Aprovada em 1º lugar na Receita Federal mudou de carreira para assumir cargo

Avatar


30 de Junho de 2016

leticiafrase-receitaLetícia Taschetto, de 32 anos, precisou de apenas uma chance para ser aprovada em 1º lugar como analista tributária da Receita Federal. Ela foi a primeira colocada no concurso de 2012, que teve 89.791 inscritos para 700 vagas; a concorrência média foi de 128,27 candidatos por vaga.

O concurso aconteceu em 2012 e teve 750 vagas, sendo 700 para área geral e 50 para informática, em 2012. O cargo exigia nível superior e o salário era de R$ 7.996,07. O resultado final foi divulgado em fevereiro de 2013.

“Demorei um pouco para assimilar o resultado. Tinha me preparado, estudado, mas não pensei que fosse passar em primeiro lugar. Estava satisfeita em conseguir uma boa colocação para trabalhar perto de onde eu moro”, afirma Letícia.

Farmacêutica de formação, Letícia sempre trabalhou na área e resolveu deixar sua profissão de lado para ter descanso nos finais de semana e feriados e também para conseguir uma melhor remuneração e estabilidade. “Eu gostava do que fazia, mas estava insatisfeita com a profissão, financeiramente não compensava e eu trabalhava de segunda a sábado. Comecei a cursar administração e conhecendo as disciplinas surgiu a ideia de fazer o concurso da Receita Federal”, conta.

Para alcançar seu objetivo, ela deixou o emprego e a faculdade em fevereiro de 2011. Até a prova, aplicada em setembro de 2012, ela se dedicou exclusivamente aos estudos por 1 ano e 7 meses.

“Tive uma insegurança de como largar tudo. Pensava que ia ter que pedir dinheiro para o meu marido para comprar qualquer coisa. Mas, fui amadurecendo a ideia e ele sempre me apoiou”, afirma.

Como já tinha decidido o cargo e o órgão que gostaria de trabalhar, Letícia começou sua preparação em um cursinho preparatório específico para o concurso e depois passou a estudar em casa, sozinha. Eram cerca de 9h de estudo por dia. “No começo foi bem complicado porque eu não tinha nenhuma técnica de estudo. Depois conheci o método do ciclo de estudos, em que começamos com poucas disciplinas e vamos acrescentando novas, sempre lembrado que já foi visto”, conta.

Letícia chegou a fazer alguns concursos, como do Tribunal de Justiça do Paraná e do Tribunal de Contas de São Paulo, para treinar a resolução da prova e também para saber se sua estratégia de estudos estava correta. Mas, sempre manteve o foco na Receita.

1º lugar
“Corrigi o gabarito e coloquei meu resultado no fórum (candidatos discutem concursos nesses espaços) e eu estava em primeiro lugar. Mas ainda tinha a prova discursiva e muita coisa para acontecer. Mas quando saiu a nota e eu realmente estava em primeiro lugar fiquei boquiaberta, muito feliz. Chorei que nem uma criança”, lembra Letícia.

Ela conta que além de conseguir uma das vagas, seu objetivo também era ter uma boa colocação para trabalhar perto de onde mora. “Não pensei que fosse ser a 1ª colocada”.

Letícia assumiu o cargo em maio de 2013 e passou a trabalhar no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, na área de vigilância e repreensão, fiscalizando cargas. Após sua gravidez, ela passou para o setor de orçamento e pagamento.

Para quem ainda busca sua vaga no setor público, Letícia recomenda que os candidatos tenham uma estratégia de estudo bem definida para que eles não percam tempo, como ela perdeu no início dos seus estudos. “Estudar sem técnica e aleatoriamente é perder tempo”.

Ao contrário de outros aprovados, Letícia não pretende continuar estudando para tentar outro concurso em breve. “A Receita me deu tudo o que eu precisava: estabilidade e tranquilidade. Sei que meu filho não vai passar necessidade e posso dar uma boa vida para a minha família”, completa.

Fonte: G1

 A fim de preparar os candidatos para o concurso da Receita Federal, o Gran Cursos Online escalou uma equipe de professores de todo o país, altamente especializada em concursos da área fiscal. Os cursos estão de acordo com os últimos editais publicados e contam com uma equipe nacional de professores, 1 ano de acesso (cursos por pacote), abordagem teórica e em exercícios (ESAF) e estudo jurisprudencial. Início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

matricule-se 3

BLOG

garantia GCO

Antecipe seus estudos e saia na frente!

Depoimentos de alunos aprovados AQUI.

CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)
Avatar


30 de Junho de 2016