Como fazer flashcards para concurso e estudar com eles?

Os flashcards funcionam como uma técnica de memorização que pode auxiliar na assimilação e revisão de conteúdos mais literais como conceitos, fórmulas, princípios, legislação e outros! Saiba como montar os seus!

Avatar


09 de novembro4 min. de leitura

Muito utilizado na Europa e nos Estados Unidos, o estudo por flashcards começou a se popularizar recentemente no Brasil e aparece como uma alternativa mais dinâmica de memorização para os muitos conhecimentos previstos em um edital de concurso público.

Desde a produção até a utilização, essa técnica pode trazer diversos benefícios à sua rotina de preparação de maneira simples, rápida e barata. Continue lendo para descobrir como fazer flashcards para concurso por conta própria e otimizar a sua preparação!

Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação! 

Concurseiro Iniciante: Comece por aqui!

Está iniciando os seus estudos para concursos públicos agora? Separamos uma série de materiais GRATUITOS para auxiliar você no início da  jornada. Confira:

Como fazer flashcards para concurso: o que são?

Os flashcards são cartões de estudo rápido que podem ser confeccionados tanto em papel quanto gerados em aplicativos digitais. O princípio é bem simples, baseado na existência de dois lados: em um deles está a pergunta e na outra, a resposta.

Os flashcards podem ser utilizados para revisar qualquer matéria que você está estudando, mas funcionam especialmente bem na memorização de conteúdos mais literais como fórmulas matemáticas, conceitos, pontos de legislação, exceções. Ou seja, aqueles conteúdos muitas vezes temidos por serem “decorebas”.

Não existe um limite para quantos flashcards você pode fazer nas suas rotinas de estudo, mas vale lembrar que eles não devem ser sua única ferramenta de estudos. A leitura dos PDFS, videoaulas ocasionais e a resolução de exercícios para concursos também devem estar presentes, possibilitando uma preparação completa.

Como fazer flashcards para concurso?

A forma dos seus flashcards vai depender da sua criatividade e disposição para confeccioná-los: eles podem ser de papel, de cartolina (para durarem mais), escritos a mão ou digitados.

O mais importante é que cada um deles seja pensado e elaborado por você: esse processo, afinal de contas, estimulará o estudo ativo, já auxiliando na assimilação mais eficiente dos conteúdos.

O próximo passo será dividi-los por disciplina e/ ou assunto: isso vai depender da quantidade de flashcards que você pretende confeccionar.

Vamos supor que está estudando acentuação. Como a Língua Portuguesa é uma matéria extensa, é uma boa ideia indicar na face de pergunta tanto a disciplina como o assunto em algum lugar do seu cartão. Dessa forma, você terá vários conjuntos de flashcards facilmente identificáveis para diferentes disciplinas.

Confira abaixo mais dicas e orientações!

Como fazer flashcards para concurso manualmente?

A maneira mais simples é pegar uma folha de papel A4 e dobrá-la em quatro pedaços iguais (primeiro no meio e depois no meio novamente). Com a ajuda de uma tesoura, corte por cima das linhas de dobra e pronto! Você já tem 4 flashcards para preencher.

Como fazer flashcards para concurso digitalmente?

Aplicativos como o Anki, Quizlet, Cram e Open Cards permitem a formulação simples, rápida e gratuita de flashcards. Com armazenamento digital, é possível levá-los com você sem preocupação ou esforço.

Como fazer flashcards para concurso: dicas para a confecção

É importante lembrar que os flashcards são diferentes de fichas-resumo. Assim, não é recomendado incluir longas explicações na face de respostas. Para que continue sendo uma técnica de memorização mais dinâmica, resuma os conceitos e, se preciso, explique mais sobre eles em voz alta ou de maneira escrita para si mesmo depois de checar a resposta.

Além disso, uma recomendação para obter resultados ainda melhores é utilizar o potencial de memória por associação ao seu favor, incluindo imagens, desenhos ou símbolos na face das respostas. Só cuidado para não exagerar: um desenho ou imagem por resposta é mais do que o suficiente.

Por fim, sempre que for usar os flashcards, embaralhe-os para que você não corra o risco de sofrer como o vício da memorização em sequência. 

Como fazer flashcards para concurso: qual o melhor momento para fazê-los?

Em uma rotina apertada de estudos, dedicar tempo para a confecção de mais um recurso parece ser um desperdício. No entanto, como dissemos anteriormente, a confecção dos flashcards também auxilia no seu processo de aprendizado.

Assim, o melhor momento para confeccioná-los será sempre quando você estiver aprendendo um novo conteúdo e esbarrar num conteúdo importante e difícil de memorizar.

Uma dica é já deixar os retângulos de papel cortados na sua mesa. Depois de terminar a sessão de estudos do dia, releia os flashcards e verifique se algum deles não é tão relevante. Se não for, descarte-o e monte o seu deque apenas com as cartas relevantes.

Como incluir os flashcards para concurso na sua rotina?

Os flashcards são essencialmente uma técnica de revisão e podem ser grandes aliados no aproveitamento das horas coringa do seu dia. Isto é, oportunidades de estudo não planejadas como quando ficamos presos numa fila muito longa ou temos uma longa viagem de volta para casa no transporte público.

Também podem estar presentes sempre ao final de uma rotina de estudos, para refrescar os conhecimentos e “brincar” um pouco. Sim, você não leu errado!

Afinal, o estudo de flashcards se assemelha muito a um jogo e isso torna essa técnica de revisão ainda mais simples de aceitar nas suas rotinas. Basta pensar que é uma maneira criativa  de quebrar a rotina material, videoaula e questões.

Há também quem prefira encaixar os flashcards juntamente com as rotinas de revisão: isto é, uma vez durante a semana ou aos domingos. Se você ainda não sabe qual a melhor maneira de encaixá-los, faça testes para compreender onde eles se encaixam melhor para você!

Como estudar de maneira otimizada com os flashcards?

Para que sejam mais efetivos, você deve tratar os flashcards da mesma maneira que as questões de concurso. Isto é, não basta apenas responder, verificar se errou ou acertou e seguir em frente. Para otimizar o seu estudo com flashcards, crie três pilhas para classificá-los: fácil, médio e difícil. 

A pilha fácil está reservada aos flashcards cujo a resposta veio de maneira rápida, quase instantânea e correta. Os de dificuldade média são aqueles que você precisou pensar um pouco e quase errou. E os difíceis são aqueles que te deixaram perdido ou que você simplesmente não sabia a resposta.

O raciocínio por trás dessa classificação é retornar aos conceitos dos cartões difíceis, trabalhando mais nestes conteúdos para sanar as dúvidas de uma vez por todas. Assim você trabalha diretamente nos pontos que precisam de mais atenção na sua preparação para concursos públicos.

Flashcards para concursos: aulas gratuitas

No canal de Youtube do Gran, você encontra aulas em diversos temas que se utilizam dos flashcards para otimizar a preparação. Confira um exemplo abaixo:

Concurseiro Iniciante: o que você gostaria de ler por aqui?

Agora você já sabe um pouco mais sobre o que são e como fazer flashcards para concurso, otimizando os seus resultados!

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas, se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos cada vez mais?

Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então deixe um comentário abaixo e faremos o máximo para respondê-la nas próximas publicações!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


09 de novembro4 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Concurseiro Iniciante destaque