Concurso Bacen: Senado deve votar PL de autonomia na terça (3)!

O PL que visa autonomia do Banco Central do Brasil (concurso BACEN) pode ser votado na próxima terça (3). Veja!

Avatar


01 de março1 min. de leitura

Na próxima terça-feira, 3 de março, o Senado deve votar o projeto de autonomia do Banco Central do Brasil (concurso Bacen), a informação é da Agência Senado. O PLP 19/2019 foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos – CAE no dia 18 de fevereiro.

O PLP 19/2019 trata da autonomia da política monetária e dispõe sobre a nomeação e demissão do Presidente e diretores do Banco Central do Brasil. Para o autor do projeto, o senador Plínio Valério, a autonomia prevê uma segurança no mandato “O presidente vai continuar nomeando, mas se quiser exonerar por justa causa, terá que convencer o Senado,” ressaltou em entrevista à Rádio Senado.

Sobre o mandato do presidente do Banco, o PLP 19/2019 prevê que o Presidente da República, no segundo semestre do seu segundo ano de mandato, indique os nomes para Presidente e Diretores do BACEN que terão mandato de quatro anos. Os indicados ainda terão que ter a aprovação do Senado Federal.

É válido reforçar que existem dois projetos, o mencionado anteriormente e o PLP 11/2019 que é de autoria do executivo e está tramitando na Câmara dos Deputados. A Agência Senado produziu um infográfico para detalhar ambos projetos, confira:

Concurso BACEN: infográfico Agência Senado

Concurso BACEN: infográfico Agência Senado

Ainda de acordo com a Agência Senado, desde 1991 o tema é discutido e o texto da PLP 19/2019 foi o que  obteve avanço sendo o primeiro a conseguir chegar ao Plenário.

A equipe de comunicação do Gran Cursos Online está acompanhando todas as etapas dos projetos que visam a autonomia do BACEN. Em caso de novas movimentações,  atualizaremos nossos conteúdos.

Clique AQUI para saber mais informações do concurso Bacen

Resumo do concurso BACEN

Concurso Banco Central do Brasil (Concurso Bacen)
Banca organizadora a definir
Cargos Técnico; Analista; Procurador
Escolaridade Níveis médio e superior
Carreiras carreira ou carreiras deste concurso
Lotação Nacional
Número de vagas 260 vagas
Remuneração até R$ 21.472
Situação Solicitado!
Link do edital Clique AQUI para fazer o download do edital
Avatar


01 de março1 min. de leitura