Código de Ética OAB: entenda mais sobre o documento!

Código de Ética OAB: veja aqui todos os detalhes do documento e se destaque na preparação!

Avatar


06 de outubro4 min. de leitura

Quando o examinando abre o caderno de prova do Exame de Ordem, as primeiras oito disciplinas que ele irá deparar é a respeito da Ética Profissional, que contempla o Estatuto da OAB, o Regulamento da OAB e o Código de Ética OAB. Alguns até subestimam o conteúdo. Mas atenção: ele representa nada menos do que oito questões no Exame de Ordem. Pontos que podem fazer diferença entre a aprovação e a reprovação.

Essa disciplina é a mais lógica e leve para aprendizado e as vezes os alunos acabam subestimando e deixando de ficar no que levaria a aprovação. Se você pretende prestar o exame da OAB e não sabe por onde começar a estudar o Código de Ética, o Gran Cursos Online pode auxiliar você esclarecendo as principais dúvidas.

Navegue pelo índice abaixo e confira:

O que é o Código de Ética OAB

O Código de Ética OAB reúne regras éticas e princípios que formam a consciência e a moral profissional do advogado e que devem ser aplicados em sua conduta, evitando problemas disciplinares na carreira jurídica.

O código é um instrumento que reúne diversas regras e condutas a serem incorporadas pelo advogado, tais como honestidade, decoro, boa-fé e dignidade para exercer a profissão de modo justo e, assim, colaborar para a ordem, a defesa dos direitos do cidadão e o desenvolvimento da sociedade.

Baixe AQUI o Código de Ética e turbine os seus estudos

Volte ao topo

Código de Ética OAB: para que serve

Estudar tanto o Código de Ética, quando o Estatuto da OAB e o Regulamento é indispensável para ingressar na Ordem dos Advogados do Brasil. Isso porque, em comparação com as outras matérias, Ética Profissional é o assunto que reúne a maior quantidade de questões no exame da OAB, com oito questões no total.

Dessa forma, um bom desempenho nessa disciplina pode ser um diferencial para garantir uma boa pontuação e conseguir a aprovação no exame. Além disso, as questões de ética são consideradas simples, uma vez que apresentam foco no texto da lei, e não em teses ou decisões judiciais.

A prova do Exame de Ordem é feita com um comando de um histórico que deve ser interpretada e respondida com base em um dispositivo expresso da lei em todas as disciplinas.

Volte ao topo

Principais pontos do Código de Ética OAB

Entre diversos pontos abordados, destacam-se alguns tópicos do Código de Ética e Disciplina OAB, tais como regras de boa relação com o cliente, com outros profissionais e com autoridades, instruções para o pagamento de honorários, limites da publicidade do advogado e seu escritório, normas de sigilo profissional, entre outros.

Confira abaixo quais são os tópicos do Código de Ética da OAB:

Da Ética do Advogado

  • Dos Princípios Fundamentais
  • Da Advocacia Pública
  • Das Relações com o cliente
  • Das Relações com os Colegas, Agentes Políticos, Autoridades, Servidores Públicos e Terceiros
  • Da Advocacia Pro Bono
  • Do Exercício de Cargos e Funções na OAB e na Representação da Classe
  • Sigilo Profissional
  • Da Publicidade Profissional
  • Honorários Profissionais

Do Processo Disciplinar

  • Dos Procedimentos
  • Dos Órgãos Disciplinares (Dos Tribunais de Ética e Disciplina/Das Corregedorias-gerais)
  • Das Disposições Gerais e Transitórias

Volte ao topo

Novo Código de Ética OAB

Entrou em vigor, em 2016, um novo Código de Ética e Disciplina da OAB. Entre as principais inovações está a advocacia pro bono, que anteriormente era algo vedado. O pro bono é a defesa gratuita para pessoas necessitadas economicamente. Ela está contida no Art. 30 no Código.  Além disso, permite aos advogados a publicidade e de seus escritórios em meios eletrônicos, como redes sociais. Os dispositivos estão a partir do Art. 39

Inclusive, esse é um dos principais pontos que são cobrados na parte de Ética Profissional. Algo que despenca em prova são os quesitos de publicidade no exercício da advocacia. Isso porque a prova passa a ter uma carga extremamente teórica e interpretativa. Então, é necessário trabalhar o quesito de interpretação junto com os artigos do Código de Ética sobre o que pode e não pode ser feito a nível de publicidade.

Além disso, o Novo Código de Ética da OAB estabelece um maior rigor ético aos dirigentes da OAB, no tópico de Processo Disciplinar, que também é bastante cobrado em provas. Os dispositivos vão do Art. 55  ao Art. 70 do Código.

Volte ao topo

Material gratuito: e-book Ética e Estatuto da OAB – Comentado e Esquematizado

Aumentar a carga de estudos é fundamental se você quiser sua aprovação no Exame de Ordem da OAB.

Então, para te ajudar, o Gran Cursos Online preparou o e-book Ética e Estatuto da OAB – Comentado e Esquematizado, especialmente para você. Trata-se de um conteúdo importante, que fará a diferença no seu desempenho.

Com esse material exclusivo e gratuito, você terá o treino necessário para o estudo de Ética e Estatuto da OAB, decisivo para a aprovação, com indicações da nossa mestre, especialista e professora Cínthia Biesek.

É o que você precisa para se preparar bem para a sua prova a tempo!

Preencha o formulário e baixe o e-book agora gratuitamente:


Ou acesse a página de materiais gratuitos

Volte ao topo

Prova OAB: Importância de um Curso preparatório

Estudar para o Exame de Ordem com quem entende é essencial! São diversos professores capacitados e que entendem bem como são as questões e todo o procedimento do certame. São diversos mapas mentais, aulas esquematizando todo o conteúdo, mapas mentais e uma gama de resolução de questões. Tudo isso para deixar você bem preparado e com todas as dúvidas sanadas.

Então, conte com o Gran Cursos Online para garantir a sua aprovação!

Gran Seguro OAB

A persistência e a dedicação de cada estudante para com os estudos fazem toda a diferença no caminho rumo ao sucesso no Exame de Ordem da OAB. Nesse contexto, o Gran Cursos Online, sendo uma EdTech focada na mudança de vidas por meio da educação, está cada dia mais empenhado na boa preparação de cada um dos nossos alunos. Foi assim que surgiu o Gran Seguro OAB, um incentivo adicional para que nossos alunos continuem estudando, sigam motivados até o dia em que a aprovação se tornar concreta e, ainda, tenham em mente que o valor e a confiança investidos na nossa Marca lhes trará o melhor retorno e no menor tempo possível.

Gran Seguro OAB funciona da seguinte forma: Em caso de não aprovação, após a publicação do resultado final da 2ª Fase do Exame de Ordem da OAB, o(a) aluno(a) terá o valor total investido na hora da compra do curso inteiramente revertido em créditos, a fim de que possa tanto investi-los na preparação para o Exame da OAB subsequente como também utilizá-los na aquisição de qualquer um dos mais de 10.000 (dez mil) cursos preparatórios disponíveis no site do Gran Cursos Online.

Tais créditos, vale dizer, terão a validade de 1 (um) ano e deverão ser utilizados em uma única compra. Além disso, caso o(a) aluno(a) opte por um curso ou produto cujo valor seja mais alto do que os créditos disponíveis, deverá proceder ao pagamento da diferença, conforme cálculo a ser realizado no momento da compra.


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


06 de outubro4 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

prova oab