Concurso Anvisa 2016: 10 dicas para turbinar a sua preparação. Prova neste domingo, 04/12!

anvisa-10-dicas

No próximo domingo, 04 de dezembro, mais de 60 mil candidatos disputarão uma das 78 vagas no cargo de Técnico Administrativo da Agência Nacional De Vigilância Sanitária (Concurso Anvisa 2016). Segundo informado no site do Cebraspe, responsável pelo certame, foram registradas mais de 60.477 vagas, uma média de 775,35 candidatos por vaga.

A aplicação das provas objetiva e discursiva acontecerá em Brasília, a partir das 8h e terá duração de 4 horas e 30 minutos.  Os locais de prova já estão disponíveis e podem ser consultados no site do Cebraspe, confira aqui.

Agora, o momento é de colocar em prática todo o conhecimento adquirido ao longo desse período. Não há receita, cartilha ou manual, quando o candidato está a um passo da realização. A prova nada mais é do que uma lista de exercícios, que você já fez com os nossos professores. E falando nisso, os professores do Gran Cursos Online listaram 10 dicas importantes que poderão fazer a diferença no domingo. Confira abaixo:

Clique aqui e faça o download das dicas de nossos especialistas

no-alvo

Leia abaixo as dicas de nossos especialistas:

Gramática – Elias Santana

Dica 1 – Olá, queridos alunos (e futuros servidores da Anvisa)! Para esta prova, esteja atento aos assuntos mais cobrados recentemente pelo Cespe: pontuação, concordância verbal, regência verbal e funções do QUE. Também cabe relembrar que a semântica e substituição de conjunções foi bastante cobrado nos últimos certames. Seguramente, também haverá questões de reescritura. Recomendação: comece pela análise gramatical; depois, faça a análise acerca do sentido original do texto. Também recomendo que você, primeiramente, leia as questões e, em seguida, vá ao texto! Já considero certa a sua aprovação! Um grande abraço!

Administração de Recursos Materiais (ARM) – Bruno Eduardo

Dica 2 – Olá, pessoal! Vamos a algumas dicas valiosas em ARM. Lembram-se dos atributos de classificação de materiais? Abrangência, flexibilidade e praticidade. Não se esqueça das etapas de classificação do material: catalogação, simplificação, especificação, normalização, padronização e codificação. E os tipos de inventários? Anual, inicial, transferência, extinção/transformação e eventual. Vale lembrar que, para se desfazer do material, podemos ceder ou alienar, e a alienação pode ser por venda, permuta ou doação. Os materiais considerados antieconômicos ou irrecuperáveis deverão ser alienados. No caso da depreciação, não se esqueça do valor total, valor depreciável pelo tempo de vida útil e valor residual.

Direito Administrativo – Gustavo Scatolino

scatolinoDica 3 – As Agências Reguladoras são consideradas Autarquias em regime especial; Entre as entidades da Administração Direta e Indireta, não há relação de hierarquia, apenas de vinculação; as entidades da Administração Indireta estão sujeitas ao controle finalístico ou de tutela administrativa, também chamado de Supervisão Ministerial (não há controle hierárquico).

 

Atualidades – Israel Batista

Dica 4 – Legalização das Drogas: Tema de grande interesse à sociedade brasileira e relevante no contexto da Anvisa, já que, no ano passado, o órgão autorizou a prescrição e a manipulação de medicamentos à base da planta Cannabis sp, com o uso das substâncias canabidiol e THC, que têm utilidade médica para tratar diversas doenças, especialmente as neurológicas. O STF pode votar até no final do ano a legalização das drogas. Já há três votos a favor, desde setembro de 2015, mas o processo foi interrompido no voto de Teori Zavascki, que quer retomar a discussão ainda neste ano.  Um argumento a favor é que a atual lei sobre as drogas, sancionada por Luiz Inácio Lula da Silva em 2006, supostamente descriminalizou o uso, mas não delimitou quantidades para diferenciar usuários de traficantes, fazendo aumentar consideravelmente o número pessoas presas como traficantes nas cadeias brasileiras.

5. Direito Constitucional – Wellington Antunes

A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar (PAD) não ofende a Constituição. Nesse sentido, diz-se que o advogado no PAD é facultativo.

 

 

6. Redação Discursiva – Professora Vânia Araújo

1ª) Não ponha título. Comece a escrever na 1ª linha.

2ª) Se errar a grafia de uma palavra, passe apenas um traço – na palavra toda – e escreva a forma correta na frente.

3ª) Dê ao texto um tratamento bastante objetivo: vá direto ao assunto e não se perca em constatações óbvias ou excesso de detalhes nos exemplos fornecidos.

4ª) Quando o comando solicitar a abordagem de tópicos, seja bastante objetivo(a):

  • Abra um parágrafo para cada tópico a ser desenvolvido/esclarecido, sendo que na introdução do primeiro aspecto, você deve apresentar – de modo sucinto – o assunto que será explanado no texto.
  • Não deixe de esclarecer nenhum dos tópicos. Mesmo que tenha pouco domínio do assunto, você deve escrever um pouco sobre ele para não ser apenado. Lembre-se de que a profundidade dada aos outros tópicos compensa a superficialidade na abordagem do outro.
  • Não há necessidade de abrir parágrafo para a conclusão. Feche o texto depois do esclarecimento do último tópico proposto.

7. Raciocínio Lógico – Josimar Padilha

Nas provas realizadas pela banca Cespe, é importante observar que as questões que envolvem probabilidade, em sua grande maioria, vêm acompanhadas com teoria de conjuntos, ou seja, se há elementos comuns a mais de um conjunto, é importante construir diagramas. Na parte de estruturas lógicas, proposições formadas pelo operador condicional, são recorrentes suas negações, isto é, “Se A, então B” tem como negação “A e não B”, bem como suas equivalências, “Se A, então B” é equivalente a “Se não B, então não A” e “não A ou B”. Em princípios de contagem, na formação de agrupamentos, se a ordem dos elementos altera a natureza (senhas, matrículas, filas, classificação etc), temos arranjos e permutações. Porém, se a ordem dos elementos não altera a natureza (equipes, grupos, comissões etc), teremos combinações.

8. Ética no Serviço Público – Kátia Lima 

katiaÉtica e moral são conceitos diferentes. Ética é reflexiva, moral é normativa e envolve a definição de regras. Não esqueça que moral é temporal e muda a partir das reflexões éticas. Boa sorte!

 

 

9. Lei n. 6.437/1977 – Prof.ª Fernanda Barboza (Lei de Infrações à Legislação Sanitária)

Não confundir interdição do produto com a intervenção no estabelecimento. A intervenção é decretada em virtude das graves falhas encontradas no estabelecimento que preste serviço essencial. Nesse caso a vigilância sanitária decreta a intervenção, afasta os gestores atuais e nomeia uma pessoa com poder de gestão para organizar o estabelecimento.

 

 

10. Arquivologia – Profª. Daliane Silvério

De acordo com a Resolução n. 40 do CONARQ, a eliminação de documentos depende do cumprimento dos seguintes requisitos:

  1. a) Os órgãos e entidades só poderão eliminar documentos caso possuam Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos;
  2. b) O registro dos documentos a serem eliminados deverá ser efetuado por meio da elaboração de Listagem de Eliminação de Documentos que, após a aprovação pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) e pelas autoridades dos órgãos e entidades a quem compete aprovar, deverá ser submetida à instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência, para autorizaçãoda eliminação;
  3. c) Após obter a autorização, os órgãos e entidades, para proceder à eliminação, deverão elaborar e publicar o Edital de Ciência de Eliminação de Documentos em periódico oficial; 
  4. d) Após efetivar a eliminação, os órgãos e entidades deverão elaborar o Termo de Eliminação de Documentos.

Atenção às recomendações

O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o início dessas, munido de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição e do documento de identidade original.

Será eliminado do concurso o candidato que, durante a realização das provas, for surpreendido portando: a) aparelhos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, iPod®, gravadores, pendrive, mp3 player ou similar, qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens, bipe, notebook, palmtop, Walkman®, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc.;

O Cebraspe recomenda que, no dia de realização das provas, o candidato não leve nenhum dos objetos citados acima.

Detalhes:

  • Concurso: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Concurso Anvisa 2016)
  • Banca organizadora: Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)
  • Cargos: Técnico Administrativo
  • Escolaridade: nível médio
  • Número de vagas: 78
  • Remuneração: R$ 7.680,06
  • Inscrições: de 9 setembro a 29 de setembro de 2016
  • Valor da taxa de inscrição: R$ 70,00
  • Data da prova: 4 de dezembro de 2016

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 26 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

assinatura-ilimitada-

garantia-de-satisfacao-30

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:

CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)
Avatar
Anna Rodrigues
Equipe Gran Cursos Online
1 comentário

1 Comentário

  1. Avatar

    Silvana DAMASCENO Cavalcante

    03/12/2016 21:18em21:18

    A aula presencial foi ótima. Adorei as dicas. Obrigada Equipe Gran! A Professora Viviane me surpreendeu!!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo