Concurso Bacen: Senado aprova autonomia do Banco Central!

Concurso Bacen: Autonomia aprovada por 56 votos a 12 e segue para análise da Câmara dos Deputados!

Avatar


04 de novembro2 min. de leitura

Excelente notícia para o mundo dos concursos! O Projeto de Lei 19/2019, de autoria do senador Plínio Valério (PSDB-AM), que visa a autonomia técnica, operacional, administrativa e financeira do Banco Central, foi aprovado em votação no Senado Federal (concurso Bacen). O texto foi aprovado por 56 votos a 12 e segue para a Câmara dos Deputados para análise.

A independência do órgão favorece a abertura de novos concursos públicos, visto que o Bacen terá liberdade para definir sua atuação e mobilizar as verbas para cobrir as despesas. A autonomia será garantida por meio da criação de mandatos fixos para Presidente e diretores. Esses mandatos podem ter duração de quatro anos, admitindo-se uma recondução. Deste modo, o Presidente da República nomearia Presidente e diretores do Banco Central para os dois últimos anos de seu mandato e para dois anos do mandato do Presidente subsequente.

O líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes, afirma que na Câmara também há maioria para aprovar o projeto. Além disso, o ministro Paulo Guedes é um dos defensores da ideia, pois segundo ele “Precisamos de um BC autônomo, que não está a serviço de interesses de reeleição, como já ocorreu no passado”.

O Banco Central divulgou em seu portal de transparência um déficit de 2.888 servidores e mesmo com número tão grande o Ministério da Economia não liberou a abertura de novo concurso público. Uma vez que o órgão possua autonomia, não dependerá do aval do governo para publicar editais e preencher o déficit de servidores.

O último concurso Bacen ocorreu em 2013 e ofertou 230 vagas, com remuneração de mais de R$ 21 mil. Para saber mais sobre, confira a matéria completa aqui.

Resumo do concurso BACEN

Concurso Banco Central do Brasil (concurso Bacen)
Banca organizadora a definir
Cargos Técnico; Analista; Procurador
Escolaridade Níveis médio e superior
Carreiras Administrativa e Jurídica
Lotação Nacional
Número de vagas 260 vagas
Remuneração até R$ 21.472
Situação Solicitado!
Link do edital Clique AQUI para fazer o download do edital

 

Curso Gratuito Imparável 2020

Você é imparável? Tem um sonho grande em mente que te motiva a seguir em frente em busca de uma vida melhor, mesmo com as dificuldades que aparecem no caminho (falta de tempo, desafios de conciliar a rotina, insegurança)? Se sim, então este curso é para você!

Organizamos de forma objetiva e prática em um só material algumas das principais disciplinas e conteúdos cobrados em concursos públicos para intensificar as suas chances de aprovação, tudo preparado por nossa equipe de colaboradores e professores especialistas no assunto. E o melhor: todo o conteúdo é totalmente gratuito! Mesmo se você ainda não começou a estudar, não deixe essa oportunidade passar. Nunca é tarde! Garanta a sua oportunidade no Curso Gratuito Imparável 2020! Clique AQUI para se inscrever gratuitamente!

Avatar


04 de novembro2 min. de leitura