Concurso BNDES: banca em DEFINIÇÃO! Confira

Concurso BNDES: novo edital deve ofertar 96 vagas e vai promover a diversidade e inclusão dentro do banco. Saiba mais!

Avatar


18 de março10 min. de leitura

Um novo concurso BNDES vem aí! A assessoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social informou ao Gran que o banco está analisando propostas de instituições. Provavelmente, a banca deve ser definida em breve. Além disso, o próximo edital deve ser publicado ainda este ano, com oferta de 96 vagas de preenchimento imediato e formação de cadastro de reserva.

Atualmente, o BNDES está trabalhando na definição dos cargos, da distribuição das vagas e as condições de ingresso do edital, como, por exemplo, plano de cargos e salários, perfil de candidato e conteúdo das provas.

O edital será focado na promoção da diversidade e inclusão, reservando 30% das vagas para candidatos negros e 10% para pessoas com deficiência. O presidente do BNDES, Aloizio, enfatizou o objetivo é aumentar para 20% a presença de pessoas negras no quadro de funcionários da instituição. Ao todo, serão ofertadas 94 vagas.

O último certame para o BNDES aconteceu em 2012, sendo organizado pela Fundação Cesgranrio. Atualmente, não há concurso vigente, então o Banco já pode realizar um novo certame.

Confira ao longo desta matéria mais informações sobre o último concurso BNDES. Navegue utilizando o índice abaixo:

Concurso BNDES: situação atual

Concurso BNDES: remuneração e benefícios

De acordo com o Plano Estratégico de Cargos e Salários do BNDES, o salário base do empregado, referente ao mês de setembro de 2022, são os seguintes:

Segmento de nível médio

CargosNívelSALÁRIO – BASE SET/22 (R$)
Técnico de Suporte Administrativo14.794,50
25.082,12
35.387,10
45.710,33
56.052,94
66.416,15
76.801,07
87.209,17
97.641,71
108.023,77
118.424,94
128.846,15
139.288,50
149.752,93
1510.240,59
1610.752,63
1711.290,24
1811.854,74
1912.447,50
2013.069,85
2113.723,34
2214.373,36

Segmento de nível superior

CargosNívelSalário – Base SET/19 (R$)
Profissional Básico115.048,69
215.951,64
316.908,65
417.923,20
518.998,59
620.138,54
721.246,13
822.414,68
923.647,47
1024.948,10
1126.195,52
1227.374,30
1328.469,29
1429.608,03
1530.644,34
1631.716,89
1732.826,98
1833.975,89
1935.043,22

Além disso, os empregados do BNDES recebem:

  • Gratificação de natal;
  • Gratificação de função ou comissão de função;
  • Diárias;
  • Ajuda de Custo;
  • Auxílio-Transporte;
  • Adicional noturno;
  • Hora-extra;
  • Adicional de férias;
  • Vale-refeição;
  • Vale-transporte;
  • Salário-educação – concedido aos empregados com filhos que tenham, no mínimo, 6 anos de idade em 1º de janeiro do ano letivo, que sejam alunos da 1ª a 8º série do ensino fundamental.
  • Auxílio-creche;
  • Adiantamento de férias.

Concurso BNDES: cargos e vagas

Reserva de vagas

Ainda não foram divulgados os cargos que serão contemplados e quantas vagas serão ofertadas. Contudo, a expectativa é que o edital irá trazer duas inovações:

  • Reserva de 30% das vagas para candidatos negros
  • Reserva de 10% para pessoas com deficiência.

Os percentuais acima são superiores aos exigidos em lei.

Cargos

Os cargos do BNDES estão organizados em dois segmentos, sendo eles:

Segmento de nível médio: abarca atividades que requerem o desenvolvimento ou a aplicação de conhecimentos tecnológicos ou metodológicos e de natureza administrativa que exigem formação de nível médio.

O segmento compreende duas categorias profissionais: a de serviços administrativos e de funções de confiança comissionadas:

  • Técnico de Suporte Administrativo;
  • Secretário;
  • Caixa;
  • Analista de Cadastro;
  • Encarregado de Serviço;

Segmento de nível universitário: envolve atividades referentes à execução de trabalhos diversos que envolvem o desenvolvimento e aplicação de técnicas e métodos próprios, requerendo graduação.

Neste segmento também há duas categorias profissionais: técnica e funções de confiança gratificadas.

Profissional Básico

  • Administração;
  • Análise de Sistemas – Desenvolvimento;
  • Análise de Sistemas – Suporte;
  • Arquitetura;
  • Arquivologia;
  • Biblioteconomia;
  • Ciências Contábeis;
  • Comunicação Social;
  • Direito;
  • Economia;
  • Engenharia;
  • Geologia; e
  • Psicologia.

Segundo informações do BNDES, o quantitativo de empregados do Banco é regulamentado pela Portaria SEST/ME nº 13, de 07 de junho de 2019, com um quantitativo máximo autorizado de 2.657 vagas. Atualmente, há 2.506  cargos preenchidos.

Concurso BNDES: carreira

Os empregados do BNDES são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

O progresso funcional dos cargos do BNDES será assegurado mediante evolução salarial e acesso, conforme os princípios fixados na Norma de Evolução Salarial e Acesso.

Requisitos

Técnico de Suporte Administrativo: curso de Ensino Médio Completo

Secretário:  curso de Ensino Médio Completo e estar investido no cargo de Técnico Administrativo.

Caixa: curso de Ensino Médio Completo; estar investido no cargo de Técnico Administrativo; possuir experiência de 1 ano de efetivo exercício no BNDES, na BNDESPAR e/ou FINAME.

Analista de Cadastro: curso de Ensino Médio Completo; estar investido no cargo de Técnico Administrativo; possuir experiência de 1 ano de efetivo exercício no BNDES, na BNDESPAR e/ou FINAME.

 Encarregado de Serviço: curso de Ensino Médio Completo; estar investido no cargo de Técnico Administrativo, respeitadas as atribuições de cada cargo em relação às atividades específicas da função; possuir experiência de 1 ano de efetivo exercício no BNDES, na BNDESPAR e/ou FINAME.

Administração: curso superior completo

Análise de Sistemas – Desenvolvimento: curso superior completo

Análise de Sistemas – Suporte: curso superior completo

Arquitetura: curso superior completo

Arquivologia: curso superior completo

Biblioteconomia: curso superior completo

Ciências Contábeis: curso superior completo

Comunicação Social: curso superior completo

Direito: curso superior completo

Economia: curso superior completo

Engenharia: curso superior completo

Geologia: curso superior completo

Psicologia: curso superior completo

Atribuições

Técnico de Suporte Administrativo

Dar suporte ao técnico de nível universitário no desenvolvimento de suas atividades; Apoiar a elaboração de documentos, planilhas e apresentações sobre os assuntos afetos à sua unidade de lotação; Secretariar reuniões; Operar e manter atualizados banco de dados e Sistemas de Informações, com eventual emissão de relatórios; Realizar buscas no acervo da biblioteca, providenciando, quando solicitado, empréstimos de livros, publicações e documentos; Realizar levantamento cadastral; Pesquisar dados e informações em diferentes fontes; Operacionalizar as atividades administrativas de treinamento e das instalações do BNDES destinadas à realização de treinamentos e outros eventos;

Secretário

Assistir às diversas Unidades do BNDES, os Conselhos de Administração e Fiscal, Junta de Administração e Assessores do Presidente de acordo com o nível de subordinação, executando atividades de recepção, atendimento telefônico, distribuição de correspondências, controle da agenda, emissão de passagens, hospedagem, diárias, etc., orientando na entrega e retirada de documentos.

 Caixa

Executar o controle e conferência de documentos e cheques, registrando as movimentações de entrada e saída de numerários, elaborando fechamento do caixa, solicitando emissão de cheques, conferência de assinaturas e endossos; preparar relatórios de cheques e DOCs a serem encaminhados para compensação. Providenciar abertura de novas contas, conferindo os dados informados e disponibilizando talões e cheques.

Analista de Cadastro

Efetuar a abertura de ficha cadastral de novos clientes, atualizando dados, resguardando a confiabilidade das informações apuradas, realizando levantamentos junto à instituições financeiras, cartórios e outras fontes, visando verificar a real posição para a concessão do crédito, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Sistema BNDES.

Encarregado de Serviço

Controlar e executar serviços de apoio administrativo ou operacional, efetuando a distribuição das tarefas e verificando a eficácia dos trabalhos; colaborar com a chefia imediata na identificação de prioridades e na implantação de procedimentos, visando à racionalização dos serviços que lhe estão afetos.

Profissional Básico

Administração

Elaborar previsão orçamentária e acompanhar sua execução; Elaborar relatório analítico do orçamento de desembolsos do BNDES; Participar da discussão sobre desenvolvimento e revisão de linhas e programas de financiamento; Efetuar análise de classificação de risco de empresas e/ou grupos econômicos, bem como dos agentes financeiros do BNDES, com vistas ao dimensionamento de limites de crédito para essas instituições; Divulgar as Políticas Operacionais do BNDES de forma a fomentar a solicitação de financiamentos para novos projetos; Prestar informações e orientações sobre as linhas de financiamento do BNDES; Orientar os postulantes de apoio financeiro na elaboração dos projetos e dos documentos requeridos, em conformidade com os procedimentos e as normas internas; Elaborar estudos setoriais;

Análise de Sistemas – Desenvolvimento

Especificar e estabelecer padrões, processos, normas e procedimentos relativos ao desenvolvimento e manutenção de soluções informatizadas; Levantar necessidades relativas aos processos de negócios do BNDES, da BNDESPAR e da FINAME, bem como especificar requisitos necessários à elaboração das soluções informatizadas; Realizar atividades técnicas necessárias à elaboração de especificações técnicas visando à contratação e aquisição de soluções informatizadas, bem como à contratação de empresas especializadas para a realização de projetos ou serviços específicos;  Diagnosticar problemas observados nas soluções informatizadas, avaliando e propondo as medidas necessárias para sua correção; Participar da definição e acompanhar a aplicação de controles de segurança da informação relacionados à utilização de soluções informatizadas adquiridas ou desenvolvidas;

Análise de Sistemas – Suporte

Especificar e estabelecer padrões, processos, normas e procedimentos relativos à infraestrutura e segurança do ambiente de tecnologia da informação e de telecomunicações do BNDES, da BNDESPAR e da FINAME; Realizar atividades técnicas necessárias à elaboração de especificações técnicas visando à contratação e aquisição de soluções de tecnologia da informação e de telecomunicações, bem como à contratação de empresas especializadas para a realização de projetos ou serviços específicos; Pesquisar e propor a utilização de novas tecnologias de informação e de telecomunicações para atender necessidades específicas de serviço; Analisar viabilidade técnica da implantação de soluções de tecnologia da informação e de telecomunicações.

Arquitetura

Fomentar e analisar pedidos de financiamento a projetos integrados urbanos, de transporte coletivo urbano e de saneamento ambiental, proteção e recuperação de recursos hídricos; Elaborar relatórios sobre os projetos a serem submetidos à deliberação da Diretoria do BNDES; Elaborar especificações técnicas para contratação de obras e serviços de arquitetura (incluindo lay-out, comunicação visual e mobiliário) e de instalações prediais (elétrica, hidráulica, luminotécnica, ar-condicionado, telecomunicações), visando o atendimento de necessidades nas instalações físicas do BNDES no Rio de Janeiro e nas Representações;Realizar vistoria técnica nas áreas de intervenção; Realizar visitas de análise e de acompanhamento de projetos, elaborando relatórios para subsidiar a tomada de decisão sobre a colaboração financeira do BNDES;

Arquivologia

Organizar os arquivos intermediários, permanentes e correntes do BNDES, da BNDESPAR e da FINAME; Elaborar tabelas de temporalidade de documentos e de classificação por assunto; Analisar, classificar, selecionar e conservar os documentos; Prestar assistência técnica aos arquivos correntes quanto à organização da documentação, normas de recolhimento e empréstimo e fluxo documental; Realizar treinamento para os empregados responsáveis pela execução de tarefas ligadas à organização e tratamento dos arquivos do BNDES, da BNDESPAR e da FINAME; Elaborar e registrar as normas e procedimentos relativos aos documentos do BNDES, da BNDESPAR e da FINAME; Atender às solicitações de empréstimos de documentos e pesquisas; Ministrar treinamento interno; Executar outras atividades correlatas.

Biblioteconomia

Tratar tecnicamente os documentos comprados ou doados ao BNDES através do conhecimento de ferramentas específicas; Realizar empréstimos a outras bibliotecas conveniadas ao BNDES; Atender às solicitações de pesquisas pontuais dos técnicos do banco utilizando o arquivo do BNDES, a internet e os acervos das demais instituições; Monitorar, através de mailing list e cadastros, livrarias, editoras e instituições diversas, para acompanhar e adquirir novos lançamentos de obras de interesse do BNDES, visando a atualização do acervo; Elaborar e divulgar o material bibliográfico existente no BNDES; Elaborar fichas catalográficas e referências bibliográficas para as publicações do BNDES, da BNDESPAR e da FINAME; Implantar documentos em softwares recomendados. 

Ciências Contábeis

Elaborar previsão orçamentária e acompanhar sua execução; Efetuar análise de classificação de risco de empresas e/ou grupos econômicos, bem como dos agentes financeiros do BNDES, com vistas ao dimensionamento de limites de crédito para essas instituições; Divulgar as Políticas Operacionais do BNDES de forma a fomentar a solicitação de financiamentos para novos projetos; Prestar informações e orientações sobre as linhas de financiamento do BNDES; Orientar os postulantes de apoio financeiro na elaboração dos projetos e dos documentos requeridos, em conformidade com os procedimentos e as normas internas; Analisar a viabilidade financeira dos projetos, bem como seus impactos sociais e ambientais, em sintonia com as Políticas Operacionais do BNDES; Implementar e acompanhar a execução dos projetos bem como o cumprimento das condições pactuadas; Analisar e acompanhar operações de apoio financeiro indireto automático junto aos Agentes Financeiros e beneficiários finais, para verificar a correta aplicação dos recursos do BNDES. 

Comunicação Social

Atender às demandas por informações e esclarecimentos por parte da imprensa; Produzir e acompanhar entrevistas exclusivas e coletivas; Produzir matérias jornalísticas (entrevistas e reportagens) para divulgação interna em meios impresso e eletrônico; Produzir press releases para divulgação na imprensa; Editar o jornal interno; Produzir material fotojornalístico; Atuar no planejamento de campanhas publicitárias; Orientar as agências de publicidade para a criação de peças e campanhas de divulgação do BNDES, da BNDESPAR e da FINAME; Avaliar a adequação de anúncios e campanhas desenvolvidos pelas agências de publicidade; Redigir textos para divulgação no portal do BNDES, na internet; Elaborar e editar respostas de consultas encaminhadas através de cartas, fax e meios eletrônicos.

Direito

Acompanhar a legislação brasileira e a jurisprudência dos tribunais superiores para subsidiar a elaboração de pareceres; Zelar pela uniformização dos procedimentos de natureza jurídica, observando, inclusive, as normas aprovadas pela diretoria; Orientar os postulantes de apoio financeiro na elaboração dos projetos e dos documentos requeridos, em conformidade com os procedimentos e as normas internas; Analisar a viabilidade jurídica dos projetos, objetivando a identificação dos aspectos pertinentes à administração, controle e alçadas decisórias dos postulantes de colaboração financeira e às suas respectivas garantias; Elaborar contratos e aditivos contratuais; Controlar a validade e autenticidade dos documentos fornecidos; Implementar e acompanhar a execução dos projetos bem como o cumprimento das condições pactuadas em quaisquer contratos; Prestar informações ao cliente relativas ao trâmite das suas operações e ao seu contrato firmado com o BNDES, com a BNDESPAR e com a FINAME; Orientar e participar de todas as fases dos processos licitatórios de iniciativa do BNDES, da BNDESPAR e da FINAME, e ainda em hipóteses de contratações diretas, legalmente previstas.

Economia

Acompanhar o desempenho da economia brasileira e internacional, bem como as questões relativas a organismos internacionais, que inclui a análise de propostas de políticas para o BNDES;- Formular e  acompanhar o Processo Permanente de Planejamento e as Políticas Operacionais do  BNDES; Desenvolver e acompanhar metodologias visando ao aprimoramento das atividades, estudos e trabalhos setoriais desenvolvidos nas áreas operacionais; Analisar estatísticas operacionais e elaborar e acompanhar a execução do Plano de Ação do BNDES; Elaborar previsão orçamentária e acompanhar sua execução; Elaborar relatório analítico do orçamento de desembolsos do BNDES; Efetuar análise de classificação de risco de empresas e/ou grupos econômicos, bem como dos agentes financeiros do BNDES, com vistas ao dimensionamento de limites de crédito para essas instituições; Divulgar as Políticas Operacionais do BNDES de forma a fomentar a solicitação de financiamentos para novos projetos; Prestar informações e orientações sobre as linhas de financiamento do BNDES; Orientar os postulantes de apoio financeiro na elaboração dos projetos e dos documentos requeridos, em conformidade com os procedimentos e as normas internas.

Engenharia

Participar da discussão sobre desenvolvimento e revisão de linhas e programas de  financiamento; Efetuar análise de classificação de risco de empresas e/ou grupos econômicos, bem como dos agentes financeiros do BNDES, com vistas ao dimensionamento de limites de crédito para essas instituições; Divulgar as Políticas Operacionais do BNDES de forma a fomentar a solicitação de financiamentos para novos projetos; Prestar informações e orientações sobre as linhas de financiamento do BNDES; Orientar os postulantes de apoio financeiro na elaboração dos projetos e dos documentos requeridos, em conformidade com os procedimentos e as normas internas; Elaborar estudos setoriais; Analisar o pedido de financiamento, especialmente sobre a ótica técnica, bem como os impactos sociais e ambientais de sua realização.

Geologia

Participar da discussão sobre o desenvolvimento e revisão de linhas e programas de financiamento; Divulgar as Políticas Operacionais do BNDES de forma a fomentar a solicitação de novos projetos; Prestar informações e orientações sobre as linhas de financiamento do  BNDES; Elaborar relatórios sobre os projetos a serem submetidos à deliberação da Diretoria do BNDES; Realizar visitas de análise e de acompanhamento de projetos, elaborando relatórios para subsidiar a tomada de decisão sobre a colaboração financeira do BNDES; Orientar os postulantes de apoio financeiro na elaboração de projetos e dos documentos requeridos, em conformidades com os procedimentos e as normas internas; Elaborar estudos setoriais; Realizar levantamento geológico e geofísico.

Psicologia

Participar dos processos de desenvolvimento organizacional, oferecendo subsídios quanto aos aspectos psicossociais; Planejar e desenvolver ações destinadas a equacionar as relações de trabalho, no sentido de obter maior produtividade e realização pessoal dos indivíduos e grupos inseridos nas organizações; Participar da elaboração, implementação e acompanhamento das políticas de recursos humanos; Participar do planejamento, organização e execução de atividades vinculadas aos subsistemas de recursos humanos: atração, seleção, alocação, desenvolvimento, movimentação, avaliação de desempenho e desligamento, entre outros; Atuar no planejamento, desenvolvimento e execução de programas e/ou atividades na área da saúde, segurança do trabalho e qualidade de vida; Analisar, diagnosticar e orientar casos na área da saúde do trabalhador, com  foco na prevenção, reabilitação e promoção da saúde; Atuar em projetos de construção e adaptação do ambiente de trabalho, bem como de outras iniciativas relacionadas à ergonomia, oferecendo subsídios quanto aos aspectos psicossociais. 

Último concurso BNDES

Anteriormente, ao concurso BNDES 2012, em 2011, o BNDES promoveu uma seleção pública para a formação de cadastro de reserva para os cargo de nível superior – Profissional básico e para o cargo de nível médio – Técnico de Arquivo.

A remuneração ofertada variou de R$ 2.686,83 a R$ 8.423,86.

Os candidatos também foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, organizadas pela Fundação CESGRANRIO.

As provas foram aplicadas no Belém-PA, Brasília-DF, Porto Alegre-RS, Recife-PE, Rio de Janeiro-RJ e São Paulo-SP.

Concurso BNDES: etapas

O último concurso 2012 foi composto de:

  • Provas objetivas – de caráter eliminatório e classificatório
  • Provas discursivas – de caráter eliminatório e classificatório

Prova objetiva do concurso BNDES

A prova objetiva para os cargos de foi constituída de 70 questões de múltipla escolha com 5 alternativas de resposta (A, B, C, D E) e uma única resposta correta.

Disciplinas

Os candidatos foram avaliados por meio das disciplinas de:

  • Profissional Básico
    Língua portuguesa – 20 questões;
    Língua estrangeira – 10 questões; e
    Conhecimentos específicos – 40 questões.
  • Técnico Administrativo
    Língua portuguesa – 25 questões;
    Matemática – 25 questões;
    Língua estrangeira – 8 questões;
    Conhecimentos específicos sobre o BNDES – 6 questões; e
    Conhecimentos gerais – 6 questões.

Prova discursiva

A prova discursiva para os cargos de Profissional Básico foi composta de 5 questões de conhecimentos específicos valendo, cada uma, 10 pontos.

Já para os cargos de Técnico Administrativo consistiu na elaboração de uma redação valendo 40,0 pontos.

Motivos para fazer o concurso BNDES

  • Os salários ofertados são atrativos.
  • Progressão na carreira.

Concurso BNDES: depoimentos de aprovados

Conheça a história do Juliano Alves, aprovado no concurso do Banco do Brasil

Conheça a história da Ariane Silverio, aprovada no concurso do Banco do Brasil

Concurso BNDES: cursos gratuitos

Você é imparável? Tem um sonho grande em mente que te motiva a seguir em frente em busca de uma vida melhor, mesmo com as dificuldades que aparecem no caminho (falta de tempo, desafios de conciliar a rotina, insegurança)? Se sim, então estes cursos são para você!

Clique AQUI para se inscrever gratuitamente!

Resumo do concurso BNDES

Concurso BNDESBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES
Situação atualbanca em definição
Banca organizadoraa definir
Cargosa definir
Escolaridadea definir
CarreirasBancárias
LotaçãoNacional
Número de vagas96 vagas (confirmadas)
Remuneraçãoa definir
Clique aqui para fazer o download do último edital do concurso BNDES 2012

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


18 de março10 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

banca em definição