Banca FGV: conheça o perfil de cobrança e resolva questões!

Conheça os principais pontos de cobrança da banca FGV, a estrutura de questões e saiba como garantir uma excelente pontuação nos certames e prova OAB!

Deixe seu like:

Avatar


10/08/2023 | 17:55Atualizado há 221 dias

A banca FGV (Fundação Getúlio Vargas) é uma das principais bancas examinadoras brasileiras, sendo reconhecida especialmente pela elaboração das provas do Exame de Ordem (OAB). Além disso, ela também está presente em provas da área de Tribunais, Jurídica, Fiscal, Administrativa e Policial, sendo menos frequente nas últimas duas.

Bastante temida pelos concurseiros, a FGV possui um forte caráter de “banca camaleão”, especialmente no âmbito dos concursos públicos. Isso quer dizer que  ela costuma se adaptar de maneira quase intrínseca às especificações de cada órgão, resultando em um modelo de provas difícil de prever.

Mas calma! Ainda é possível conhecer pontos primordiais sobre a banca FGV e se acostumar com a cobrança de itens. Acompanhe o artigo para descobrir como e acesse questões comentadas e gratuitas para treinar!

Navegue pelo índice abaixo para encontrar as seções do conteúdo com mais facilidade: 

Gran Questões agora é ilimitado e gratuito! Mais de 2,6 milhões de questões de concursos sem limitações. Estude agora gratuitamente!

Nova Assinatura Ilimitada Vitalícia + BÔNUS SECRETO

Você está sabendo? A única plataforma ilimitada de verdade agora vai além. Quer saber mais? Junte-se a nós no dia 14/08, às 9h49, para o GRANDE LANÇAMENTO AO VIVO da ASSINATURA ILIMITADA VITALÍCIA 🚀

E não para por aí! Além do maior desconto no dia, você vai ter uma surpresa com o nosso BÔNUS SECRETO! Inscreva-se abaixo 👇 e fique por dentro de tudo!


Banca FGV: principais pontos

  • Modelo de questões: múltipla escolha, geralmente organizada em 5 itens;
  • Nível de cobrança: bem nivelado de acordo com o tipo de prova. Ainda assim, costuma ser reconhecida como uma banca examinadora complexa para os candidatos.
  • Distribuição de conhecimentos do edital: costuma abranger todo o edital, ainda que o número de questões para cada assunto varie.
  • Quantidade média de questões: 70 a 80 questões.
  • Enunciados: longos e complexos, com a utilização de termos técnicos e metafóricos.
  • Prova discursiva: pode ser estruturada em modelo de questões, com o máximo de 60 linhas para cada pergunta. Também pode incluir redações sobre tópicos contemporâneos, fortemente associados à política e economia.

Banca FGV: como é a cobrança de matérias em provas de concurso?

Veja abaixo o  resumo de cobrança para as principais matérias cobradas na seção de conhecimentos básicos da banca FGV:

Banca FGV: Língua Portuguesa

A cobrança de Língua Portuguesa em provas da Banca FGV costuma se focar especialmente em questões de interpretação de texto, não apenas em noções de compreensão, mas especialmente em inferências. Isto é, a mensagem entrelinhas, o significado que requer determinado raciocínio por parte do aluno.

Uma dica para quem vai enfrentar a Língua Portuguesa é iniciar a resolução de questões com a leitura da questão antes de iniciar o texto. Afinal, dessa forma você já estará mais atento ao ponto específico requisitado.

Além disso, por meio dessa técnica, busque também já fazer uma indicação de itens que você imediatamente classificou como incorretos. Isso poderá economizar seu tempo quando retornar à questão.

Além da Interpretação de Texto, outros assuntos muito cobrados em Língua Portuguesa pela banca FGV são:

  • Tipologia e Gênero Textual;
  • Morfologia;
  • Sinônimos e Antônimos;
  • Classes Gramaticais;
  • Adjuntos;
  • Reescrever e substituir frases;

Banca FGV: Raciocínio Lógico e Matemático

No âmbito de raciocínio lógico e matemático, o foco costuma estar mais em questões matemáticas com aplicação direta e utilização de formas. Assim, são muito comuns questões que abordem:

  • Porcentagem;
  • Geometria Analítica;
  • Análise combinatória.

Banca FGV: Informática

Com a cobrança mais centrada em situações problema, espera-se que o candidato não apenas conheça as principais funcionalidades e sistemas cobrados, como também a capacidade de aplicar os conhecimentos de maneira contextualizada.

Para as provas de ensino superior, a cobrança de Informática da banca FGV costuma abordar:

  • Softwares funcionais de escritório (Pacote Office);
  • Noções de Internet;
  • Sistemas Operacionais (com foco no Windows)

Se você está estudando para uma prova FGV na área de informática, é importante consultar o edital para confirmar quais atualizações de software serão contempladas no certame.

IMPORTANTE: se um novo edital ainda não foi publicado e faz muito tempo (mais de 3 anos) desde que a última prova foi realizada, busque conhecimentos de informática atualizados em editais mais recentes para outras seleções. A informática é uma matéria constantemente atualizada, especialmente considerando a digitalização de processos em cargos públicos nos últimos anos.

Banca FGV: Direito

Para a cobrança de Direito, dê importância tanto para a letra da lei quanto a aplicação prática (jurisprudência). Afinal, a cobrança costuma ser bem mais balanceada entre esses dois temas.

 

Banca FGV: modelo de questão comentada para concursos

Veja abaixo um exemplo de questão comentada da banca FGV para concursos públicos:

2021. FGV – PM SP – Polícia Militar de São Paulo – Oficial da Policia Militar 

Leia o fragmento a seguir:

Já _____ alguns anos que movimentos de defesa dos animais pregam que animais não ______________ em cativeiro. Essa e outras pautas _____ ganhado cada vez mais espaço na mídia, mas eles defendem que não é o suficiente. ___________ de questões que carecem ainda de ampla discussão na sociedade e no âmbito legislativo.

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, assinale a opção que apresenta os termos que completam, corretamente, as lacunas do fragmento acima.

(A). fazem – devem ser criados – têm – Tratam-se
(B). faz – devem serem criados – tem – Trata-se
(C). fazem – deve ser criado – tem – Tratam-se
(D). faz – devem ser criados – têm – Trata-se
(E). fazem – devem serem criados – têm – Tratam-se

Resposta comentada

Gabarito: D

Vejamos cada lacuna:

  1. Já faz / fazem alguns anos

O verbo “fazer”, com sentido de tempo decorrido, é impessoal e concorda obrigatoriamente na 3ª pessoa do singular. O certo é: Já faz alguns anos […].

  1. animais não devem ser criados / devem serem criados / deve ser criado

Observe que o sujeito da oração está no plural. Nesse caso, o verbo deve concordar no plural. Como se trata de uma locução verbal, apenas o verbo auxiliar se flexiona. Além disso, o termo “criado” também deve concordar no plural. O certo é: animais não devem ser criados.

  1. Essa e outras pessoas tem / têm ganhado […].

O verbo “ter”, na 3ª pessoa do presente do indicativo, recebe acento diferencial para marcar o plural e fica sem acento no singular: ele tem / eles têm. Observe, no trecho em análise, que o sujeito está composto, o que leva o verbo para o plural. Nesse caso, usa-se a forma com acento: têm.

  1. Trata-se / tratam-se de questões […]

Observe que o pronome “se” foi usado como índice de indeterminação do sujeito. Nesse caso, o verbo concorda obrigatoriamente na 3ª pessoa do singular (ver Cegalla, 2010, p. 469). Portanto, o certo é: Trata-se de questões.

*Resposta pelo professor Miguel Ângelo da equipe Gran.

Continue respondendo questões gratuitas  da banca FGV para concursos! 

Banca FGV: como é a cobrança de matérias em provas OAB?

A primeira fase da prova OAB é conhecida por seu edital extenso, contemplando uma vasta gama de conhecimentos da área do Direito. Todavia, desde a leitura do edital já é possível filtrar a cobrança por meio do quantitativo de assuntos para cada segmento de conteúdo. Veja:

Para conteúdos mais abordados na prova OAB, podemos destacar os seguintes pontos de cobrança pela Banca FGV:

  • Ética Profissional: o foco costuma estar no conhecimento e memorização dos principais dispositivos. Assim, são assunto recorrentes de questões: sanções e infrações disciplinares, incompatibilidades e impedimentos, obrigações e deveres dos advogados, especificações de honorários e escopo de atividades de profissional.
  • Direito Constitucional: costuma noções como direitos políticos, ações constitucionais e o processo legislativo. Aqui se aplica tanto a memorização quanto jurisprudência.
  • Direito Civil: é uma matéria extensa que costuma estar focada na jurisprudência e abordar questões sobre sucessões e  direitos da família.

Saiba TUDO sobre a Prova OAB 

Volte ao topo

Banca FGV: modelos de questões OAB

É importante lembrar que a primeira fase da prova OAB costuma aplicar situações-problema com frequência, o que quer dizer que além de conhecer os dispositivos legais, o candidato deverá saber aplicá-los em diferentes contextos.

Veja um exemplo de como isso pode acontecer na questão abaixo:

2021. Fundação Getúlio Vargas (Questões Inéditas) – FGV- Advogado – 1º Simulado

Raquel, inconformada com o fim do relacionamento, resolve negar o divórcio para Rogério, que pretende viver com Maria Christina. Diante da negativa de solução amigável do conflito, Rogério sai de casa, passa a morar com Maria Christina e contrata advogado para ajuizar o divórcio cumulado com partilha de bens. Considerando o caso mencionado, marque alternativa correta:

(A). Raquel, diante do casamento celebrado, poderá negar o divórcio a Rogério.
(B). No processo de divórcio, como houve pedido de partilha de bens, não poderá haver concessão daquele sem o referido divórcio.
(C). É possível, nos autos do divórcio, sua concessão em caráter liminar.
(D). A união de Rogério com Maria Christina não pode ser considerada união estável antes que seja decretado o divórcio

Resposta comentada 

Gabarito: Letra C.

Conforme o Código Civil: “Art. 1.581. O divórcio pode ser concedido sem que haja prévia partilha de bens.”

*Resposta comentada pela professora Roberta Queiroz da equipe Gran.

Continue resolvendo questões comentadas para o Exame de Ordem 1°fase

Banca FGV: como dominar a banca?

Para conhecer e dominar a banca FGV, alguns pontos são essenciais. Confira:

1. Estudo direcionado

Ainda que seja classificada como uma banca imprevisível do ponto de vista geral, quando falamos de cargos e seleções específicas a realidade é um pouco diferente. Basta lembrar que a FGV se adapta à cobrança requisitada pelo órgão.

Ou seja, ao especificar o seu estudo e buscar provas passadas para o cargo e órgão que você pretende realizar, é possível prever se acostumar com alguns pontos, já que as avaliações costumam preservar um certo grau de similaridade. Na prática, isso quer dizer selecionar o mais rápido possível o certame (ou certames) que você pretende prestar e direcionar os seus estudos.

2. Resolver questões e simulados

A banca FGV é conhecida por questões longas e complexas. Isso pode ser um problema na hora de controlar o seu tempo na hora da prova: de fato, muitos candidatos podem sentir que o tempo é escasso e tendo de deixar vários itens em branco.

Para evitar isso, o importante é treinar! Busque questões formuladas pela FGV e resolva-as com contagem de tempo. Se possível, avalie também o tempo médio gasto em cada questão.

Para te ajudar com esses números, o Gran Questões possui um sistema automático de contabilização do tempo na resolução de provas ou simulados. Ao terminar uma rotina estipulada de questões, o sistema te dará uma análise geral de desempenho e você poderá definir o tempo máximo de resolução para cada um dos itens.

Saiba como formular seus simulados no Gran Questões! 

3. Treine suas habilidades de escrita

A maior parte das provas organizadas pela banca FGV possui também avaliação discursiva. Por isso, é essencial exercitar suas habilidades de escrita e capacidade argumentativa. Lembre-se que a banca Fundação Getúlio Vargas dá grande importância para questões políticas, econômicas e sociais. Por isso, para essas avaliações também é necessário conhecer o que está acontecendo no mudo. (Atualidades)

Para a prova OAB, os conhecimentos cobrados na prova discursiva são mais técnicos e podem se utilizar de modelos de peças técnicas sobre o segmento de Direito escolhido para a realização da avaliação.

4. Cuidado com as pegadinhas

Especialmente devido à complexidade dos seus enunciados, a Banca FGV confunde os candidatos com muita frequência, levando os candidatos a cair nas famosas pegadinhas.

Assim, é essencial ler cada um dos itens com atenção, prestando atenção a palavras chaves como “Nunca”, “Sempre” e termos generalistas relacionados que costumam estar associados a alternativas erradas.

Saiba mais sobre as principais pegadinhas em concursos públicos! 

Banca FGV: estude Língua Portuguesa com o material gratuito!

Você sabia que a matéria de Língua Portuguesa é uma das mais temidas para quem está se preparando para um concurso organizado pela banca FGV? Aprimore a sua preparação e veja como gabaritar questões com o material gratuito abaixo, elaborado em parceria com o professor Fidelis Almeida!

Faça o download do material gratuito! 

Banca FGV: resolução de questões em vídeo!

Para te ajudar a compreender ainda mais o padrão de cobrança da Banca FGV, o Gran preparou uma série de aulas gratuitas e online com a resolução de questões no canal Gran do Youtube. Confira:


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Deixe seu like:

Avatar


Equipe do Gran Cursos Online


Tudo que sabemos sobre:

fgv prova oab