CACD 2016: divulgado o resultado final da 2ª fase e o resultado preliminar da 3ª fase!

Avatar


16 de novembro2 min. de leitura

CACD 2016Atenção candidatos(as) que participaram do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (Concurso Diplomata 2016)! Foi divulgado no final da tarde desta quarta-feira, 16 de novembro, no site do Cebraspe, o resultado final da 2ª fase e o resultado preliminar da 3ª fases do certame.

Clique aqui para conferir

O certame visa o provimento de 30 vagas e teve sua primeira etapa no dia 31 de julho de 2016, em todas as capitais do país.

A prova objetiva, conhecida como 1ª fase ou TPS, contou com 73 questões de Língua Portuguesa, História do Brasil, História Mundial, Geografia, Política Internacional, Língua Inglesa, Noções de Economia e Noções de Direito e Direito Internacional Público. Na segunda fase, haverá uma prova discursiva de Português (redação e dois exercícios), prevista para 17 de setembro.

Já na terceira e última fase, serão seis avaliações, sendo cinco delas discursivas sobre História do Brasil (18 de setembro); Geografia e Política Internacional (24 de setembro); Língua Inglesa (18 de setembro); Noções de Economia (24 de setembro); Noções de Direito e Direito Internacional Público (25 de setembro); O sexto exame é objetivo sobre Espanhol e Francês (25 de setembro). Os selecionados farão ainda um curso de formação no Instituto Rio Branco, em Brasília. O regime de contratação é o estatutário (estabilidade).

Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata – O CACD é o processo seletivo para ingresso na carreira de diplomata. Desde 1996, vem sendo realizado com a regularidade de pelo menos uma vez por ano, e já conta 20 edições. Sucede o exame vestibular para admissão no Curso de Preparação à Carreira de Diplomata (CPCD), o qual vigorou até 1995. Desde a edição de 2002, o CACD é realizado com a colaboração do Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB). A abrangência do CACD é nacional, todas as fases são aplicadas em todas as capitais estaduais e no Distrito Federal.

O Instituto tradicionalmente põe à disposição do candidato, no período que antecede a realização das provas, o Guia de Estudos, com o registro das questões propostas no exame anterior acompanhadas de respostas que mereceram avaliação positiva por parte das respectivas bancas examinadoras. O objetivo é orientar e auxiliar o candidato em sua preparação para o concurso, o qual exige, em todas as fases, leitura e análise críticas, capacidade de síntese e de organização de ideias e, sobretudo, maturidade intelectual, atributos inerentes ao fazer diplomático e que deverão estar presentes durante toda a trajetória profissional do diplomata.

Detalhes:

  • Concurso: Concurso Diplomata do MRE 2016
  • Banca organizadora: Cespe/UnB
  • Cargos: Diplomata
  • Escolaridade: Nível superior
  • Número de vagas: 30
  • Remuneração: R$ 15 mil
  • Inscrições: de 8 de junho a 20 de junho de 2016
  • Taxa de inscrição: R$ 225,00
  • Prova objetiva: 31 de julho de 2016

edital

____________________________________________________________________________________________

Com o objetivo de preparar os candidatos para o concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, um dos mais difíceis do país, o Gran Cursos Online lançou um novo curso de preparação extensiva para o CACD 2017, composto por teoria e exercícios. Nosso objetivo é ajudá-lo na consolidação de seu conhecimento e, consequentemente, na realização de uma excelente preparação para o próximo concurso. Além das orientações de uma equipe altamente qualificada (diplomatas e especialistas), que irá destacar e desvelar os principais tópicos de cada disciplina, você contará, ainda, com as preciosas dicas sobre as particularidades da banca CESPE, um ano de acesso ao conteúdo, visualizações ilimitadas e outros diferenciais. Com esse curso você se prepara de forma antecipada e eficaz!

matricule-se3

diplomata-arte

Avatar


16 de novembro2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

CACD 2016 concurso Diplomata diplomacia