Questões para o Concurso Banco do Brasil. VEJA!

Um novo edital para o Concurso Banco do Brasil foi publicado e tem provas marcadas para abril de 2023! Saiba como acessar questões e organizar a sua rotina de estudos práticos!

Avatar


23 de Dezembro de 2022

Para finalizar o ano de 2022 com chave de ouro na carreira bancária, um novo edital para o Concurso Banco do Brasil foi publicado, ofertando um total de 4.000 vagas imediatas e 2.000 para formação de cadastro de reserva. As oportunidades de nível médio contemplam os cargos de Agente de Tecnologia e Agente Comercial.

Se você se interessou por essa oportunidade, as inscrições para o Concurso Banco do Brasil já estão abertas e podem ser realizadas pelo site da banca organizadora (Fundação Cesgranrio) até o dia 3 de janeiro de 2023.

Além disso, nessa matéria trataremos de uma tática de estudos essencial para que você possa otimizar ao máximo sua preparação e conquistar a sonhada nomeação: a resolução de questões para o Concurso Banco do Brasil. 

Por meio da resolução de exercícios você será capaz de fixar, avaliar e revisar conhecimentos de maneira ainda mais dinâmica, diretamente voltada para o perfil da banca. Essencial, não é mesmo?

Acompanhe o conteúdo e descubra como otimizar seus estudos para o Concurso Banco do Brasil com questões e como começar a resolvê-las gratuitamente e online!

Navegue pelo índice abaixo para conferir mais informações sobre questões Banco do Brasil

Saiba TUDO sobre o Concurso Banco do Brasil 

Ser aprovado é questão de treino: Bancárias com Beto Fernandes

Questões para o Concurso Banco do Brasil: por que incluí-las nos seus estudos?

Toda a fama positiva da resolução de questões de concurso é justificada: afinal, é a única técnica que possibilita treinar para a prova do Concurso Banco do Brasil diretamente, colocando os seus conhecimentos adquiridos em ação. É uma maneira de transformar  o conhecimento obtido com a leitura de PDFS e outros suportes, de passivo para ativo, facilitando a assimilação e memorização.

Além disso, ao resolver questões para o Concurso Banco do Brasil você também se habitua com a forma de cobrança da banca examinadora e diminui suas chances de cair em pegadinhas. Também é bem possível, especialmente para banca Cesgranrio, que você se depare com questões repetidas ou muito similares às cobradas anteriormente.

Ao resolver as questões para o Concurso Banco do Brasil em formato de simulado você ainda pode treinar seu tempo e mensurar o desempenho, localizando as disciplinas nas quais tem maior facilidade e dificuldade. Tudo isso é essencial para garantir a aprovação e ajudará a tornar suas rotinas de estudo mais eficientes.

Agora que você já sabe porque incluir as questões para o Concurso Banco do Brasil na sua rotina, vamos ver como!

Questões para o Concurso Banco do Brasil: como incluí-las?

De modo geral, não existe uma fórmula definitiva para incluir as questões para concurso na sua rotina. Isso, na verdade, vai variar de pessoa para pessoa. Em quesito quantitativo, por exemplo, especialistas em concursos públicos recomendam a resolução de 20 a 30 itens por dia para uma boa preparação.

Ao longo dos seus estudos para o Concurso Banco do Brasil, compreender o seu momento da trajetória irá ajudá-lo a ter uma noção de como incluir os exercícios para obter os resultados desejados. Veja abaixo os diferentes momentos:

Concurso Banco do Brasil: como incluir questões para fixar?

Esse é o raciocínio por trás da maioria dos livros didáticos e apostilas para concursos: incluir uma bateria de exercícios logo depois que a nova matéria é apresentada. Este é o primeiro passo para a assimilação e memorização de conteúdos e vai ajudá-lo a compreender se realmente entendeu a matéria, em quais pontos precisa retornar e quais são aqueles cobrados frequentemente.

Também é uma maneira de transformar o conhecimento de passivo para ativo, indicando ao cérebro pela primeira vez que se trata de uma informação relevante, que deve ser relembrada.

Como fazer?

Se você estuda por ciclo de estudos, por exemplo, reservar 10 minutos do tempo de estudo da matéria para resolver questões do Concurso Banco do Brasil pode ser uma boa tática. E dica importante: sempre que puder, busque responder questões comentadas, especialmente durante as fases de fixação e revisão!

Itens comentados irão te fornecer uma explicação direta acerca do problema apresentado e auxiliar no processo de raciocínio e formação dos conceitos na sua mente. Assim, os conhecimento serão mais facilmente relembrados mais tarde.

Concurso Banco do Brasil: como incluir questões para revisar?

Nosso cérebro tende a esquecer boa parte das coisas que vemos e aprendemos; também chamada de Curva de Esquecimento, essa configuração biológica busca nos proteger da sobrecarga de informações, mantendo nossos pensamentos organizados. Basta pensar que, durante o dia, absorvemos milhares de informações, indireta e diretamente: coisas que vimos, escutamos, lemos.

Como um bom gerenciador, o cérebro precisa selecionar as informações mais importantes e armazená-las em um lugar seguro, para serem consultadas posteriormente; E, analogamente, também precisa limpar os “arquivos” mentais para que possam recebem novas informações, descartando aquelas que foram tidas como irrelevantes.

Mas então como dizemos ao cérebro que determinada informação é importante e não deve ser esquecida? A resposta é por meio da revisão. Ao relembrar a mesma informação diversas vezes, a Curva de Esquecimento vai sendo amenizada progressivamente até que aquele conhecimento passe a fazer parte da memória de longo prazo: é isso que nós queremos para sua preparação para o Concurso Banco do Brasil!

Como fazer?

Uma boa técnica de revisão, desenvolvida pelo psicólogo Ebbinghaus (o mesmo que descobriu e estudou sobre a Curva do Esquecimento) é a 24/07/30. Ou seja, revisar um novo conteúdo depois de 24 horas, 7 dias e um mês. Você pode associar essa técnica à resolução de questões para o Concurso Banco do Brasil, especialmente se forem comentadas.

Separe alguns itens e busque resolvê-los como primeira atividade do seu dia. Uma dica importante aqui é estabelecer um tempo específico para realizar suas revisões. Lembre-se: não é produtivo gastar horas e horas apenas em uma revisão ou isso pode prejudicar o seu progresso em outras disciplinas. Por isso, revisar por questões para o Concurso Banco do Brasil pode ser uma tática eficiente.

Com o tempo, você sentirá menos necessidade de revisar. Então, poderá deixar a resolução de questões de determinado assunto apenas para simulados periódicos de verificação geral de desempenho.

Concurso Banco do Brasil: como incluir questões para avaliar?

Resolver questões é a maneira mais direta de perceber a eficiência das suas rotinas de estudo. Afinal, é como a máxima diz: “quem sabe, faz na prática”. Ao avaliar seus percentuais de erro e acerto para determinadas matérias e assuntos previstos no edital do Concurso Banco do Brasil, você pode empreender mudanças na sua rotina de estudos dando mais ou menos relevância para determinados temas. A batalha contra o tempo, para os concurseiros, é constante. Mas se sairá melhor quem aprender a administrá-lo!

Como fazer?

Aqui os simulados serão seus grandes aliados. Marque um período da sua rotina de estudos para o Concurso Banco do Brasil apenas para resolver esse tipo de avaliação (pode ser semanal, quinzenal ou até mesmo mensal, dependendo da sua necessidade) e depois de concluído, avalie os seus resultados: quantas questões você errou? Qual foi a matéria mais prejudicada? Onde houveram dúvidas? Com todas essas informações em mãos, seu estudo a partir daí poderá ser planejado novamente e melhorado.

Outra dica interessante é marcar os itens que você errou e separá-los para que possam ser resolvidos e consultados novamente. Afinal, se você errou, é porque um dos conceitos estudados pode não ter ficado tão claro.

A equipe do Gran Cursos Online periodicamente organiza simulados (no modelo da banca examinadora) para auxiliar a sua preparação. Afinal de contas, em algum momento as provas passadas do certame vão se esgotar, não é mesmo?

Além disso, na plataforma Gran Cursos Questões você ainda pode gerar os seus próprios simulados, reunindo um compilado de questões para o Concurso Banco do Brasil e conferir avaliações de desempenho mais claras e detalhadas!

Questões para o Concurso Banco do Brasil: exemplos e onde encontrá-las

Para encontrar tanto questões de provas passadas do Concurso Banco do Brasil como questões inéditas,formuladas pela equipe Gran no modelo da banca Cesgranrio, conte com o Gran Cursos Questões!

Por meio da plataforma, você poderá encontrar e acessar questões para o Concursos Banco do Brasil de forma rápida e intuitiva, utilizando o sofisticado sistema de filtragem! Além disso, para assinantes ilimitados, também é possível formular planos de estudos com foco em questões!

Clique aqui para acessar gratuitamente provas, questões e simulados do Concurso Banco do Brasil! 

Confira abaixo um exemplo de questão comentada que você pode encontrar na plataforma:

2021 —CESGRANRIO —BB — Banco do Brasil S.A. —Escriturário —25º Simulado

Na tradução literal, open banking significa “banco aberto”, ou “sistema bancário aberto”. Esse conceito tem um princípio simples: o de que é preciso abrir o leque de opções disponíveis para o consumidor e permitir que ele tenha mais liberdade para levar suas informações financeiras para onde quiser. A base do Open Banking é simples: todo o mercado financeiro deveria adotar uma camada de tecnologia padronizada – uma forma de comunicação fácil para simplificar a portabilidade de dados. De quebra, essa tecnologia, conhecida como APIs, também vai permitir ampliar a oferta de produtos e serviços financeiros – trazendo mais concorrência e competição a um setor conhecido por ser super concentrado.

Disponível em: https://blog.nubank.com.br/o-que-e-open-banking. Acesso em 14/03/2021.

Imagine todo o histórico de crédito construído ao longo do tempo com um banco – as contas pagas em dia, os salários depositados, as prestações, empréstimos, perfil de gastos etc. Com o Open Banking, o cliente consegue

(A). realizar qualquer tipo de operação de crédito, a qualquer momento, durante as 24 horas do dia, todos os dias, inclusive nos fins de semana e feriados.
(B). utilizar o seu histórico de informações no banco em que já é correntista para obter taxas de juros menores quando solicitar algum empréstimo ou financiamento.
(C). pegar todas essas informações e levá-las para onde quiser, sem ter que começar um relacionamento do zero com uma nova instituição.
(D). fazer a portabilidade de todas as operações de financiamento e empréstimo que possua em outras instituições financeiras para aquela onde está o seu histórico de crédito mais antigo.
(E). colocar todas as suas contas em aberto, a serem pagas, no débito automático, como forma de manter em dia esses pagamentos e melhorar o seu histórico de crédito.

Resposta comentada 

Letra c.

A única alternativa correta é a letra “c”. O Open Banking possibilita que todo o histórico de relacionamento do cliente com o banco possa ser acessado por qualquer instituição financeira, desde que autorizado pelo cliente. Tendo um histórico positivo de bom pagador, o cliente ao solicitar algum crédito em algum novo banco poderá conseguir taxas de juros mais baixas, visto que o novo banco poderá ver que o risco de crédito, o risco de levar um calote do cliente é baixo, refletindo na taxa de juros que será cobrada. Quanto menor o risco de crédito, mais baixa tende a ser a taxa de juros a ser cobrada pelo banco do cliente.

Não há chance alguma de outra alternativa ser considerada correta. Nas demais alternativas constam informações que nada têm a ver com a ideia do Open Banking.

*Resposta pelo professor Cid Roberto da equipe Gran

Viu como a resolução das questões para o Concurso Banco do Brasil fica mais simples com os comentários? Cadastre-se hoje no Gran Cursos Questões e desfrute de um rico acervo com milhares de questões para o cargo de Escriturário!

Comece a resolver questões para o Concurso Banco do Brasil gratuitamente! 

Concurso Banco do Brasil: resumo

Concurso Banco do Brasil Banco do Brasil
Situação Atual Edital publicado
Banca organizadora Fundação CESGRANRIO
Cargos Escriturário – Agente de Tecnologia e Agente Comercial.
Escolaridade Nível médio
Carreiras Bancária
Lotação Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal.
Número de vagas 4.000 vagas, sendo 2.000 para Agente Comercial e 2.000 para Agente de Tecnologia. Além disso, 2.000 para cadastro de reserva, sendo 1.000 para Agente Comercial e 1.000 para TI
Remuneração R$ 3.622,23
Inscrições de 23 de dezembro de  2022 a 24 de fevereiro de 2023
Taxa de inscrição R$ 50,00
Data da prova objetiva 23 de abril de 2023
Clique aqui para ver o edital do concurso Banco do Brasil

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


23 de Dezembro de 2022