é professora da Secretaria de Educação do DF. Conheça a sua história de sucesso!

Entrevista com Moises Silva, aprovado em 3º lugar para analista judiciário do TRE-MA!

Phillipe Morais foi aprovado em 1º lugar para Técnico Judiciário do STJ! Veja o depoimento!

Conheça a história de Francisco Sousa, aprovado em 1º lugar para analista do STJ

Entrevista com o ex-aluno do Gran Cursos Online, João Gualberto, aprovado em 1º lugar para Analista Judiciário do TJDFT – Medicina – Ginecologia e Obstetrícia.

Confira aqui mais depoimentos. 

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
12 Comentários

12 Comentários

  1. EDUARDO

    08/03/2016 14:57em14:57

    BOA TARDE GOSTARIA DE SABER QUAIS CONCURSOS A NÍVEL DE SEGUNDO GRAU TA TENDO PREPARAÇÃO NO GRAN CURSOS

  2. Anna Rodrigues

    08/03/2016 15:03em15:03

    Olá Eduardo, boa tarde!

    Você pode conferir a lista de concursos para segundo grau (nível médio) no nosso site: http://www.grancursosonline.com.br.

    Estamos à disposição.

    Atenciosamente,
    – Comunicação Gran Cursos Online

  3. Lilian

    10/03/2016 08:36em08:36

    Ótimo texto e dicas perfeitas. Tudo que eu precisava para me dedicar ao meu sonho. Vamos lá …

  4. João carlos

    03/04/2016 10:07em10:07

    Isso me incentivou mais ainda a estudar e correr atrás desse futuro que e o meu sonho!!! Obrigado

  5. Raphael

    03/05/2016 18:24em18:24

    Obrigado pelas palavras , Gran Cursos. Nada melhor do que uma boa massageada no ego.

  6. maria emília carvalho de abreu

    03/07/2016 21:01em21:01

    O incentivo e os depoimentos do gran curso são algo essencialmente otimista. Acontece que me encontro com 57 anos, já sou aposentada, sou bacharel em economia, atualmente trabalho na prefeitura de minha, tenho 02 filhos e, sou divorciada e lutei sozinha para encaminha-los na vida. Sinto ainda apta a produzir, pois tenho fome de conhecimento, porém as vezes tenho preguiça, sei lá. Quero e preciso de ajuda. Desculpe-me o desabafo.

  7. Inae Guapindaia Amoedo

    20/09/2016 19:56em19:56

    Acredito que esta proposta de ensino me satisfaz mas é necessario aumentar o tempo de cada professor para melhor fundamentação. Principalmente em medicina legal. Que por ventura fechei a prova diante da explicação do professor na aula de revisão. Parabenizo toda equipe. Tentarei muitas vezes quando for necessario adquitir conhecimentos. obrigada!

  8. Creusa de Almeida quaresma

    04/05/2017 23:40em23:40

    Obrigada pelo incentivo e motivação, sábias dicas!

  9. jarbas soares farias

    24/05/2017 21:17em21:17

    Gabriel nao estou conseguindo acessar os videos com o meu imail

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo