Como responder questões dissertativas em concursos? Você já teve essa dúvida? Se sim, saiba que não está sozinho! Quando o assunto é expor conhecimentos pela escrita, muito concurseiros já ficam temerosos. Afinal, os critérios de avaliação em uma questão dissertativa são muito distintos das questões objetivas.
Para a avaliação de uma questão dissertativa são considerados:
- Domínio da Língua Portuguesa;
- Organização de ideias;
- Clareza e coerência de argumentos;
- Relação e aplicação de conceitos;
- Controle de espaço disponível;
- Rasuras e legibilidade;
- Citações bibliográficas relevantes;
Apesar de serem consideradas muito criteriosas, as questões dissertativas para concurso podem e devem ser treinadas! Afinal, o segredo para escrever bem é, além de ler muito e dominar o assunto que você está tratando, praticar! Mas não se preocupe: você não precisará se tornar um escritor especialista para garantir uma boa pontuação em concurso públicos.
Utilizando algumas técnicas e praticando bastante, podemos te garantir que você terá um desempenho cada vez melhor! Acompanhe o artigo para ficar por dentro das principais dicas na hora de responder questões dissertativas para concurso!
Como responder questões dissertativas em concursos: Dicas essenciais para garantir uma boa pontuação
Como responder questões dissertativas em concursos: Antes da prova
1. Domine conhecimentos específicos e atualidades
Questões discursivas em concurso público buscam verificar o seu conhecimento de maneira mais profunda. Por isso, é muito comum que as bancas avaliadoras apresentem questões de caráter teórico aplicado à uma situação cotidiana do profissional.
Dessa forma, de modo geral, percebe-se que os conhecimentos elegíveis para questões dissertativas geralmente são aqueles dispostos na coluna de conhecimentos específicos. Por isso, busque realmente compreender o máximo de conceitos que puder.
Também é muito comum que sejam cobrados conhecimentos da área de atualidades, representando situações comuns à realidade brasileira e mundial. Não deixe de se atualizar e buscar sites confiáveis para buscar informações. Cuidado com as fake news! Uma boa recomendação é buscar comprovar a legitimidade da informação procurando-a em mais de um lugar.
2. Escreva, escreva e escreva!
Não tem para onde fugir: para fazer um bom texto, seja para redação ou questões discursivas, você precisa treinar! Afinal, a construção de um texto argumentativo passa por três pilares (introdução, desenvolvimento, conclusão) e para que fiquem naturais para você, precisam ser treinados.
Aqui no Gran Cursos Online, temos uma série de ferramentas para te ajudar a aprimorar a escrita para concursos! Quer saber mais? Confira:
Materiais gratuitos
Caderno de provas de redação discursiva
Caderno de provas discursivas CESPE/Cebraspe (atualidades)
Cursos para questões dissertativas para concursos e redações
Redação Discursiva para Carreiras Jurídicas – Banca CESPE
3. Estude por provas anteriores
Resolver questões de provas anteriores é uma estratégia válida não apenas para se aperfeiçoar em questões objetivas. Afinal, o perfil da banca avaliadora está presente nos dois tipos de questões. Assim, caso você já saiba qual será a banca do certame para o qual você está estudando, busque as questões dissertativas formuladas por ela para ir se familiarizando com a maneira de se fazer perguntas.
Algumas bancas, como o CESPE/ Cebraspe costumam fazer perguntas de aplicação mais prática, apresentando problemas que devem ser resolvidos com a aplicação da prática, por exemplo.
Você também pode estudar diretamente por provas anteriores para o certame que você está prestando, mesmo que as bancas acabem sendo diferentes. Basta estudar de maneira complementar nesse caso, visitando as duas estâncias!
No Gran Cursos Questões, você pode baixar provas de concurso anteriores juntamente com o gabarito. Além disso, você também pode utilizar a plataforma para treinar a resolução questões objetivas, além de também resolver simulados! Tudo isso com a opção de consultar o gabarito comentado para milhares de itens!
Para se cadastrar na plataforma você não paga nada! Clique aqui e venha fazer parte da equipe de estudantes vencedores do Gran Cursos Questões!
Como responder questões dissertativas em concursos: Na hora da prova
1. Dê muita atenção enunciado
Essa dica pode parecer um pouco óbvia, mas é aqui que muitas pessoas acabam perdendo pontos. Afinal, deixar apenas um ponto de cobrança passar pode ser a diferença entre apresentar o argumento de uma forma elegível para pontuação ou não.
Por exemplo, se você identifica que determinada questão pede para que você fale sobre a Lei Seca, mas acaba passando por cima da parte do enunciado que te indicou para relacionar sua resposta com algum texto anterior, pode ser que você até mesmo perca completamente a questão.
Nesse ponto, também é importante prestar atenção aos outros materiais que o concurso te oferece na própria prova para responder a questão. Considere textos, charges, gráficos e tudo mais que lhe for fornecido, lembrando de mencioná-los em sua resposta caso esteja especificado no comando.
Uma boa estratégia para não cair em nenhuma pegadinha de enunciado é ler mais de uma vez e circular as palavras e termos mais importantes. Assim, você também não corre o risco de se esquecer de considerá-las na hora de redigir sua resposta.
2. Planeje sua resposta antes de escrever
Como já dissemos anteriormente, uma questão dissertativa apresenta pilares de organização muito semelhantes aos de uma redação. Assim, espera-se que ela possua introdução, desenvolvimento e conclusão.
Contudo, fique atento! Isso não quer dizer que sua resposta precisa ser extensa. Na realidade, espera-se que sua resposta seja concisa e objetiva o suficiente para responder a questão sem a necessidade de exceder o limite de linhas. Lembre-se que você muito provavelmente não terá espaço adicional e que tudo escrito fora das linhas, será desconsiderado.
Essa dica também vai te ajudar a poupar tempo, já que não é uma boa estratégia escrever primeiro a resposta à lápis e depois passar a caneta. Afinal, fazendo dessa forma, você dedica o dobro de tempo à questão e os minutos podem fazer a diferença na contabilidade de tempo geral.
Para organizar seus pensamentos, você pode usar caderno de questões ou rascunho para elencar os principais argumentos. Dessa forma você também evita rasuras, que podem descontar pontos.
3. Faça referências bibliográficas relevantes
Caso você esteja resolvendo uma questão dissertativa mais longa e identifique uma oportunidade para introduzir uma referência bibliográfica confiável para respaldar seus argumentos, faça isso! Referências bibliográficas podem trazer maior peso para sua questão e mostrar à banca avaliadora que você realmente compreende o assunto e sabe como relacionar diferentes conceitos e materiais.
Contudo, não vale a pena perder tanto tempo investigando bibliografias para todas as matérias a fundo na hora de estudar concursos públicos. Lembre-se que o tempo é curto! Por isso, utilize esse recurso apenas se for sustentável; Ou se for um conhecimento que você já tenha adquirido, como em cursos de graduação, pós-graduação ou estudo para OAB, por exemplo.
Como responder questões dissertativas em concursos: diversifique seus estudos!
Quer saber mais sobre como responder questões dissertativas em concursos? No canal do Youtube do Gran Cursos Online, você encontra conteúdos exclusivos dos nossos professores sobre o assunto! Conte também com o Gran Cursos Questões para te ajudar na preparação para concursos públicos!
Confira abaixo o vídeo exclusivo com o professor Leonardo Murga e domine as questões dissertativas no estilo da banca CESPE!
Participe da conversa