Aprovado no IBGE, Leonardo destaca que perseverança e dedicação são ingredientes fundamentais para a jornada de estudos

Avatar


30 de agosto3 min. de leitura

IBGECom formação em Ciências Contábeis, Leonardo dos Santos Leandro se interessou pela carreira pública motivado pela segurança da estabilidade empregatícia e pelas remunerações atrativas que são oferecidas em alguns órgãos se comparadas às da iniciativa privada. Com o sonho de ingressar na Receita Federal do Brasil, ele conta nessa entrevista um pouco de sua trajetória, sua aprovação no concurso do IBGE 2017, para o cargo Agente Censitário Administrativo, na circunscrição de Goiânia – GO, e suas metas e perspectivas no universo dos concursos públicos.

Logo que terminou sua graduação, o entrevistado se deparou com a publicação do edital do concurso do INSS (2016) e vislumbrou nesse concurso a oportunidade de começar a trilhar seu caminho no serviço público. Depois de se deparar com materiais de estudo que não corresponderam à sua expectativa, Leonardo buscou na internet aulas e materiais de qualidade para se preparar para este concurso e conheceu o Gran Cursos Online.

“No início, eu estudei com material não muito bom, comprei uma apostila em banca de revista, mas não gostei muito, não indico a ninguém. Em seguida, busquei conteúdos gratuitos na internet e sites de resolução de questões. Comprei um pacote do Gran Cursos Online específico para o cargo de Técnico do INSS que consistia no Revisaço p/ o INSS – Exercícios + Gran Dicas + Simulado Comentado.”

Estudando com um material de qualidade, Leonardo viu sua evolução nos estudos e identificou que esse era o caminho certo para a aprovação. E apesar de não ter sido aprovado neste concurso, pois estudou durante pouco tempo, acumulou uma boa bagagem de conteúdo.

Após o concurso do INSS, o entrevistado conta que ficou alguns meses sem estudar, porém logo encontrou motivação para retornar aos estudos visando conquistar seu sonho de ingressar na Receita Federal do Brasil e persistiu com a rotina de estudos e dedicação.

Nesse período, Leonardo estudou com afinco e foi aprimorando sua técnica de estudo em uma ampla gama de matérias que são cobradas nestes certames. Quando o edital do IBGE foi publicado, ele identificou que já vinha estudando várias matérias que cairiam no concurso e resolveu realizar a prova como o intuito de realizar uma auto avaliação do que vinha absorvendo nos estudos.

Como Leonardo ocupa um cargo público de Agente de Combate às Endemias, no município de Trindade – GO, não estudava em tempo integral, mas tinha disciplina e disposição para estudar diariamente no período da noite.

Ele comenta que a técnica de realizar revisões periódicas das matérias estudadas foi muito eficiente para a absorção dos conteúdos. “Eu usei bastante as técnicas de revisão espaçada, usando um aplicativo chamado Anki, muito bom eu considero. E também, como a maioria que consegue aprovação, resolvi muitas e muitas questões.”

O aluno destaca que o Gran Cursos Online o auxiliou, e ainda auxilia, muito em seu processo de preparação e aprendizagem. Ele frisa que o diferencial está na qualidade do corpo docente e dos recursos técnicos da plataforma. “Eu tive e tenho o auxílio dos grandes mestres do Gran Cursos Online, são excelentes professores, e o recurso que mais me agradou foi o de aceleração do vídeo, pois me ajudava a ganhar tempo na hora de assistir às aulas.”

” Invista um tempo considerável na “pré-preparação”, ou seja, busque técnicas de estudo que já deram certo e aprenda como estudar de maneira eficaz. Tenha um cronograma de estudos e siga-o, pois pra mim foi essencial na preparação.”

Leonardo fala sobre alguns pontos que acredita serem essenciais para quem está em busca de um cargo público. “Minha principal dica pra quem está iniciando: invista um tempo considerável na “pré-preparação”, ou seja, busque técnicas de estudo que já deram certo e aprenda como estudar de maneira eficaz. Tenha um cronograma de estudos e siga-o, pois pra mim foi essencial na preparação.”

Apesar de ter conquistado a aprovação no IBGE e ter sido convocado para assumir o cargo, Leonardo optou por continuar no cargo que ocupava e persistir estudando para conquistar novas aprovações. “Fui convocado dia 18/08/17 mas assinei minha desistência ontem dia 21/08. Por ser temporário, escolhi ficar em meu humilde cargo efetivo até ser aprovado em um concurso melhor e também efetivo. Ver seu nome na lista de aprovados de um concurso é muito bom, mas acredito que a sensação de ser aprovado no concurso dos sonhos deve ser mil vezes melhor…”

Por fim, ele deixa uma mensagem para os candidatos que estão na mesma jornada que ele e buscam ingressar no serviço público.

Bom, reconheço que preciso melhorar bastante para ser aprovado dentro do número de vagas na Receita Federal, mas aprendi muita coisa boa com os professores do Gran Cursos Online e com as mensagens de apoio e motivação postadas no Blog Gran Cursos Online: se nos dedicarmos com seriedade e não desistirmos do objetivo de passar no concurso dos sonhos, buscando melhorar a cada dia, tenho certeza que a aprovação virá, isso é uma consequência inevitável.


Você foi aprovado em algum concurso com a ajuda do Gran Cursos Online? Responda aqui ao nosso questionário online e compartilhe a sua história de sucesso!

Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]
garantia-de-satisfacao-30

Avatar


30 de agosto3 min. de leitura