Como passar no Concurso Banco do Brasil? Saiba mais!

O Concurso Banco do Brasil é uma das oportunidades de destaque do ano de 2021. Confira as dicas e saiba como passar no Concurso Banco do Brasil 2021!

Avatar


01/07/2021 | 10:45 Atualizado há 110 dias

Você sabe como passar no Concurso Banco do Brasil? A nova seleção do Banco do Brasil oferta um total de 4.480 oportunidades de nível médio para o cargo de Escriturário nas funções de Agente Comercial e Agente de Tecnologia. Com as provas marcadas para o dia 26 de setembro de 2021, a expectativa para a  aprovação é muito grande entre os concurseiros. Afinal, esse certame é a porta de entrada para um dos maiores bancos públicos do país, contando com agências em praticamente todas as cidades brasileiras. Se você também quer conquistar sua vaga no Concurso Banco do Brasil, acompanhe o artigo para conferir as principais dicas e garantir a sua aprovação!

Saiba TUDO sobre o Concurso Banco do Brasil

Leia também:

Como passar no Concurso Banco do Brasil? 7 dicas!

É hora de pegar o papel e caneta para anotar as principais dicas de como passar no Concurso Banco do Brasil! Navegue pelo índice abaixo:

  1. Defina a função 
  2. Crie um plano de estudos
  3. Selecione seu material 
  4. Conheça a banca organizadora
  5. Treine com questões de concurso e simulados 
  6. Pratique a sua escrita 
  7. A melhor hora para começar a estudar é agora 

1. Defina a função

Apesar de serem similares e derivarem do mesmo cargo de Escriturário, as provas para o Concurso Banco do Brasil 2021 não são iguais. As funções se diferenciam essencialmente no que diz respeito à número de vagas, região, atribuições e conteúdos programáticos.

Ao definir a função, você define também o foco para os seus planos de estudos, otimizando a preparação. Além disso, não é possível fazer a inscrição sem escolher antes. Analise o edital com cuidado para se inteirar sobre as atribuições específicas, bem como as cidades em que poderá exercer a função quando for aprovado. Tem mais afinidade com vendas? Ou quer trabalhar com a área de TI? Todas essas considerações serão importantes na hora de fazer uma boa escolha de função no Concurso Banco do Brasil.

Concurso Banco do Brasil: Agente de Tecnologia

A função de Agente de Tecnologia, por exemplo, oferta 240 vagas imediatas para lotação APENAS no Distrito Federal. Ou seja, apesar do Concurso ser nacional, caso você seja aprovado para essa função deverá trabalhar na capital. O conteúdo da prova para Agente de Tecnologia do Concurso Banco do Brasil é fortemente voltada para a cobrança de conceitos de Informática e Tecnologia da Informação. Veja:

Conhecimentos específicos para o cargo de Agente de Tecnologia 

Matéria N° de questões Valor por item
(pontos)
Valor total
(pontos)
Tecnologia da Informação 35 1,5 52,5
Probabilidade e Estatística 5 1,5 7,5
Conhecimentos Bancários 5 1,5 7,5
Total 45 variado 67,5

Concurso Banco do Brasil: Agente Comercial

A oferta de vagas para a função de Agente Comercial é mais ampla, contando com cerca de 2 mil vagas imediatas. Nesse caso a lotação (exercício do cargo) poderá ser realizada em diversas cidades brasileiras, contemplando agências distintas. Servidores envolvidos com essa função trabalharão essencialmente com o atendimento ao público, com o foco na venda de produtos e serviços BB. Assim, os conteúdos programáticos previstos para a prova tem um alto investimento especialmente na área de vendas e negociação. 

Conhecimentos específicos para o cargo de Agente Comercial 

Matéria N° de questões Valor por item
(pontos)
Valor total
(pontos)
Vendas e Negociação 15 1,5 22,5
Conhecimentos de Informática 15 1,5 22,5
Conhecimentos Bancários 10 1,5 15
Matemática Financeira 5 1,5 7,5
Total 45 variado 67,5

Concurso Banco do Brasil: conhecimentos gerais para ambos cargos

A relação de conhecimentos básicos para o Concurso Banco do Brasil Escriturário é a mesma, contando com um total de 32,5 pontos. Apesar de representar uma parcela de pontos bem menor, se considerada com a prova de conhecimentos específicos, não pude ser deixada de lado. Afinal, para ser aprovado o candidato necessita de um mínimo de 50% de aprovação em cada um dos blocos e não pode zerar nenhuma matéria.

Matéria N° de questões Valor por item
(pontos)
Valor total
(pontos)
Língua Portuguesa 10 1,5 15
Língua Inglesa 5 1,0 5
Matemática 5 1,5 7,5
Atualidades do Mercado Financeiro 5 1 5
Total 25 variado 32,5

2. Tenha um plano de estudos

O tempo compreendido entre a publicação do edital e aplicação da prova costuma ser de apenas poucos meses, como é o caso do Concurso Banco do Brasil 2021. Porém, nada de desespero! Ao estruturar um plano de estudos pós-edital você garante que todo o seu tempo será usado de maneira eficiente. Vale relembrar que para ser aprovado no Concurso Banco do Brasil, o candidato não poderá zerar nenhuma área de conhecimento. Por isso, nada de deixar conhecimentos de fora!

Confira o vídeo abaixo com Fernando Mesquita e aprenda a montar um ciclo de estudos para o Concurso Banco do Brasil , função agente comercial.

3. Selecione materiais de qualidade

Um passo importante para ser aprovado no Concurso Banco do Brasil 2021 é poder contar com materiais atualizados, relevantes e de qualidade. Além disso, caso você possa investir em um curso preparatório, também poderá contar com a diversidade de recursos para a preparação, bem como contato direto com professores para esclarecer suas dúvidas.

Aqui no Gran você pode contar com tudo isso! Nossos cursos preparatórios para o Concurso Banco do Brasil são variados em conteúdos e preços, buscando atender aos seus objetivos e expectativas.

Clique aqui para acessar a página de cursos preparatórios para o Banco do Brasil do Gran!

4. Conheça a banca organizadora

A Banca Organizadora do certame é a Fundação Cesgranrio, considerada metódica e de dificuldade geral mediana. A organização de certames para a área bancária geralmente fica em seu encargo, além de outros concursos famosos como o Concurso Petrobrás. Ela também foi a responsável pelas últimas edições do Concurso Banco do Brasil.

Dentre as principais características da Fundação Cesgranrio, podemos citar:

  • Questões múltipla escolha, com 5 opções;
  • Enunciados curtos e diretos;
  • Utilização de gráficos, charges e outros recursos gráficos nas questões;
  • Alternativas similares, que requerem uma atenção maior do candidato. Muitas vezes, será necessário escolher a opção “mais” conveniente e completa para a pergunta realizada;
  • Não costuma deixar assuntos de fora;
  • Famosa por repetir perguntas de certames anteriores.

A melhor maneira de realmente conhecer qualquer banca organizadora, é por meio da resolução de provas e questões formuladas por ela. Assim, os conceitos são mais facilmente internalizados, auxiliando a preparação.

Apesar de não apresentar a divisão por funções, a prova para o cargo de Escriturário do Concurso Banco do Brasil 2018 pode auxiliar na filtragem de conhecimentos e assuntos cobrados para ambos os cargos, além de possibilitar maior conhecimento dos métodos de avaliação da Fundação Cesgranrio.

Acesse e resolva a prova do Concurso Banco do Brasil Escriturário 2018 no Gran Cursos Questões 

5. Treine com questões de concurso e simulados

Treinar para o dia da prova com a resolução de questões e simulados é tão importante quanto absorver conhecimentos. Afinal, é um momento de fixação, revisão e análise do seu desempenho. Confira o detalhamento de cada um desses momentos abaixo:

  • Fixação de conhecimentos: ao estudar uma matéria nova, resolva alguns itens. Isso transforma automaticamente seu estudo de passivo para ativo, já que requer a utilização do seu raciocínio para aplicação direta do que foi aprendido. É um momento importante também para entender em quais partes da matéria você tem mais dificuldade.
  • Revisão de conhecimentos: existem poucas coisas menos frustrantes para o concurseiro do que esquecer o que foi estudo. Contudo, cientificamente, o processo de esquecimento é natural, podendo ser barrado apenas com a prática da revisão. A rotina de resolução de questões comentadas não apenas faz parte do esforço para converter os conhecimentos obtidos para memórias de longo prazo, como também pode auxiliar na formulação de materiais de revisão.
  • Análise de desempenho: resolver simulados, com a contabilização de tempo e sem realizar consultas, é a melhor maneira de analisar o seu desempenho geral.  Ao fazer isso, você também vai se acostumando com o ritmo da avaliação e ao final, poderá avaliar pelo índice de erros e acertos, quais disciplinas e áreas precisam de mais atenção.

Devido à importância dessa etapa de estudos na sua preparação, a plataforma Gran Cursos Questões foi lançada. Lá você tem acesso a milhares de itens comentados por professores, podendo construir cadernos com os itens mais interessantes,  gerar simulados, consultar assuntos mais cobrados, formular um plano de estudos especialmente voltado para questões e muito mais.

Cadastre-se gratuitamente no Gran Cursos Questões! 

6. Pratique a sua escrita

A prova discursiva do Concurso Banco do Brasil 2021 está prevista para as duas funções de Escriturário e será aplicada no mesmo dia das avaliações objetivas. O texto final, de caráter argumentativo-dissertativo, deverá ficar entre 25 linhas e 30 linhas.

Ao contrário de outros certames, a redação do Concurso Banco do Brasil não possui caráter classificatório, sendo apenas ELIMINATÓRIA. Dessa forma, o candidato deverá obter a nota mínima de 70 para ser aprovado. Com uma nota de corte relativamente alta, é importante que você dedique tempo da sua rotina para praticar a redação de textos para concursos.

No último Concurso Banco do Brasil, em 2018, a parte discursiva da prova apresentou três textos base para que o candidato pudesse responder à seguinte pergunta: “Que motivação (filantropia ou competitividade) deve nortear as ações de responsabilidade social em uma empresa?”. A abordagem está de acordo com o perfil da banca Cesgranrio, que costuma abordar em seus certames questões sociais, culturais e de importância para a sociedade.

Neste tipo de avaliação espera-se que o candidato seja capaz de manter uma linha de argumentação coerente, enquadrada no modelo canônico de redações (introdução, desenvolvimento e conclusão), sem deixar de se atentar para questões gramaticais e concordância.

Além de escrever para praticar, ler redações que obtiveram nota altas em concursos públicos poderá te ajudar a absorver e se acostumar com algumas técnicas utilizadas. Aqui no Gran você também pode conferir um curso preparatório voltado diretamente para a produção de redações em concursos públicos. Nele você não apenas participa de aulas sobre como elaborar textos melhores, como também pode submeter textos para serem corrigidos pelos professores.

Clique aqui para saber mais sobre a Redação Sob Medida

7. A melhor hora para começar a estudar sempre será agora

Quando o assunto é concurso público e, especialmente quando se trata de uma seleção mais concorrida, muitas pessoas já automaticamente jogam a toalha e desistem: “Muitas pessoas vão concorrer, eu nunca estudei para concursos, então não serei aprovado”. Apesar de ser um pensamento natural, essa mentalidade é muito errônea e está se interpondo entre você e seus objetivos.

Se você ficou sabendo do Concurso Banco do Brasil só agora, não perca tempo se culpando pelo tempo que passou: procure se concentrar no tempo que você tem a partir daqui. Em relatos de aprovação em Concursos Públicos existem histórias de pessoas que foram aprovadas de primeira estudando 3, 2 e até 1 mês antes da prova. Em contrapartida, também existem pessoas que estão se dedicando aos concursos públicos por mais tempo.

Todas as histórias são diferentes e nenhuma delas mostra derrota: você só é derrotado quando desiste! Por isso, se você deseja prestar o certame, reúna seus materiais e comece os estudos o mais rápido possível! Essa é a maioria dica de como passar no Concurso Banco do Brasil!

Concurso Banco do Brasil 2021: resumo

Concurso do Banco do Brasil Banco do Brasil
Situação atual Edital publicado
Banca organizadora Fundação Cesgranrio
Cargos Escriturário
Escolaridade Nível médio
Carreiras Administrativa e T.I
Lotação Nacional
Número de vagas 4.480 (2.240 imediatas e 2.240 CR)
Remuneração iniciais de R$ 3.022,37
Inscrições de 24 de junho a 28 de julho de 2021
Taxa de inscrição de R$ 38
Data da prova objetiva 26 de setembro de 2021
Clique aqui para ver o edital do Banco do Brasil

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
3

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *