7 exemplos de pegadinhas de provas de concursos públicos

Ninguém gosta de perder pontos para as famosas pegadinhas de provas de concursos públicos. Fique por dentro das principais estratégias das bancas para não errar mais!

Avatar


09/04/2021 | 11:29 Atualizado há 169 dias

O cenário é temido por muitos concurseiros: você vai fazer sua prova de concurso, responde um item com confiança e ao chegar em casa para checar o gabarito, vem o baque. O item estava errado. Apenas a partir daí, você investiga com maior cuidado para descobrir que caiu em uma das pegadinhas de provas de concurso público.

Se você passou por isso no passado ou recentemente, saiba que não está sozinho! Afinal, muitas bancas organizadoras fazem questões com pegadinhas com o intuito de filtrar ainda mais a concorrência. É isso mesmo! Com esses itens, buscam identificar os concurseiros mais atentos e experientes.

Obviamente, ninguém gosta de cair em pegadinhas de provas de concursos públicos. Por isso, preparamos esse artigo para que você identifique as principais e evite cair nos truques da banca. Acompanhe para se tornar você também parte do time de concurseiros atentos e experientes!

Para te ajudar a navegar melhor, utilize o índice abaixo para navegar pelas 7 pegadinhas de provas de concursos públicos!

7 pegadinhas de provas de concursos públicos: tome nota!

1. Pegadinhas de provas de concursos públicos: generalização

Os termos chave para identificar essa pegadinha são: sempre, nunca, todos e nenhum. Ao utilizá-los, uma banca pode reverter um item que poderiam ser correto em errado apenas com o uso de uma palavra. Afinal, uma situação que se aplique pode não se aplicar sempre, em todas as estâncias.

O objetivo também é deixar o candidato desconfiado sobre a existência de exceções e levá-lo a pensar com mais cuidado sobre aquele conceito. Veja abaixo um exemplo de questão de concurso da área da contabilidade que contém dois itens com a palavra sempre. 

Questão de 2020. Prova: VUNESP,VALIPREV para Contador

Os ativos contingentes no setor público

(A). resultam em receitas que são sempre realizadas.
(B). quando remotos, devem ser registrados no sistema orçamentário.
(C). quando prováveis, devem ser registrados em contas de controle.
(D). quando possíveis, devem ser reconhecidos em contas patrimoniais.
(E). devem ser sempre reconhecidos em contas patrimoniais.

Nesse exemplo, estamos diante de cinco situações com 4 variação, duas delas contendo o termo “sempre”. Essa estratégia pode confundir o candidato, fazendo-o se perguntar se as alternativas com o sempre são as corretas, já que apareceu em mais itens. Contudo, os dois itens com esse termo estão errados.

Resposta comentada

Letra C.

A. Errada. Ativos contingentes usualmente decorrem de eventos não planejados ou não esperados que não estejam totalmente sob o controle da entidade e que acarretam a possibilidade de um ingresso de recursos sob a forma de benefícios econômicos ou potencial de serviços. Assim, há incerteza quanto ao ingresso de recursos. 

B. Errada. Os ativos contingentes no setor público quando remotos, não devem ser registrados.

C. Correta. Quando uma entrada de recursos for considerada provável, eles deverão ser registrados em contas de controle do PCASP e divulgados em notas explicativas.

D e E. Erradas. Os ativos contingentes não devem ser reconhecidos em contas patrimoniais, uma vez que podem resultar no reconhecimento de receitas que nunca virão a ser realizadas. 

*Resposta pela professora Gabriela Stabile da equipe Gran.

Volte ao topo

2.Pegadinhas de provas de concursos públicos: operações nas alternativas

Essa pegadinha geralmente acontece em questões de exatas, especialmente em matemática. Nesse caso, ao invés de colocar o valor específico diretamente, a banca te apresenta uma operação que, ao ser resolvida, indica o valor que realmente está procurando. Veja o exemplo abaixo!

Questão de 2020. Prova: ESA, Sargento . Matéria: Conhecimentos Gerais , 8º Simulado. 

Uma empresa de armazenamento de grãos possui um “silo” de formato cônico com uma determinada capacidade, conforme o modelo a seguir. Sabendo que o raio r desse silo mede 6 m e que sua altura h é de 8 m, a distância do vértice a que deve ser feita uma marca na superfície lateral do silo para indicar a metade de sua capacidade é:

pegadinhas de provas de concursos públicos.

(A). 3³ √ 4
(B). 2³ √ 4
(C). 20³ √ 4
(D). 5³ √ 4
(E). 10³√ 4

O objetivo da questão é descobrir g, ou seja, a geratriz da embalagem que nesse caso é 10! Contudo, nas opções você encontra operações ao invés dos valores concretos. Esse tipo de item requer mais atenção do candidato, que terá não apenas que resolver o item, como também resolver a mini operação expressa nele!

Resposta comentada

Letra D.

Primeiro passo é descobrir a geratriz da embalagem. G2 = 82 + 62. Encontramos, portanto, G = 10. A questão pede “g”.

  • (g/10)3 = 1/2
  • g/10 = ∛(1/2)
  • g/10 = 1/∛2
  • g/10 = (1/∛2). ∛4
  • g/10 = ∛4/2
  • g = 5. ∛4

*Resposta pelo professor Diego Ribeiro da equipe Gran.

Volte ao topo

3. Pegadinhas de provas de concursos públicos: alternativa “mais correta”

Essa pegadinha está ligada à questões de múltipla escolha e envolve uma série de itens, às vezes muito similares, que estão certos apenas em parte. Assim, o candidato é obrigado a ler cada uma das variações com cuidado, atentando-se a cada um dos termos e informações adicionais utilizadas. Confira o exemplo abaixo:

Ano: 2020. Prova: IBC, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, EBSERH.

Nos termos do artigo 145 da Constituição, A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir impostos, taxas e contribuição de melhoria, decorrente de obras públicas. Sobre os impostos, especificamente, assinale a alternativa correta.

(A). Sempre que possível, os impostos terão caráter impessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultado à administração tributária, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos difusos e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte
(B). Sempre que possível, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo as necessidades do Estado, facultado à administração fiscal, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do Estado
(C). Sempre que possível, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultado à administração fazendária, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos difusos e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte
(D). Sempre que possível, os impostos terão caráter impessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultado à administração tributária, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do Estado
(E). Sempre que possível, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultado à administração tributária, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte

Você prontamente consegue identificar que se trata de mais uma das pegadinhas de provas de concursos públicos, já que os itens são extremamente similares. Nesse caso, a resposta “mais correta” seria a LETRA E.

Volte ao topo

4. Pegadinhas de provas de concursos públicos: “exceto”

Nessa pegadinha, a banca pretende que o candidato marque a alternativa incorreta, porém, indica isso pela introdução da palavra exceto, imediatamente antes das alternativas. Veja o exemplo:

Questão de 2020. Prova: Fundação CEFETMINAS, Prefeitura de Ponte Nova Cargo: Médico Psiquiatra

Em relação às reações adversas da bupropiona, todas estão corretas, EXCETO:

(A). boca seca.
(B). cefaleia.
(C). hipotensão ortostática.
(D). náusea.

Nesse caso, o gabarito seria apenas a letra C, que representa a única reação adversa incorreta da bupropiona.

Volte ao topo

5. Pegadinhas de provas de concursos públicos: “respectivamente”

Quando uma questão emprega o termo “respectivamente”, a expectativa é que o candidato apresente a resposta na ordem indicada. Assim, pode existir mais de um item com informações corretas, porém, na ordem incorreta. Veja o exemplo!

Ano: 2020. Prova:  IDIB ,Técnico de Dívida Ativa. Área: Benefícios Fiscais

Analise os fatos geradores abaixo e, adiante, indique a quais tipos de tributos os mesmos referem se

I. Licenciamento de veículos.
II. Propriedade de veículos automotores.

(A). Taxa e Imposto, respectivamente.
(B). Taxa e Taxa, respectivamente.
(C). Imposto e Taxa, respectivamente.
(D). Imposto e Imposto, respectivamente.

O gabarito da questão nesse caso, é a LETRA A. Porém, observe que os mesmo conceitos aparecem trocados também na LETRA C. O que tornou a letra C incorreta foi justamente o termo “respectivamente”.

Resposta comentada 

A presente questão versa sobre o tema espécies tributárias. Vejamos cada um dos itens:

A) GABARITO DA QUESTÃO. O fato gerador constante do item I se relaciona ao efetivo exercício regular de poder de polícia por parte do entre tributante, ensejando, portanto, a incidência da espécie tributária taxa (art. 77, CTN). Já no que tange ao item II, trata-se de fato gerador do imposto de titularidade dos Estados relacionada a propriedade de veículos automotores (art. 155, III, CF/88);
B) FALSO. Como visto, o item II veicula fato gerador do IPVA (art. 155, III, CF/88);
C) FALSO. Como visto, trata-se do oposto: item I, taxa e item II, imposto;
D) FALSO. Como visto, o item I veicula fato gerador da espécie tributária taxa, conforme art. 77, CTN;

Artigos citados:

Art. 155, III, CF/88: Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre: (…) III – propriedade de veículos automotores.
Art. 77, CTN: As taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.

*Resposta pelo professor Mário Vieira da Silva Neto da equipe Gran.

Volte ao topo

6. Pegadinha de provas de concursos públicos: prazos

Essa pegadinha ocorre muito em questões de concurso sobre legislação, já que existe uma grande rigidez em relação a instituição de prazos e diversos mecanismo legais podem ser alterados com os anos. Dessa maneira, espera-se que o candidato esteja atualizado e conheça os pormenores de algumas matérias mais relevantes para o certame. Veja o exemplo abaixo!

Ano: 2020. CESPE Cebraspe Questões Inéditas .PCDF , Escrivão de Polícia Civil, 12° Simulado

Considerando o Código Penal brasileiro, julgue os itens a seguir com relação à aplicação da lei penal.

O prazo penal de 10 dias iniciado no dia 15 de dezembro de 2019 terá termo final no dia 25 de dezembro de 2019.

(C). Certo
(E). Errado

Aqui é esperado que o candidato saiba o período de prazo penal e aplique em uma data fictícia para chegar à resposta final. A aplicação prática de conhecimentos teóricos é muito frequente em bancas como o CESPE/Cebraspe.

Quer conhecer ainda mais o perfil da banca avaliadora CESPE/Cebraspe? Clique aqui!

Resposta comentada 

Errado.

Na contagem de prazos penais, o dia de início é incluído. Logo, o prazo será finalizado no dia 24 de dezembro.

*Resposta pelo professor Wallace Franca de Melo da equipe Gran.

Volte ao topo

7. Pegadinhas de provas de concursos públicos: inversão ou apresentação de conceitos similares

Esse é um dos tipos de pegadinhas de provas de concurso público que mais pode causar dor de cabeça e requerer o bom senso e julgamento do candidato. Afinal, alguns conceitos previstos podem não estar incorretos. Ainda assim, eles não são aplicáveis para a pergunta que está sendo feita. Confira abaixo!

Ano: 2020. Prova: VUNESP. Questões Inéditas para a Prefeitura de Santos, SP. Cargo: Procurador 

Tendo como base as disposições da Lei n. 4.623/1984 – Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Santos –, assinale a alternativa correta.

(A). As transferências, de qualquer natureza, serão feitas somente a pedido do funcionário, atendida sempre a conveniência do serviço e os requisitos necessários ao aproveitamento do cargo.
(B). A readmissão, que decorrerá sempre de decisão administrativa ou judiciária, é o reingresso no serviço público, de funcionário demitido, com o ressarcimento dos prejuízos decorrentes do afastamento.
(C). Será anulada a reversão ex officio e cassada a aposentadoria do funcionário que reverter e não tomar posse ou não entrar em exercício dentro do prazo legal.
(D). Readmissão é o ato pelo qual o funcionário exonerado reingressa no serviço público, sem direito a qualquer ressarcimento e sempre por conveniência da Administração.
(E). Reintegração é a volta do funcionário em disponibilidade ao exercício de cargo público.

Nessa questão vemos a apresentação do conceito de Readmissão e também o de Reintegração, que podem ser confundidos pelo candidato. Assim, temos a resposta comentada:

Resposta comentada

Letra D.

A alternativa trouxe exatamente o conceito de readmissão trazido na lei.

Art. 37. Readmissão é o ato pelo qual o funcionário exonerado reingressa no serviço público, sem direito a qualquer ressarcimento e sempre por conveniência da Administração.

*Resposta pelo professor Gustavo Scatolino da equipe Gran.

Volte ao topo

7 pegadinhas de provas de concursos públicos: não caia mais!

A maior parte das pegadinhas de provas de concursos públicos está intimamente ligada à sua capacidade de leitura e assimilação; ou seja, à noções de interpretação de texto. Por isso, para evitar todas elas, a resposta é praticar, aprimorando essa habilidade.

E como você pode fazer isso? Veja:

  • Resolver questões formuladas banca avaliadora responsável pelo certame;
  • Resolver o máximo de questões possíveis com gabarito comentado;
  • Imitar as condições da prova ao resolver simulados;
  • Marcar as questões que você errou, destacando apenas a resposta correta e a justificativa para futura referência rápida;
  • Ler com atenção, circular termos e palavras-chave que podem reverter ou alterar o sentido da questão;

Para te ajudar com tudo isso, o Gran Cursos Questões conta com uma plataforma interativa, equipada com milhares de questões comentadas por nossos professores! Acompanhe seu desempenho pelo dashboard, marque as questões-pegadinha para consultar mais tarde, faça anotações salvas no próprio item , formule simulados automáticos de matérias específicas, resolva provas anteriores e muito mais!

O cadastro na plataforma é GRATUITO! Clique aqui e comece a resolver questões de concurso imediatamente!

 

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
0

0


Tudo que sabemos sobre:

gran cursos questões


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *