Ansiedade. Por: Juliana Gebrim

Avatar


26 de Abril de 2014

Ansiedade_

Você tem fome de quê? Passar em um concurso? Passar no melhor concurso? Você tem medo de não conseguir passar? De onde vem esse sentimento? Como lidar com ele? No que atrapalha no decorrer dos estudos e nas provas? E se…? E se…? E se…? O primeiro desafio do concurseiro se impõe quando ele se depara com os certames.

A definição de ansiedade como patológica se dá a partir do momento em que prejudica alguma esfera da vida. E não produz nada de concreto. Se questionados, 99,9 % dos concurseiros estão vivenciando a ansiedade de alguma forma.A ansiedade pode ser boa? Sim. Se for bem direcionada e dosada. Ela deve ser sublimada em algo que potencialize ainda mais as nossas qualidades e transforme o nosso momento em ação e produção.

Como determinar se estamos, de fato, em um quadro com características de ansiedade ou não? Além de começar a prejudicar a nossa vida criando alguns medos irreais, existem sintomas clássicos em concurseiros como distúrbios do sono, dores na cabeça e no corpo, dificuldades de memorização, irritabilidade, falta de concentração etc.. O que esse quadro teria a ver com concurso público? Tudo.

Isso porque a ansiedade se refere diretamente com projeções dos pensamentos, emoções, desejos em relação ao nosso futuro, e muitas pessoas a estão definindo como o mal do século. Ela tem uma estrutura de funcionamento sem fim: quanto mais pensamos no motivo de nossa ansiedade, mais nos distanciamos do momento presente. Ou seja, há uma necessidade maior de estímulos para o futuro e, consequentemente, maior é a ansiedade. Com o pensamento no futuro, deixamos de pensar no presente. Deixamos de ter paz.

Como resultado de pensamentos acelerados, temos planos e emoções aceleradas. Cada vez mais informações sem limite e sem organização, causando desgaste, um bombardeio para a sanidade mental, uma neurose coletiva, uma bola de neve. Energia jogada fora e sem foco. Tudo isso faz com que vivamos nossas vidas quase como robôs.

O excesso de informações a que nos submetemos ao estudarmos para um concurso público provoca um aumento dessa sensação. Como lidar com esse sentimento?

A palavra-chave para solucionar este problema seria a organização. Pensamentos organizados vinculam-se a sentimentos coerentes no momento adequado. Muitos dos pensamentos ansiosos são desnecessários e descartáveis, quebrando totalmente a magia do presente.

É importante ressaltar que a ansiedade é fruto de algum medo, geralmente associado a alguma questão do indivíduo na sua vida. Detecte seus medos. Enfrente-os. É outro passo para lidar com a ansiedade.

Uma visão de vida ligada ao passado nos traz a depressão. Uma visão centrada no futuro traz uma ansiedade exacerbada. Viver no presente traz um sentimento que não tem preço: a paz. Dela eu tenho fome.

Juliana Gebrim

Psicóloga clínica e neuropsicóloga conhecida e reconhecida por seu trabalho e palestras em todo o Brasil. Inúmeras especializações. Psicóloga clínica (UNB – Universidade de Brasília). Mestrado (UNB). Trabalho de 2 anos com o gênio Luiz Pasquali (LABPAM-UNB). Neuropsicóloga (IPAF-Instituto de Psicologia Aplicada e Formação de Portugal). Terapeuta com certificado internacional pelo Institute EMDRIA e EMDR Ibero-Americano-Francine Shapiro-(EUA). Terapeuta especialista em Brainspotting com David Grand(CA-EUA). Psicóloga perita(UNB-CEFTRU). Psicóloga especialista em Play of Life com CarlosRaimundo (Austrália). Terapeuta especialista em Barras de Access Conciousness com Jeffrey L. Fannin. Especialista em Thetahealing com Leonardo Codignoli(Brasília). Especialista em PMK(Psicodiagnóstico Miocinético). Experiência de 20 anos em psicoterapia,sendo 10 anos atuando em ambulatório e hospital-dia psiquiátrico(CAAP-VIDA). PRIMEIRA e ÚNICA psicóloga no BRASIL a fazer uma teoria usada em clínica , e patenteada em 5 esferas, sobre EQUILÍBRIO EMOCIONAL PARA CONCURSOS PÚBLICOS. Trabalho com dezenas de resultados e amplamente divulgado em todo o Brasil, pelos pacientes. Palestrante, professora de EQUILÍBRIO EMOCIONAL PARA CONCURSOS PÚBLICOS,em vários cursinhos preparatórios. Palestra já vista por mais de 20 mil pessoas. Programa na plataforma do Gran Cursos Online: Divã do Concurseiro.


 

WHATSAPP GCO: receba gratuitamente notícias de concursos! Clique AQUI!

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

 

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


26 de Abril de 2014