Prova Prática em concurso: o que é? Como se preparar?

A Prova Prática em concurso é uma etapa que busca avaliar habilidades específicas do candidato, relevantes para o cargo. Saiba mais!

Por
3 min. de leitura

Você já ouvir falar de Prova Prática em concurso?

Apesar de não ser uma etapa tão conhecida quanto as provas objetivas, discursivas, TAF e até mesmo a Avaliação de Títulos, a Prova Prática em concurso costuma ser aplicada todas as vezes que o cargo pretendido possui um caráter mais técnico. Isto é, no qual é preferível que o candidato já tenha certo nível de proficiência para exercer.

Alguns exemplos disso são os cargos de cozinheiro, piloto de máquinas, escrevente técnico, dentre outros.

Acompanhe o conteúdo para saber mais detalhes sobre como funciona a prova prática em concurso, quando ela é aplicada, como costuma ser avaliada e como você pode ser preparar para ela!

Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação! 

Ser aprovado é questão de treino

 Prova Prática em concurso: afinal, o que é?

Como já mencionamos, a prova prática em concurso é uma possível etapa de avaliação em concursos públicos, que pode apresentar tanto caráter unicamente eliminatório como também eliminatório e classificatório.

Exatamente por se concentrar na avaliação de diferentes habilidades, a prova prática em concurso não possui um modelo específico de realização. Logo, os critérios devem ser detalhados no edital de abertura da seleção.

A Prova Prática em concurso costuma ser aplicada depois dos exames teóricos isto é, das provas objetivas e discursivas. Além disso, é importante não confundir essa etapa com o TAF ou com a Avaliação de Títulos. Veja mais sobre as diferenças abaixo!

Prova Prática x TAF

Enquanto a Prova Prática é voltada para a avaliação de uma habilidade específica do candidato, o TAF (Treino de Aptidão Física) busca avaliar o seu condicionamento físico em geral, necessário para que o candidato realize o curso de formação, assim como atividades inerentes ao cargo.

Por essa razão, o TAF está presente apenas em certames de natureza policial, de segurança pública ou militar. Além disso, raramente é composto por apenas uma etapa, podendo apresentar uma série de testes físicos diferentes.

A Prova Prática, por outro lado, costuma ser bem mais específica, podendo aparecer nas mais diversas carreiras.

Prova Prática x Avaliação de Títulos

Enquanto a Prova Prática sempre apresenta caráter eliminatório, a Avaliação de Títulos somente poderá apresentar caráter classificatório. Logo, apesar de ambas etapas avaliarem, de maneiras distintas, as “habilidades” dos candidatos, são bem diferentes em natureza e execução.

Não participar da Avaliação de Títulos não elimina, necessariamente, o participante da seleção. Não participar da prova prática, quando ela está prevista em edital, contudo, leva à eliminação direta do candidato.

Prova Prática em concurso: como costuma ser avaliada?

Os critérios de avaliação de uma prova prática em concurso costumam ser bem específicos. Nada mais justo, especialmente considerando que se trata da avaliação de habilidade específicas.

No Concurso TJ SP Escrevente, por exemplo, veja quais são os critérios para a prova de formatação de texto:

1. A formatação será pontuada de 0 (zero) a 2 (dois) pontos.
2.2. Para cada ocorrência de erro de formatação: diferente, extra ou a falta do que for solicitado, será descontado 0,2 (dois décimos) ponto.
2.3. A nota 2 (dois) será atribuída para a formatação correta do texto, sem erros, em no máximo 5 (cinco) minutos.
2.3.1. Os candidatos inscritos como pessoas com deficiência terão o tempo máximo de 8 (oito) minutos para a realização da formatação do texto.
2.4. Caso o(a) candidato(a) termine a formatação do texto antes de se esgotar o tempo previsto poderá realizar correções na formatação, se entender necessário.

Prova Prática em concurso: como se preparar?

Assim como acontece nas demais etapas , também é importante se guiar pelo edital de concurso para se preparar para a Prova Prática em concurso. 

Na seção específica do documento, o candidato deverá ser capaz de encontrar quais habilidades serão avaliadas, como isso acontecerá, assim como os critérios utilizados para a avaliação de cada candidato. Lembre-se: para que sejam válidas, todas as etapas precisam estar previstas em edital!

Prova prática em concurso: quando começar a se preparar?

Assim como é recomendação para o TAF, recomenda-se iniciar o treinamento para a prova prática em concurso o quanto antes. Afinal, ainda que se trate de uma habilidade que você domine, também é importante conseguir executá-la de acordo com as determinações da banca para ser aprovado.

Logo, se possível, encaixe um momento na semana para treinar para essa etapa! Não é necessário que sejam muitas horas, apenas o suficiente para que você possa se acostumar com a atividade e os parâmetros de cobrança para ser aprovado sem dificuldade no dia da avaliação!

Concurseiro Iniciante: o que você gostaria de ler por aqui?

Agora você já sabe um pouco mais sobre a etapa da prova prática em concurso, sua importância e como se preparar para ela! Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas, se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos cada vez mais?

Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então preencha o formulário abaixo e faremos o máximo para respondê-la nas próximas publicações!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Por
3 min. de leitura