Fundação Cesgranrio: perfil da banca e questões. VEJA!

A Fundação Cesgranrio é a banca organizadora responsável por concursos muito procurados, como é o caso do Concurso Banco do Brasil e Petrobrás. Saiba mais sobre o perfil desta banca, pontos de atenção e dicas para conquistar uma excelente pontuação!

Avatar


04/08/2021 | 11:12 Atualizado há 83 dias

Você conhece o perfil da Banca Organizadora Fundação Cesgranrio? Esta é atualmente a Instituição responsável pelo Concurso Banco do Brasil, seleção que oferta um total de 4.480 vagas de nível médio para o cargo de Escriturário.

Se você é concurseiro há algum tempo, já sabe que conhecer a banca avaliadora é um passo essencial para ser aprovado em concursos públicos. Afinal, ela é a responsável pela formulação dos itens e avaliação do candidato na maiorias etapas. Acompanhe o artigo para descobrir mais sobre o perfil da Fundação Cesgranrio e garantir a sua vaga como Escriturário no Banco do Brasil em 2021!

Saiba TUDO sobre o Concurso Banco do Brasil

Destaques:

 

Fundação Cesgranrio: qual é o perfil da banca?

A Fundação Cesgranrio tem um longo histórico na área da educação e formulação de avaliações, atuando há cerca de 40 anos neste segmento. Sua atuação em concursos públicos é tanto nacional quanto regional. Dentre os principais concursos organizados pela Instituição estão:

  • Concurso Petrobrás;
  • Concurso Banco do Brasil;
  • Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES);
  • Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

No quesito dificuldade, é conhecida por formular provas de nível mediano, especialmente se comparada com outras principais bancas brasileiras, como é o caso do Cesbraspe/CESPE. Assim, as questões costumam ser mais curtas e objetivas, geralmente limitando-se a 3 linhas. Um dos maiores diferenciais e pontos de atenção está na amplitude de cobrança de assuntos que costuma ser bem distribuída, abrangendo todo o edital.

Nunca é uma boa ideia deixar de lado partes do edital, mas com a Fundação Cesgranrio pode ser ainda mais prejudicial, devido ao modelo que é estruturada. Se por um lado a cobrança é mais uniforme, o peso de cada item costuma variar e, por isso, é muito importante atentar-se ao que diz o edital de seleção.

Veja abaixo, por exemplo, a relação de matérias cobradas para o cargo de Escriturário — Função Agente Comercial do mais recente Concurso Banco do Brasil:

Matéria N° de questões Peso Total de pontos
Vendas e Negociação 15 1,5 22,5 pontos
Conhecimentos de Informática 15 1,5 22,5 pontos
Conhecimentos Bancários 10 1,5 15 pontos
Língua Portuguesa 10 1,5 15 pontos
Língua Inglesa 5 1,0 5 pontos
Matemática 5 1,5 7,5 pontos
Matemática Financeira 5 1,5 7,5 pontos
Atualidades do Mercado Financeiro 5 1,0 5 pontos

Um outro ponto marcante na Fundação Cesgranrio é de estruturar itens muito similares ou mesmo iguais àqueles do seu banco de dados.  Assim, a resolução de provas passadas se torna uma ferramenta ainda mais importante para quem vai prestar uma prova organizada por esta banca.

Fundação Cesgranrio: como é a cobrança por matéria?

Além de costumar recorrer à itens objetivos e diretos, a Fundação Cesgranrio também possui uma maneira particular de abordar algumas matérias básicas. Veja:

  • Língua Portuguesa: a cobrança está mais focada na Intepretação de Texto e Gramática Normativa. Por isso, dê muita atenção às noções de acentuação, regência e pontuação.
  • Matemática e Raciocínio Lógico: é comum que sejam apresentados gráficos, tabelas e outros recursos para acompanhar as questões. A cobrança para essas matérias pode ser um pouco mais elevada, especialmente devido aos recursos oferecidos.
  • Língua Inglesa: É um grande diferencial da Fundação Cesgranrio. As provas costumam ser mais complexas do que a maioria das avaliações de concurso do segmento e requerem do candidato um maior conhecimento da Língua, pautado principalmente na compreensão e vocabulário.
  • Informática: de modo geral, as questões de informática não são muito complexas e costuma abordar noções de internet, conceitos de segurança da informação e as principais ferramentas de trabalho digital em escritórios (como o pacote office).
  • Disciplinas de Direito: a cobrança costuma ser direta e associada à letra da lei. Em casos mais raros, pode-se cobrar jurisprudência.

No que diz respeito às disciplinas específicas do Concurso Banco do Brasil 2021, ainda podemos adicionar mais três importantes matérias:

  • Vendas e Negociação: é o foco para o cargo de Escriturário — Função Agente Comercial e por isso, costuma ser cobrado com mais detalhe. Inclui noções de marketing, planejamento estratégico e atendimento ao cliente. Dominar conceitos como a Análise SWOT, forças competitivas e características dos serviços é essencial para garantir uma boa pontuação neste segmento.
  • Tecnologia da Informação: é o foco para o cargo de Escriturário — Função Agente de Tecnologia e ao contrário do que se espera dos conhecimentos básicos de informática cobrados pela Fundação Cesgranrio, possui um arco de cobrança e complexidade bem maior, já que compreende boa parte da prova.
  • Conhecimentos bancários: neste segmento, deve-se dominar três noções essenciais: órgãos reguladores, entidades reguladoras e Sistema Financeiro Nacional.

Fundação Cesgranrio: dicas para conquistar uma boa pontuação!

Agora que você já conhece os principais aspectos da banca organizadora Fundação Cesgranrio, é hora de ficar por dentro das principais dicas para otimizar ainda mais a sua preparação para o Concurso Banco do Brasil 2021. Confira!

Resolver muitas questões comentadas

Não tem jeito: podemos falar muito sobre o perfil da Fundação Cesgranrio, mas a única maneira de você realmente assimilar e compreender o que foi dito, é pela resolução de questões formuladas pela instituição. Basta pensar que ao fazer isso, você está treinando diretamente para o dia da prova. E não caia no erro de achar que as questões comentadas de concurso só te ajudarão nas últimas etapas de preparação do certame!

Questões de concurso podem te ajudar em todos os momentos dos seus estudos e devem ser iniciadas o mais rápido possível, integrando sua rotina diária. Quer um exemplo de como fazer isso? Reserve um pequeno pedaço de tempo dos seus estudos apenas para resolver itens, de preferência comentados. Você verá que estudando dessa forma, será mais fácil de fixar, revisar e analisar seus desempenho em diferentes conteúdos.

Você pode encontrar milhares de questões comentadas por professores e especialistas na plataforma Gran Cursos Questões! O acesso é imediato e você não paga nada para se cadastrar!

Confira questões comentadas da Fundação Cesgranrio e comece a resolver! 

Resolver provas passadas e simulados

Além de resolver questões comentadas de maneira separada é muito importante habituar-se a fazer simulados e resolver provas passadas. Muitos concurseiros, na verdade, optam por reservar um dia na semana só para fazer esta atividade, contando também com a contabilização de tempo para se treinar de maneira ainda mais eficiente.

O Gran Cursos Online formula e realiza simulados gratuitos e inéditos com frequência, sempre com o foco no perfil e critérios de avaliação da banca avaliadora. Além disso, você também acessar provas passadas, simulados já realizados pelo Gran e formular seus próprios simulados (com contabilização de tempo e análise de desempenho) com o auxílio do Gran Questões!

Confira o link para cada um dos recursos citados abaixo:

Faça parte do Telegram da aprovação no Concurso Banco do Brasil

Confira as principais notícias, materiais gratuitos e dicas de preparação para o Concurso Banco do Brasil fazendo parte do canal exclusivo do Telegram para a aprovação no Concurso Banco do Brasil.

Participe do Canal do Telegram com foco na aprovação Banco do Brasil Escriturário 2021!

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *