Prova OAB: monte o seu cronograma de estudos!

Com um cronograma de estudos bem direcionado para cada fase da Prova OAB, você garante um melhor aproveitamento do seu tempo de preparação e melhores resultados. Saiba mais!

Avatar


14 de Setembro de 2023

O XXXIX (39°) Exame de Ordem está com edital publicado e terá a 1ª fase de avaliações aplicadas no mês de novembro.

Se o seu sonho é conquistar a carteira vermelha, esta é a sua oportunidade! E, para garantir que você tenha o melhor aproveitamento do seu tempo e esforços, é importante poder contar com um bom plano de estudos.

A organização do estudo evita que o aluno fique sobrecarregado e que algumas matérias sejam deixadas de lado. Com o Gran você consegue montar o seu cronograma de estudos e garantir um bom preparo para a prova OAB.

Navegue pelo índice e veja todos os detalhes:

VEJA AQUI todas as informações sobre a Prova OAB

Prova OAB: cronograma de estudos 1ª fase

A 1ª fase da Prova OAB é muito conhecida por apresentar um edital muito extenso: ao todo, são 20 disciplinas que devem ser contempladas no seu cronograma de estudos.

Nesse caso, o examinando enfrentará um total de 80 questões objetivas, distribuídas em 3 blocos. Veja abaixo qual costuma ser o quantitativo observado nas questões da Prova OAB 1ª fase para cada uma das disciplinas cobradas:

Grupo A (38 questões) Grupo B (24 questões) Grupo C (18 questões)
Ética Profissional (08 questões) Direito Administrativo (05 questões) Direitos Humanos (02 questões)
Direito Civil (06 questões) Direito do Trabalho (05 questões) Direito Internacional (02 questões)
Processo Civil (06 questões) Processo do Trabalho (05 questões) ECA (02 questões)
Direito Constitucional (06 questões) Direito Tributário (05 questões) Direito Ambiental (02 questões)
Direito Penal (06 questões) Direito Empresarial (04 questões) Direito do Consumidor (02 questões)
Processo Penal (06 questões) __ Filosofia do Direito (02 questões)
__ __ Direito Previdenciário ** (02 questões)
__ __ Direito Financeiro ** (02 questões)
__ __ Direito Eleitoral ** (02 questões)

Como se trata de uma avaliação objetiva, um bom cronograma para a 1ª fase da Prova OAB deve se focar em:

  1. Distribuição do tempo de acordo com a relevância/cobrança de cada disciplina;
  2. Resolução de questões e simulados;
  3. Realização de revisões periódicas;
  4. Leitura consistente da lei seca;
  5. Formulação de resumos.

Leia abaixo um pouco mais sobre para uma dessas etapas para a formulação de um bom cronograma de estudos para a Prova OAB 1ª fase.

1. Como fazer a distribuição proporcional de tempo no cronograma de Prova OAB 1ª fase?

Para que o seu tempo seja melhor aproveitado nos estudos para a Prova OAB 1ª fase, é importante que você se foque mais no que será mais cobrado. Como a OAB é um exame relativamente equilibrado, as cobranças são parecidas. Ainda assim, existem disciplinas mais presentes em questões, como é o caso de: Ética Profissional, Direito Civil, Processo Civil, Direito Constitucional, Direito Penal e Processo Penal, por exemplo.

Logo, para ter um bom cronograma de Prova OAB 1ª fase, é importante reservar mais tempo da sua rotina para se dedicar a esses temas. Também vale colocá-los na programação mais de uma vez por semana.

FIQUE LIGADO: dedicar mais tempo às matérias mais relevantes não significa deixar as outras menos cobradas de lado. Todas as disciplinas da Prova OAB 1ª fase precisam ter um espaço na sua programação.

Como o Gran pode ajudar você a organizar os horários do seu cronograma de estudos?

Ao estudar com o Gran, você garante acesso, não apenas a materiais diversos, de qualidade e direcionados, como também a ferramentas capazes de auxiliá-lo em diferentes momentos da sua preparação.

No quesito de distribuição proporcional de tempo e de organização para a Prova OAB, você poderá contar com:

O princípio por trás desses dois recursos, é o mesmo: ajudar você a distribuir o seu tempo de maneira objetiva, levando em consideração as particularidades do edital. Então, lembra a importância de fazer uma distribuição proporcional de tempo? Esses recursos podem ajudar você!

A grande diferença entre os dois é que, enquanto o primeiro cria uma grade horária com videoaulas que você deve assistir, distribuídas por dia, o segundo organiza os seus estudos de modo geral, apresentando ciclos de estudos, assim como o tempo recomendado para estudar cada assunto.

Outro ponto importante é que o cronograma de estudos é uma funcionalidade gratuita, disponível para todos os GranAlunos cadastrados na plataforma. Já para acessar o Gran Gerenciador, é necessário ser Assinante Ilimitado.

2. Como fazer a resolução de questões e simulados para a Prova OAB 1ª fase?

Para ser aprovado na Prova OAB 1ª fase, é necessário ter um aproveitamento mínimo de 50%: isto é, acertar 40 questões.

E, quando o assunto é acertar questões, por mais que os estudos teóricos sejam básicos e essenciais, são os estudos práticos que garantirão que você será capaz de aplicar o que foi aprendido de acordo com o perfil da prova.

Afinal, acertar questões também é questão de prática. Quando você já tem experiência, por exemplo, não se sente tão cansado lendo os enunciados, é mais difícil se confundir com uma redação mais complexa, sua atenção fica maximizada e você diminui as suas chances de cair nas infames pegadinhas.

Por todas essas razões, é importante incluir a resolução de questões e simulados no seu cronograma de estudos para a Prova OAB 1ª fase.

Como incluir as questões e simulados na sua rotina de estudos para a Prova OAB?

Isso vai depender de como é a sua rotina de estudos. Ter mais ou menos tempo para se dedicar, por exemplo, pode definir a constância em que será interessante resolver simulados, por exemplo. Veja abaixo algumas sugestões de como incluir os estudos práticos na sua rotina.

  • Para quem tem mais tempo: responder em média 30 a 50 questões todos os dias e realizar 1 simulado por semana (de preferência, no final da semana);
  • Para quem tem menos tempo: responder quantas questões conseguir, tentando manter a constância diária. Realizar 1 simulado a cada 15 dias.

Note que apresentamos acima algumas SUGESTÕES. No entanto, o mais recomendado é encontrar uma maneira que funcione melhor de acordo com a sua rotina. O mais importante é manter a constância dos estudos práticos.

Resolva questões e simulados para a Prova OAB com o Gran Questões!

Estudando com a plataforma Gran Questões, é possível ter acesso a um amplo banco de questões para o Exame de Ordem, além de bancos de provas passadas e de simulados inéditos, formulados pelos professores e especialistas do Gran.

Além disso, a plataforma também é capaz de acompanhar o seu percentual de acerto geral, por matéria e por avaliação realizada. Dessa forma, fica mais fácil acompanhar o seu desenvolvimento nos estudos.

Faça seu cadastro no Gran Questões e comece a resolver questões GRATUITAMENTE! 

3. Como fazer revisões para a Prova OAB 1ª fase?

Como já mencionamos, são muitos os conteúdos cobrados na Prova OAB 1ª fase. Logo, as revisões são ainda mais essenciais para garantir que você não seja vítima da famosa “Curva do Esquecimento”!

A Curva do Esquecimento é um fenômeno biológico estudado pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus. Nele, o cérebro tem tendência a esquecer a maior parte do que aprendemos (seja de maneira voluntária ou não). O intuito disso é não sobrecarregar a mente com informações desnecessárias.

Nessa parte você pode argumentar: mas o conteúdo da Prova OAB 1ª fase não é desnecessário! E concordamos com você!

Contudo, o cérebro não vai saber disso imediatamente, mas sim, após a repetição e aplicação. Esses fatores, aos poucos, indicam para a sua mente, que aqueles pontos são importantes, possuem utilidade no seu dia a dia e, portanto, não podem ser esquecidos. É assim que um determinado assunto vai se tornando, aos poucos, parte da sua memória de longo prazo. Por essa razão, a revisão é tão importante.

Existem diversas maneiras de revisar para a Prova OAB 1ª fase. De acordo com especialistas do Gran, produzir o seu material de revisão e revisitá-lo periodicamente é uma das melhores táticas para garantir que você não se esquecerá do que é preciso lembrar na hora da prova.

Mas de quanto em quanto tempo revisar? Isso também depende, mas, se você ficou curioso, LEIA AQUI o conteúdo sobre revisão nos estudos. 

4. Como fazer a leitura da lei seca para a Prova OAB 1ª fase?

Conhecer a lei seca é essencial para os futuros advogados. Afinal de contas, será por meio das leis e do que foi definido por elas que poderão realizar os seus trabalhos. Por isso, a leitura da lei seca é tão importante na preparação da Prova OAB.

Como o próprio nome sugere, isso significa que a recomendação é ler o texto integral ao invés de assistir, por exemplo, a uma aula que explica sobre a lei. Isso porque os detalhes dos artigos são importantes e poderão ser cobrados. Se você só entende a ideia geral, pode ser que acabe errando itens desse tipo.

De modo geral, a recomendação é de reservar um momento do dia apenas para ler lei seca, nem que sejam apenas 30 minutos.

Como o Gran pode ajudar nos estudos de lei seca para a Prova OAB?

O estudo da lei seca pode ser muito desafiador para os examinandos da OAB. Afinal de contas, os textos raramente são intuitivos e fica difícil definir, no meio de tantos artigos, quais são os mais importantes. Nesse processo, caso ainda não tenha conhecimento sobre a avaliação, o examinando da Prova OAB pode acabar favorecendo artigos que não são tão cobrados no Exame de Ordem.

Para auxiliar nos seus estudos de lei seca e resolver esses problemas, o Gran lançou três ferramentas que otimizam os resultados no estudo de leis:

  • ➡️Artigo por artigo: análise em vídeo de cada um dos artigos dos principais dispositivos, apresentando explicações adicionais, comentários e contextualizações.
  • ➡️Lei em Questão: questões para cada um dos artigos do dispositivo legal, permitindo que o aluno perceba como o tema costuma ser cobrado.
  • ➡️ Legislação em destaque: indicações e marcações realizadas pelos professores no texto integral da lei, indicando termos-chave, artigos mais relevantes e mais!

Em conjunto, estas ferramentas formam o recurso de Legislação Comentada, disponível para Assinantes Ilimitados do Gran!

Saiba mais sobre os recursos do Gran que auxiliam nos estudos de lei seca! 

Prova OAB: cronograma de estudos 2ª fase

Na 2ª fase da Prova OAB, a avaliação consiste na formulação de uma peça prático-profissional e na resolução de 4 questões discursivas. O tema da prova dependerá da escolha do aluno, que poderá selecionar, entre os ramos do Direito: Administrativo, Civil, Constitucional, do Trabalho, Empresarial, Penal e Tributário.

Como a base da avaliação é bem mais subjetiva, baseada na escrita, a recomendação é que o cronograma de estudos da Prova OAB 2ª fase tenha como foco os principais pontos do ramo de Direito escolhido, a prática escrita e a leitura da lei seca. Além disso, a leitura otimizada e marcação do Vade Mecum também é importante.

➡️Leia mais sobre a preparação para 2 fase OAB! 

Prova OAB: aprenda como montar um cronograma de estudos personalizado!

A professora Roberta Queiroz preparou uma aula denominada: Sistema Solar GRANOAB.

Nesta aula, a professora detalha as disciplinas mais e menos cobradas, além de trazer dicas para a montagem de um cronograma personalizado de acordo com a sua rotina.

Acompanhe a seguir, o conteúdo na íntegra:

Prova OAB: por que é importante estudar com um curso preparatório?

Estudar para a Prova OAB pode ser desafiador, especialmente para quem está ingressando nessa jornada pela primeira vez. Então, sempre que possível, é importante contar com a ajuda de cursos especializados.

Com os cursos preparatórios para a Prova OAB do Gran, por exemplo, você poderá desfrutar de:

  • Preparação específica para cada fase;
  • Abordagem teórica ampla, densa e atualizada de todas as disciplinas previstas no edital;
  • Organização das videoaulas em estrita obediência aos tópicos do conteúdo programático do edital.
  •  Seleção de conteúdos didáticos;
  • Corpo docente coeso, respeitado e experiente;
  • Resolução comentada de questões objetivas, inéditas (autorais) e da própria banca, a Fundação Getúlio Vargas FGV);
  • Módulo adicional de aulas extras e bônus, composto por reprises de lives do YouTube sobre temas atuais, especialmente selecionados;
  • Fórum de dúvidas;
  • Apoio pedagógico permanente;
  • Simulados periódicos com correção em vídeo e/ou gabarito escrito e comentado.

👉Conheça os cursos do Gran OAB! 

O seu sonho de aprovação no Exame de Ordem merece a melhor e mais completa preparação do mercado! Para garantir acesso a TODOS OS CURSOS da plataforma, incluindo a preparação para concursos públicos, você ainda pode conferir a Assinatura Ilimitada OAB, recentemente lançada.

➡️ Saiba mais sobre a Assinatura Ilimitada OAB!

Prova OAB: mentorias

1 – Mentoria Mentalidade do Aprovado OAB

A Mentoria Mentalidade do Aprovado será composta de módulos especiais contendo as principais demandas sobre a Prova OAB!

Todo o conteúdo será baseado em psicologia e neurociência.

Estrutura da Mentoria Mentalidade do Aprovado

Acompanhe as aulas da Mentoria Mentalidade do Aprovado para a Prova OAB:

➡️ 90 MINUTOS

  • AULA 1: Os fundamentos Emocionais
  • AULA 2: Protagonismo, antagonismo, e coadjuvante
  • AULA 3: Autosasabotagem
  • AULA 4: A Ansiedade como aliada e técnicas milagrosas
  • AULA 5: Não se compare! A soberba favorecida pelo mundo jurídico e a preocupação com a opinião alheia
  • AULA 6: A Procrastinação e suas raízes reais

➡️ 60 MINUTOS

  • AULA 7: A Garra
  • AULA 8: Aumentando A Sua Autoestima
  • AULA 9: Pessoas Tóxicas
  • AULA 10: Aumentando o seu foco

➡️ 30 MINUTOS

  • AULA 11: Pensamentos Negativos.
  • AULA 12: Organização Emocional E Material
  • AULA 13: Dizer Não: A Bolha Iniciando

➡️ 15 MINUTOS

  • AULA 14: Papéis Patológicos Com a OAB
  • AULA 15 : O dia da prova: Ensaie

➡️ 7 MINUTOS

  •  AULA 16: Prática e Terapia em Grupo
  • AULA 17: A véspera

👉 Faça a sua inscrição AQUI!

2 – Mentoria para o Exame 39º

A Mentoria OAB desenvolvida pelo GranXpert, é uma ferramenta que disponibiliza consultoria, plano de estudos personalizado e muito mais!

👉 Faça a sua inscrição AQUI!

Resumo do edital OAB XXXIX (39º) Exame

Edital OAB XXXIX (39º) XXXIX EXAME DE ORDEM UNIFICADO
Banca organizadora Fundação Getúlio Vargas – FGV
Escolaridade Bacharelado em Direito
Inscrições de 4/9/2023 a 14/9/2023 (prorrogada)
Taxa de inscrição R$ 295,00
Data da prova de 1ª fase 19/11/2023
Data da prova de 2ª fase 21/1/2024
Edital EDITAL OAB XXXIX (39º) EXAME DOWNLOAD AQUI

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

CONCURSOS 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


14 de Setembro de 2023

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado