Fundação Cesgranrio: perfil da banca e questões. VEJA!

A Fundação Cesgranrio é a banca organizadora responsável por seleções muito procuradas, incluindo o Concurso Nacional Unificado (CNU), Banco do Brasil e Caixa Econômica. Saiba mais sobre o perfil desta banca, pontos de atenção e dicas para conquistar a aprovação!

Deixe seu like:

Avatar


24/11/2023 | 10:19Atualizado há 116 dias

Você conhece o perfil da Banca Organizadora Fundação Cesgranrio? Esta é atualmente a Instituição responsável pelo Concurso Nacional Unificado, seleção que oferta um total de 6.640 vagas em diversas carreiras para níveis médio e superior.

Se você é concurseiro há algum tempo, já sabe que conhecer a banca avaliadora é um passo essencial para ser aprovado em concursos públicos.

Afinal, ela é a responsável pela formulação dos itens e avaliação do candidato na maiorias etapas. Acompanhe o conteúdo para descobrir mais sobre o perfil da Fundação Cesgranrio!

Fundação Cesgranrio: qual é o perfil da banca?

A Fundação Cesgranrio tem um longo histórico na área da educação e formulação de avaliações, atuando há cerca de 40 anos neste segmento.

Sua atuação em concursos públicos é tanto nacional quanto regional. Dentre os principais concursos organizados pela Instituição estão:

  • Concurso Petrobrás;
  • Concurso Banco do Brasil;
  • Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES);
  • Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).
  • Caixa Econômica Federal PcD 2021

No quesito dificuldade, é conhecida por formular provas de nível mediano, especialmente se comparada com outras principais bancas brasileiras, como é o caso do Cesbraspe/CESPE. Assim, as questões costumam ser mais curtas e objetivas, geralmente limitando-se a 3 linhas. 

Um dos maiores diferenciais e pontos de atenção está na amplitude de cobrança de assuntos, que costuma ser bem distribuída, abrangendo todo o edital.

Nunca é uma boa ideia deixar de lado partes do edital, mas com a Fundação Cesgranrio isso pode ser ainda mais prejudicial, devido ao modelo de estruturação das avaliações. Se por um lado a cobrança é mais uniforme, o peso de cada item costuma variar e, por isso, é muito importante atentar-se ao que diz o edital de seleção.

Um outro ponto marcante na Fundação Cesgranrio é o de estruturar itens muito similares ou mesmo iguais àqueles do seu banco de dados.  Assim, a resolução de provas passadas se torna uma ferramenta ainda mais importante para quem vai prestar uma prova organizada por esta banca.

Veja a análise do perfil da banca Cesgranrio no CNU!

Os professores do Gran fizeram uma análise da banca Fundação Cesgranrio e as expectavas de cobrança para o Concurso Nacional Unificado. Confira abaixo!

O que disseram os professores: expectativas do perfil da banca Cesgranrio para o CNU

  • Prova equilibrada e mais geral: pontos muito específicos muito provavelmente serão tratados no curso de formação para diferentes cargos.
  • Atenção para a língua inglesa: já que é um diferencial da banca. É preciso ficar atento especialmente à parte do vocabulário.
  • Língua Portuguesa: A Interpretação de Texto costuma ser mais tranquila, por isso, é importante focar especialmente no conteúdo de gramática.
  • Resolva questões de outras bancas: para aperfeiçoar a sua preparação, resolva também questões das bancas Cebraspe, FGV e FCC, especialmente nas matérias jurídicas.
  • Espere uma prova menos “decoreba”: MGI informou que deseja uma prova mais interpretativa e comunicativa.

Acompanhe todas as notícias e detalhes do Concurso Nacional Unificado!

Fundação Cesgranrio: como é a cobrança por matéria?

Além de costumar recorrer à itens objetivos e diretos, a Fundação Cesgranrio também possui uma maneira particular de abordar algumas matérias básicas. Veja:

  • Língua Portuguesa: a cobrança está mais focada na Intepretação de Texto e Gramática Normativa. Por isso, dê muita atenção às noções de acentuação, regência e pontuação.
  • Matemática e Raciocínio Lógico: é comum que sejam apresentados gráficos, tabelas e outros recursos para acompanhar as questões. A cobrança para essas matérias pode ser um pouco mais elevada, especialmente devido aos recursos oferecidos.
  • Língua Inglesa: É um grande diferencial da Fundação Cesgranrio. As provas costumam ser mais complexas do que a maioria das avaliações de concurso do segmento e requerem do candidato um maior conhecimento da Língua, pautado principalmente na compreensão e vocabulário.
  • Informática: de modo geral, as questões de informática não são muito complexas e costuma abordar noções de internet, conceitos de segurança da informação e as principais ferramentas de trabalho digital em escritórios (como o pacote office).
  • Disciplinas de Direito: a cobrança costuma ser direta e associada à letra da lei. Em casos mais raros, pode-se cobrar jurisprudência.

Fundação Cesgranrio: dicas para conquistar uma boa pontuação!

Agora que você já conhece os principais aspectos da banca organizadora Fundação Cesgranrio, é hora de ficar por dentro das principais dicas para otimizar ainda mais a sua preparação. Confira!

Resolver muitas questões comentadas

Não tem jeito: podemos falar muito sobre o perfil da Fundação Cesgranrio, mas a única maneira de você realmente assimilar e compreender o que foi dito, é pela resolução de questões formuladas pela instituição.

Basta pensar que ao fazer isso, você está treinando diretamente para o dia da prova. E não caia no erro de achar que as questões comentadas de concurso só te ajudarão nas últimas etapas de preparação do certame!

Questões de concurso podem te ajudar em todos os momentos dos seus estudos e devem ser iniciadas o mais rápido possível, integrando sua rotina diária. Quer um exemplo de como fazer isso?

Reserve um pequeno pedaço de tempo dos seus estudos apenas para resolver itens, de preferência comentados. Você verá que estudando dessa forma, será mais fácil de fixar, revisar e analisar seus desempenho em diferentes conteúdos.

Você pode encontrar milhares de questões comentadas por professores e especialistas na plataforma Gran Questões! O acesso é imediato e você não paga nada para se cadastrar e começar a resolver itens gratuitos.

Confira questões da Fundação Cesgranrio e comece a resolver! 

Resolver provas passadas e simulados

Além de resolver questões comentadas de maneira separada é muito importante habituar-se a fazer simulados e resolver provas passadas.

Muitos concurseiros, na verdade, optam por reservar um dia na semana só para fazer esta atividade, contando também com a contabilização de tempo para se treinar de maneira ainda mais eficiente.

O Gran formula e realiza simulados gratuitos e inéditos com frequência, sempre com o foco no perfil e critérios de avaliação da banca avaliadora.

Além disso, você também acessar provas passadas, simulados já realizados pelo Gran e formular seus próprios simulados (com contabilização de tempo e análise de desempenho) com o auxílio do Gran Questões!

Confira a programação de simulados do Gran! (atualizado semanalmente) 

Criar cadernos de questões

Apesar de trazerem muita frustração, as questões erradas podem ser grandes aliadas na hora de conquistar a aprovação, sabia disso? Afinal, os erros na preparação nada mais refletem do que dúvidas no conteúdo que precisam ser trabalhadas.

Dessa forma, ao conferir o gabarito e salvar o item em um caderno de questões, você poderá retornar a ele mais tarde, resolvendo-o novamente e avaliando assim se a dificuldade foi ou não sanada. 

Como já mencionamos, isso é especialmente importante quando falamos da banca Fundação Cesgranrio, já que muitos dos itens são reaproveitados.

Saiba como criar cadernos de questões! 

Banca Fundação Cesgranrio: resumo de perfil

  • Nome: Fundação Cesgranrio
  • Dificuldade: média
  • Tipo de questão: múltipla escolha
  • Penalização por chute: não tem
  • Pegadinhas: não é conhecida por realizá-las
  • Enunciados: objetivos e curtos
  • Banca semelhante:  IBFC
  • Matéria de destaque: Língua Inglesa
  • OBS: experiência em aplicações de provas nacionais

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Deixe seu like:

Avatar


Equipe do Gran Cursos Online