Algumas dicas de quem chegou lá e alcançou a sonhada aprovação!

Gabriel Granjeiro


21/03/2016 | 10:47 Atualizado há 1574 dias

cheguei-la-ilustracaoNós, do Gran Cursos Online, já entrevistamos vários alunos que nos contaram, seja por escrito ou em vídeos que disponibilizamos no YouTube, o que fizeram para “CHEGAR LÁ”, alcançando a sonhada aprovação e classificação no concurso dos sonhos. Neste artigo, resumirei o que foi relatado e espero contribuir um pouco com a sua jornada até a sonhada nomeação. Ressalto que várias dessas técnicas podem parecer óbvias, mas é importante sempre relembrá-las, principalmente quando você estiver sentindo que os resultados não estejam saindo como o esperado.

A fórmula para o êxito é consequência do estudo eficaz e de metas projetadas a curto, médio e longo prazos. A ponte entre objetivos e resultados é construída com disciplina, obstinação e atitude: a disciplina revela-se nas constantes leituras, na atenção às aulas e no hábito de resolução de milhares – literalmente – de exercícios; a obstinação, por sua vez, dialoga com a persistência e a tenacidade; e a atitude, por fim, diz respeito às escolhas, à necessidade de abdicação de alguns prazeres e à opção pelo empenho absoluto, que definem toda a trajetória até sua aprovação, nomeação, posse e sonhada estabilidade financeira.

É fato que, na hora da prova, vários elementos se somaram para resultar na aprovação desses alunos e alunas. Eles e elas nos ensinam que a garantia do sucesso não se resume apenas a quantidade de horas de estudo e conhecimentos adquiridos – que, por vezes, são assimilados de modo suficiente, permitindo que o aluno tenha a capacidade de transmitir, a outras pessoas, o que aprendeu. Para esses alunos, também é importante o preparo direcionado e o controle emocional. Manter-se calmo durante a aplicação do exame pode ser um diferencial relevante, pois muitos candidatos detêm conhecimento e técnica, mas o nervosismo e a insegurança os eliminam do certame. Esses são aqueles concurseiros que não se sentem suficientemente preparados para a prova, pois, na hora H, ficam inseguros, nervosos e desconcentrados.

Então, a autoconfiança está relacionada à boa preparação para a prova, e isso não diz respeito somente ao número de horas dedicadas ao estudo, mas também à qualidade desse estudo e à concentração nele empregada. Quando o candidato dá o devido valor a esses aspectos da preparação, ele desenvolve o senso de merecimento e a certeza de que está pronto para o exame e até mesmo para executar as atividades que o cargo público exige. Estudar sozinho ou em grupo, fazer cursos específicos, por pacote ou por matéria, e tirar dúvidas com os professores são formas de evitar o famoso “branco” na hora da prova. Portanto, a serenidade na realização do exame é consequência do preparo embasado em bons cursos, apostilas e e-books.

Sun Tzu nos ensina que “aquele que conhece a si mesmo e conhece ao seu inimigo, ainda que enfrente cem batalhas, jamais correrá perigo: vencerá todas as batalhas.” No nosso caso, o inimigo é a banca examinadora, e, sem dúvida, para chegar seguro às provas, é necessário ter conhecimento sobre as disciplinas cobradas pela banca. Para tanto, também é imprescindível conhecer bem o edital e se informar sobre o estilo da banca, e, acredite: há muitos candidatos que não fazem isso. Nós, do Gran Cursos Online, sempre dizemos que a aprovação começa com uma boa leitura e análise do edital, e o conhecimento sobre tudo o que diz respeito à seleção a ser enfrentada conduz à autoconfiança, à crença do merecimento pela competência, pelos esforços dedicados e por toda a sabedoria acumulada.

Portanto, tenha foco. Trace metas coerentes com a sua realidade. Estude com afinco proporcional ao tamanho dos seus sonhos. Acredite no seu desenvolvimento. Não custa reiterar: o bom preparo constrói o senso de merecimento, e isso diferencia o candidato aprovado do reprovado. Estar dentro do número de vagas só depende de você, da sua disciplina, obstinação e atitude diante de todos os obstáculos que venha a encontrar no longo caminho até a conquista do cargo público.

Por fim, persiga seus sonhos. Ignore os pessimistas que inevitavelmente vão surgir em sua vida e tentar lhe desanimar. Ande para frente e nunca para trás, salvo se for para pegar impulso. Deseje a carreira pública mais do que tudo no mundo, que uma hora a sua vez vai chegar. Como diz o eterno Ayrton Senna, “Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá.”

Confira abaixo alguns vídeos de ex-alunos aprovados que podem ajudar você com mais dicas e motivação para seguir em frente rumo à mudança desejada em sua vida.

Nós, da família Gran Cursos Online, estamos ao seu lado para ajudar-lhe a conquistar o seu futuro, desde a assimilação dos erros do passado, permitindo-lhe uma boa preparação no presente.

PS: Siga-me em minha recém-lançada página do Facebook e em meu perfil do Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Gabriel Granjeiro
Gabriel

Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

 

Ex-aluna e campeã mundial de futevôlei, Márcia Negreiros é Analista Legislativa do Senado Federal. Veja o depoimento!

Conheça a história de sucesso de Wesley Teles, aprovado em 1º lugar para Técnico Judiciário do TJDFT!

Ex-aluna do Gran Cursos Online, Danielle Macedo é professora da Secretaria de Educação do DF. Conheça a sua história de sucesso!

Entrevista com Moises Silva, aprovado em 3º lugar para analista judiciário do TRE-MA!

Phillipe Morais foi aprovado em 1º lugar para Técnico Judiciário do STJ! Veja o depoimento!

Conheça a história de Francisco Sousa, aprovado em 1º lugar para analista do STJ

Entrevista com o ex-aluno do Gran Cursos Online, João Gualberto, aprovado em 1º lugar para Analista Judiciário do TJDFT – Medicina – Ginecologia e Obstetrícia.

Confira aqui mais depoimentos. 

Comentários (12)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *