Concursos PCDF 2016: Publicado regulamento! Inicial de até R$ 16,8 mil!

Avatar


03 de março3 min. de leitura

Concursos PCDF 2016Atenção concurseiros/as do Distrito Federal! Saiu no Diário Oficial do DF desta quinta-feira, 03 de março, o regulamento dos concursos públicos para o provimento de cargos de agente de polícia, agente polícia de custódia, escrivão de polícia, papiloscopista policial, perito criminal e perito médico-legista da Polícia Civil do Distrito Federal (Concursos PCDF 2016). A publicação do regulamento sinaliza que pode ser lançado em breve concurso público para provimento de vagas existentes no quadro da corporação.

Até o fim de 2016, é esperado que cerca de 400 policiais completem o tempo de serviço, intensificando ainda mais o déficit no quadro da instituição – que atua hoje com menos de 50% da sua capacidade de recursos humanos. Mesmo com a nomeação dos aprovados nos concursos realizados anteriormente, o número total de contratações só cobrirá parte do total de policiais recentemente aposentados.  “É um total muito distante da quantidade de cargos vagos na Polícia Civil do DF, que, hoje, ultrapassada os quatro mil”, observa Rodrigo Franco, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF).

Confira o extrato do regulamento ao lado:Regulamentação Concurso PCDF.fw

Sobre o concurso – Os candidatos que participarem do certame serão avaliados por meio de prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, composta por questões das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa e Conhecimentos Gerais e Específicos. Para os candidato a Perito Criminal, as questões sobre conhecimentos específicos serão inerentes às áreas de formação acadêmicas. Haverá prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, somente para os candidatos aprovados na prova objetiva. Os candidatos ao cargo de escrivão da Polícia passarão por prova de digitação que constará de um texto pré-definido, na qual deverá obter pontuação superior a 60%.
Os exames biométricos e avaliação médica, serão realizados mediante exame físico, análise de testes, de laudos e dos exames laboratoriais solicitados, destinar-se-ão à verificação das condições de saúde do candidato para o desempenhos do cargo e dos requisitos legais para a matrícula no curso de formação profissional. A prova de capacidade física, regulamentada por edital e de caráter eliminatório, consistirá dos seguintes testes: barra fixa, flexão abdominal, meio-sugado, natação, teste de corrida de 12 minutos, avaliação psicológica de caráter eliminatório, Sindicância da Vida Pregressa e Investigação Social. Haverá ainda Prova de Títulos, somente para os cargos de Perito Criminal e Perito Médico-Legista.

Os aprovados na primeira fase do concurso passarão ainda por Curso de Formação Profissional.

Suspensão não afetará o concurso – No que diz respeito ao recente Decreto nº 36.777, de 29 de setembro de 2015, que dispõe sobre a suspensão da realização de novos concursos públicos, em função dos limites impostos pela LRF, há respaldo pela exceção prevista no parágrafo único, do art. 1º. Cabe ressaltar, ainda, que a “nomeação em cargo de provimento efetivo, para os órgãos de segurança pública, que sejam integralmente custeados com recursos do fundo constitucional (PM, Polícia Civil e Bombeiros), não impacta diretamente a folha de pagamento do DF, já que suportada por dotação orçamentária própria da União, a quem compete manter e organizar tais corporações, ex vi do art. 21, XIV, da CRFB.

Último concurso – O último concurso realizado para agente da polícia civil do DF, foi organizado pelo Cebraspe e, ofertou 300 vagas, sendo 285 vagas para a ampla concorrência e 15 vagas reservadas para pessoas com deficiência. Para o cadastro de reserva, o percentual destinado foi de 200% do número de vagas.

Já para os cargos de papiloscopista foram 157 (50 imediatas; 107 cadastro de reserva) e para perito médico-legista 60 (20 vagas imediatas; 40 cadastro de reserva). Para concorrer aos cargos, é necessário possuir ensino superior. Para  o cargo de perito é preciso ser formado em Medicina e possuir registro no conselho da classe. A responsável pelo certame foi a Fundação Universa.

Sobre a PCDF

Descendente direta da Polícia Civil do Rio de Janeiro, cidade que hospedou a capital da República desde a sua proclamação em 1889, a Polícia Civil do Distrito Federal iniciou as suas atividades após a criação de Brasília, em 1960, com efetivos oriundos da polícia carioca.

A sua história remonta, portanto, à criação da Intendência Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil, em 1808, quando da transmigração da família real portuguesa para o Brasil. Naquele ano nascia no bojo da Intendência Geral, o embrião do que mais tarde seria a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro e modelo para as demais políciais judiciárias do país.

A atual Polícia Civil do Distrito Federal é subordinada ao Governador do Distrito Federal, nos termos do artigo 144, da Constituição Federal, e ligada à estrutura da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

A Polícia Civil do Distrito Federal tem como missão institucional promover, integrada às  instituições congêneres, a segurança pública, visando à preservação da ordem pública e à  incolumidade das pessoas, por meio da apuração de delitos, da elaboração de procedimentos  formais destinados à ação penal e da adoção de ações técnico-policiais, com a preservação  dos direitos e garantias individuais.

 Princípios Institucionais
São princípios institucionais da Polícia Civil do Distrito Federal a hierarquia, a disciplina, a unidade, a indivisibilidade, a autonomia funcional, a legalidade, a moralidade, a  impessoalidade, a participação comunitária e a unidade de doutrina e de procedimentos.

Detalhes:

  • Concurso: Polícia Civil do Distrito Federal
  • Banca organizadora: IADES (Perito Criminal) | A definir (demais cargos)
  • Cargos: Agente de Polícia, Agente Polícia de Custódia, Escrivão de Polícia, Papiloscopista Policial, Perito Criminal e Perito Médico-Legista
  • Escolaridade: nível superior
  • Número de vagas: a definir
  • Remuneração: até R$ 16,8 mil (com aumento previsto)
  • Situação: Confirmado (Perito Criminal) | Preparação de médio a longo prazo (Demais cargos) 
  • Link do último edital: Perito Criminal  || Perito Médico-Legista || Papiloscopista || Agente de Polícia

Gostou dessa oportunidade? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 26 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

assinatura ilimitada
Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:
CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)8
Avatar


03 de março3 min. de leitura